As cinco peças-chave de cada estilo

Por Tay Fernandes

As cinco peças-chave de cada estilo

Na nossa série semanal de estilos já vimos diversos temas, indo desde roupas até músicas.


Hoje, pensando em como você pode começar a construção do seu armário se baseando nos seus estilos, trouxe uma seleção com as cinco peças-chave de cada um dos estilos universais.


Vamos lá?


As 5 peças-chave do Estilo Clássico


Quando se trata do estilo clássico, estamos falando sobre discrição, atemporalidade e peças que te ajudem a comunicar uma imagem firme.


Pensando nisso, as peças-chave que te ajudarão atingir esse objetivo são a calça de alfaiataria, a camisa branca, o blazer escuro ou com a estampa xadrez, o salto bloco e acessórios minimalistas.

mulher com calça de alfaiataria  peça essencial no guarda roupa

A alfaiataria é um termo que sempre esteve associado ao universo masculino e à confecção de roupas feitas manualmente, de cunho exclusivo.


Conseguimos identificar suas peças quando contém aspectos como: tecidos estruturados, cortes retos, acabamento impecável e caimento perfeito.

acessório minimalista peça essencial no guarda roupa

Falando sobre acessórios, aqui temos peças discretas, minimalistas e em metais.


mulher com camisa branca peça essencial no guarda roupa

Aqui a camisa branca tem o corte clássico, podendo variar em tecido, mas sempre preservando uma modelagem comedida, assim como a calça de alfaiataria, que possui corte reto e com poucos detalhes.


mulher com blazer peça essencial no guarda roupa

O blazer desse estilo pode vir em duas versões: em cores escuras como o azul marinho e o preto ou em estampas xadrez.

mulher com salto bloco peça essencial no guarda roupa

O salto bloco aparece aqui fazendo alusão às linhas retas que compõem o estilo clássico, trazendo um ar mais masculino e de liderança.



As 5 peças-chave do Estilo Contemporâneo

mulher com peca assimétrica essencial no guarda roupa

Como já vimos em nossa série de estilo, o estilo contemporâneo se trata de luxo com impacto, sempre ditando o que é moda e trabalhando cada vez mais esse lado fashionista.


As peças-chave do estilo contemporâneo variam conforme o que está na moda, uma vez que as pessoas desse estilo tendem a ser vanguardistas.


mulher com calça texturizada peça essencial no guarda roupa

Mas, o que se mantém vivo por aqui são as assimetrias, calças texturizadas, peças volumosas, os sapatos da estação e acessórios exclusivos.


A assimetria é bastante presente e aparece frequentemente nos looks contemporâneos, se utilizando das linhas diagonais para criar movimento.


As calças texturizadas, sejam em couro, seda ou com recortes ajudam a compor esse guarda-roupa único e cheio de personalidade.

mulher com volume peça essencial no guarda roupa

Peças volumosas são recorrentes, uma vez que a ideia é impactar quem vê o look.


Sejam nas mangas de vestidos ou blusas, ou em saias e até mesmo sapatos, essa adição de volume ajuda a chamar atenção e a transmitir essa sensação de uma moda de vanguarda.


peças essenciais de cada estilo

Os sapatos da estação são os sapatos que estão em alta naquele momento.


Há alguns anos vimos a ascensão dos daddy sneakers e, atualmente, acompanhamos as botas de cano longo e abaixo do joelho ganhando cada vez mais espaço.


mulher com acessório grande peça essencial no guarda roupa

Acessórios de design, que muitas vezes se confundem com peças de arte, finalizam os looks contemporâneos com chave de ouro, trazendo um toque de sofisticação com e exclusividade.


As 5 peças-chave do Estilo Criativo

mulher com calça colorida peça essencial no guarda roupa

O guarda-roupas do estilo criativo contará sempre com uma aura colorida, estampada e única.


Assim como o estilo contemporâneo, o estilo criativo foca nesse senso de exclusividade, e, para isso, as peças contidas nesse armário são especiais.


Camisas e camisetas estampadas, calças e bolsas coloridas, brincos diferentões e peças customizadas se fazem presentes aqui.


mulher com camisa estampada peça essencial no guarda roupa

Peças como camisas estampadas funcionam como uma base no estilo criativo.


Daqui pode-se fazer produções com mix de estampas, mix de cores ou simplesmente trazer um ponto focal para o look.


As calças coloridas agem como um ponto neutro no visual, mesmo causando impacto. Aqui o que define o quão intenso ou suave será a imagem final é o material da calça.


mulher com bolsa colorida peça essencial no guarda roupa

As bolsas coloridas podem funcionar tanto como ponto único de cor no look quanto ser usadas como o que falta na hora de brincar com as harmonias cromáticas.

peças essenciais de cada estilo

Brincos e colares diferentes adicionam texturas únicas ao look, dando um toque fashionista à produção.

peças essenciais de cada estilo

E é claro que se tratando da busca pela exclusividade, as peças customizadas não poderiam ficar de fora.


Seja adicionando bordados, pintando detalhes à mão ou simplesmente garimpando algo em um brechó e ajustando a peça ao seu corpo, esse tipo de roupa é essencial para quem planeja construir um guarda-roupas criativo.


As 5 peças-chave do Estilo Elegante


As peças-chave do estilo elegante são a representação visual perfeita do que é sofisticação com um toque de modernidade e impecabilidade.


Aqui as cores claras e tons neutros predominam em blazers off white e de corte perfeito, saias em comprimento mídi, blusas de gola alta, joias em metal e saltos nude.

peças essenciais de cada estilo

A principal diferença entre o blazer do estilo clássico e o blazer do estilo elegante é que aqui o corte fica mais moderno e as cores tendem a ser mais claras e suaves.


mulher com salto nude peça essencial no guarda roupa

Já o salto nude finaliza qualquer visual, sendo uma peça discreta, sofisticada e que dificilmente sairá de moda.

peças essenciais de cada estilo

As saias podem ser em qualquer tecido, desde que o mesmo seja nobre e tenha um bom caimento.


O comprimento mídi é perfeito para a comunicação desse estilo, uma vez que transmite feminilidade sem perder o conforto.

mulher com gola alta peça essencial no guarda roupa

As blusas de gola alta, tendo mangas ou não, criam uma linha discreta e polida, dando um ar mais fino e imponente a quem as usa.

mulher com joias em metal peça essencial no guarda roupa

Os acessórios em metal (sendo joias ou bijuterias) deixam qualquer look mais trabalhado, trazendo um toque de refinamento e modernidade.



As 5 peças-chave do Estilo Natural


O armário do estilo natural/esportivo conta com peças simples, mas que fazem qualquer look funcionar.


Aqui temos a calça e jaqueta jeans, camiseta branca, tênis confortável e bolsas/mochilas funcionais.


O objetivo das pessoas de estilo natural é comunicar praticidade e não há nada mais prático do que as peças-chave desse estilo.

mulher com jens básico peça essencial no guarda roupa

O Jeans é um tecido originalmente do estilo natural que remete à jovialidade, espontaneidade e casualidade.


A calça jeans funciona aqui como uma peça coringa.


Ela se conecta ao universo prático, sendo uma peça de fácil manutenção e que funciona com quase todas as peças listadas neste post.

mulher com camiseta branca peça essencial no guarda roupa

A camiseta branca cumpre a mesma função: é uma peça base que, dependendo de como o styling for feito, pode cumprir diferentes funções.

mulher com jaqueta jeans peça essencial no guarda roupa

A jaqueta jeans é a terceira peça do estilo natural.


Ela funciona como a finalização perfeita em qualquer look, te deixando confortável e estilosa.

peças essenciais de cada estilo

Falando sobre os acessórios, o tênis tem como função confortar os pés das pessoas mais ativas e pode ir desde os modelos mais clássicos e simples até os mais esportivos.

peças essenciais de cada estilo

E, considerando que tudo no guarda-roupa natural/esportivo cumpre uma função, as bolsas/mochilas desse estilo servem para carregar tudo o que você precisa, deixando suas mãos livres para se movimentar.


As 5 peças-chave do Estilo Romântico


O estilo romântico se trata de acessibilidade e feminilidade e, para comunicar essas duas coisas, usamos cores, tecidos e texturas características.


As peças-chave românticas são os vestidos com estampas micro e fluidos, blusas e camisas com detalhes de renda, tricôs em cores clarinhas, saltos Anabela e sapatos de bicos arredondados e acessórios delicados.