BLOG

whats png.png
Buscar
  • Blog da Neuf

Quer ser minimalista na hora de se vestir? A gente explica como

Atualizado: Jul 26

Por Mari Seixlack




Minimalismo é um estilo de vida que se manifesta visualmente e vem ganhando muitos adeptos nos últimos tempos. Ele se define pela consciência de simplificar a vida eliminando os excessos e mantendo foco apenas no que é essencial. O minimalismo pode influenciar em várias áreas da vida, mas, aqui, vamos falar do minimalismo no estilo pessoal.



Muita gente pode confundir o minimalismo com algum dos sete estilos universais - que a gente sempre fala sobre eles aqui no blog -, mas, na verdade, o minimalismos é uma característica que pode ser encontrada em alguns dos sete estilos universais. Os mais abertos para essa tendência são o Natural, o Clássico, o Elegante e também o Contemporâneo cada um com suas características preservadas.



O visual minimalista faz uso de poucos elementos visuais e por consequência não tem misturas de informações: usa-se poucas cores, poucos acessórios, investe-se em muita qualidade. O ponto central do conceito minimalista, que vem antes do look, é o consumo consciente: a idéia é ter menos peças com maior potencial de uso e para isso é imprescindível a extrema qualidade. Um bom minimalista investe seu dinheiro em boas marcas e está sempre elegante.



O minimalismo no estilo pessoal imprime uma marca pessoal muito forte, que comunica exatamente o que importa ao indivíduo: nada além do essencial. 


#ESTILOPESSOAL

Em primeiro lugar para ser minimalista é importante conhecer o seu estilo pessoal. Conhecendo seu estilo pessoal vai ser mais fácil identificar que tipos de modelagens, caimentos e texturas optar para montar looks minimalistas.



#CORESCERTAS

Em segundo lugar é importante conhecer sua cartela de cores, entender quais as características das cores ajudam a harmonizar com os tons da pele, sabendo quais são os tipos de cores que ficam bem, as compras serão eficazes e farão a pessoa se sentir bem, cores erradas desfavorecem aspectos da pele do rosto e pode ser que roupas em cores erradas fiquem encostadas sem uso porque intuitivamente você sente que tem algo errado e não consegue usar.





#ORGANIZAÇÃO

Em terceiro lugar é importante ter um guarda roupas fluido, quer dizer, com espaço, visualmente fácil de assimilar, que não cause confusão. Para isso, se você é um aspirante minimalista, considere se desvincular daqueles 70 ou 80% de roupas que nunca usa. Considere também se desvincular de calçados e acessórios inutilizados. Faça um verdadeiro detox e mantenha apenas peças preferidas que fazem sentido pro seu momento atual de vida. Isso vai trazer fluidez de energia no seu guarda roupas e o processo de escolha de looks será muito mais leve e prazerosa!



Dicas práticas:

Looks minimalistas normalmente não passam de mais de duas cores

Looks minimalistas não usam estampas

Looks minimalistas escolhem um tipo de acessório pra criar algum ponto focal.