top of page

Uma camisa para cada estilo: descubra a sua!

estilo de camisa

A camisa é uma das peças de roupa que, sem dúvida alguma, representa com perfeição a palavra “atemporalidade”.


Essa peça surgiu no Egito Antigo e por muito tempo foi usada como uma roupa de baixo. Na Era Vitoriana (1837 – 1901) e ao longo do século XX passou a ser usada como uma peça única, sendo usada por homens e mulheres.


A camisa branca foi popularizada por Coco Chanel, que mostrou ao mundo a versatilidade e elegância dessa peça e levou mais uma opção de moda ao armário feminino.


Atualmente temos diversos modelos de camisas que comportam muito bem cada um dos sete estilos universais – e ainda algumas que mesclam mais de dois estilos em uma mesma peça.


E é exatamente sobre isso que vamos falar por aqui hoje: a camisa e suas muitas versões.


Vamos lá!?


A camisa de cada estilo universal!


mulheres vestindo camisas com cores claras do estilo clássico

Camisa do Estilo Clássico


A camisa do estilo clássico, como o nome diz, tem uma modelagem clássica e discreta, prezando cortes atemporais que possibilitem maior versatilidade na hora de compor os looks.


Os modelos mais clássicos da peça possuem lapelas rígidas e estruturadas e podem contar com um bolso pequeno.


A camisa clássica pode ser representada tanto em branco quanto em cores suaves e é a peça-chave para a composição de looks que comuniquem autoridade e seriedade.

estilo de camisa

Camisa do Estilo Contemporâneo


Partindo em uma direção oposta, as camisas do estilo contemporâneo buscam sempre inovar e reinventar a proposta dessa peça, trabalhando texturas, tamanhos e modelagens diferenciadas que ressignificam a camisa e focam em trazer tendências mais atuais à essa peça já comum no armário.


Algumas releituras da peça são a camisa de couro (ou com textura de couro) e as peças oversized.


Ainda falando sobre as camisas do estilo contemporâneo, não é incomum ver peças desconstruídas, com assimetrias, recortes e cores mais intensas.

estilo de camisa

Camisa do Estilo Criativo


As camisas do estilo criativo brincam com o velho e o novo, trazendo estampas vintage, cores intensas e modelagens que variam desde as maiores até as mais justas.


A proposta do estilo criativo é dar novos propósitos às suas peças de roupa, por isso não é incomum ver composições com sobreposições ou misturas de estampas.


Aqui as camisas de manga mais curta também aparecem bastante, uma vez que ajudam a reforçar o lado mais despojado e divertido do estilo.

estilo de camisa

Camisa do Estilo Elegante


As camisas do estilo elegante são versões atualizadas das camisas mais clássicas.


Aqui o foco é a comunicação da impecabilidade de uma forma sempre muito refinada e já mirando no que é tendência.


As camisas do estilo elegante podem ou não apresentar lapelas, além disso, o comprimento das mangas varia entre os modelos ¾ e as mangas mais compridas.


As camisas estilo “pijama” já aparecem aqui, uma vez que são versões modernizadas e mais leves do que os modelos convencionais.


Falando sobre estampas e cores, as escolhas são sempre de estampas discretas e cores suaves.

estilo de camisa

Camisa do Estilo Natural


As camisas do estilo natural têm como objetivo representar irreverência e casualidade e a melhor maneira de comunicar isso é através da escolha das cores e tecidos.


Falando sobre as cores, vemos tons terrosos, cores primárias e, em geral, cores quentes.


Já sobre os tecidos, as escolhas são sempre as fibras naturais como o algodão e o linho e, em alguns casos, o jeans.


Outro modelo de camisa que pode reforçar a comunicação do estilo natural é o modelo de mangas mais curtinhas e, quando se trata de styling, o nozinho é um bom aliado na hora de deixar seu visual mais despojado.

estilo de camisa

Camisa do Estilo Romântico


Lembra lá no comecinho do post quando mencionei a Era Vitoriana?


Pois é no estilo romântico que ela é melhor representada.


Os modelos de mangas levemente bufantes e detalhes como babados ou rendas eram característicos das peças da época e se mantém firmes e fortes até hoje.


Elementos como laços discretos no lugar da lapela, modelos de botões perolados ou forrados de tecido, e a ausência dos botões são característicos das peças mais românticas, trazendo feminilidade a uma peça que surgiu no armário masculino.

estilo de camisa

Camisa do Estilo Sexy


O estilo sexy é sobre delinear as formas do corpo, trazendo bastante sensualidade e glamour.


Sendo assim, as escolhas de camisas mais comuns desse estilo são peças de decotes mais profundos, tecidos com toque acetinado e transparências.


Quando se trata de tecidos, a seda brilhante é o que melhor representa as escolhas do estilo sexy.


Já sobre as cores, as favoritas são tons intensos de vermelho, rosa, turquesa, esmeralda, branco e preto.


Falando sobre a modelagem, as peças sem lapelas ajudam a aprofundar os decotes, deixando a camisa ainda mais sexy.


Conta para a gente: você conseguiu identificar o tipo de camisa que melhor te representa?


Caso a resposta seja negativa, não tem problema.


É só chamar uma Neufete para te ajudar a compreender ainda mais sobre seu estilo e objetivos de imagem.

Posts recentes

Ver tudo
blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
bottom of page