Estampe-se! Descubra como cada estilo usa as estampas

Por Tay Fernandes


A Estampa de Cada Estilo


Quando falamos na comunicação do seu estilo, uma das ferramentas mais divertidas de se usar para atingir seu objetivo são as estampas. Sendo usadas como protagonistas do look ou não, é inegável elas dizem muito sobre sua personalidade. Topa descobrir quais são as estampas mais marcantes de cada estilo?

As estampas do estilo clássico, assim como todo o resto, carregam consigo o objetivo de transmitir atemporalidade, sendo as mais marcantes os poás (bolinhas) e algumas variações de xadrez. Os poás do estilo clássico são menores e mais contidos, geralmente acompanhados de cores acromáticas (preto, branco, cinza, bege e tons de marrom), o azul marinho ou cores mais claras e suaves.


A estampa xadrez possui muitas variações que vão desde o que é moda no momento até tradições de clãs escoceses. Para representar melhor o estilo clássico, bons exemplos são o Xadrez Príncipe de Gales e o Xadrez Burberry.

Aqui o foco é reforçar o novo de uma maneira impactante para quem vê. Sendo assim, as estampas características do estilo contemporâneo são dramáticas.


É comum ver cores intensas, assim como representações artísticas, formas orgânicas que reforçam ainda mais as assimetrias contidas nesse estilo e estampas abstratas.


Outra característica que as estampas do estilo contemporâneo podem apresentar é o tamanho ampliado de desenhos vindos de outros estilos como o poá, que vem do estilo clássico, por exemplo. A diferença é que o poá do estilo contemporâneo possuirá bolinhas de tamanho exagerado.


Como tudo dentro do estilo criativo, suas estampas são originais e têm em comum a comunicação de exclusividade ao extremo. Nesse estilo temos as estampas étnicas, peças grafitadas e até mesmo mix de estampas em uma mesma peça de roupa.


Sendo criatividade a palavra-chave, é muito comum que as pessoas desse estilo utilizem mais de uma estampa em um look, criando variações distintas e únicas dependendo do seu humor e desejo de imagem.


As estampas étnicas estão representadas aqui por toda a arte e história que carregam, somadas as cores intensas e alegres que possuem.Já os grafites são uma introdução relativamente recente às peças de roupa, tendo ganhado espaço em acessórios e roupas de grife que buscaram modernizar e comunicar mais jovialidade com suas coleções.


O estilo elegante carrega refinamento e luxo em seu DNA, não sendo diferente com suas estampas. As peças estampadas desse estilo podem vir em tecidos acetinados e ter como tema os desenhos clássicos de lenços.


As linhas verticais também estão presentes nesse estilo, alongando a silhueta e sempre de maneira discreta e levemente mais formal do que as listras vistas no estilo natural/esportivo.


Dentro do estilo elegante, não é tão comum ver uma peça completamente estampada ou mix de estampas, tendo esses desenhos adicionados em acessórios como lenços, por exemplo. Falando sobre cores, temos muito do azul marinho, bege, cinza e preto e tons suaves e coordenados.


As estampas do estilo natural/esportivo são, em geral, mais despojadas e descoladas, comunicando jovialidade e informalidade. As estampas mais recorrentes desse estilo, quando falamos do lado mais esportivo, são as listras horizontais e estampas localizadas, ou seja, centralizadas ou posicionadas em um ponto específico da peça.


Ainda sobre as estampas localizadas, pode-se ter variações com textos, frases e logotipos de bandas ou personagens de filmes e séries.


Caso você queira ir para um lado mais literal da comunicação do estilo natural, pode sempre optar por peças com estampas de folhagens. Ressaltando sempre que folhas são diferentes dos florais apresentados no estilo romântico, por isso atente-se a este detalhe.


O estilo romântico é marcado pela delicadeza e feminilidade, sendo representado perfeitamente com os florais. As estampas românticas possuem flores arredondadas como rosas, por exemplo, e são em geral menores e mais delicadas.


O tamanho é algo muito importante e, diferente das estampas do estilo contemporâneo, aqui temos desenhos em miniatura que mesmo quando em grande quantidade se mantém com aspecto mais frágil e sutil.


As cores também são bastante significativas, sendo elas mais claras e suaves, variando somente a temperatura. Os tons rosados reforçam ainda mais a comunicação do estilo romântico.


Sabe aquela estampa de oncinha? Zebra, cobra, tigre... todas elas fazem parte do estilo sexy! As estampas do estilo sexy trazem consigo esse lado animal, mostrando dominância no ambiente e comunicando mais confiança e glamour.


A vantagem do animal print no estilo sexy é que ele pode ser aplicado desde peças de roupa até acessórios mais discretos, permitindo que a dona desse estilo tenha opções na hora de decidir o quanto do seu lado mais sensual e dominante quer mostrar.


Vale ressaltar que o animal print listado aqui se refere às cores clássicas dos animais e que variações coloridas passam uma imagem mais criativa do que sexy. Vale destacar que dentre as estampas citadas aqui pode-se haver releituras – determinadas pelo que é tendência do momento – que comuniquem estilos distintos. Assim sendo, vale sempre fazer uma observação da peça e estampa, analisando linhas, formas e cores para acertar na hora de comunicar seu objetivo de imagem.


Em resumo:


- Estampas acromáticas e singelas transmitiram uma imagem mais clássica e elegante;


- Estampas coloridas e intensas comunicam criatividade, podendo ser interpretadas como contemporâneas dependendo do quão abstratas são;


- Estampas de cores suaves e em especial em tons de rosa e formas arredondadas e florais são percebidas como românticas;


- Estampas de folhagens, localizadas, com logotipos de bandas ou personagens de filmes e séries são despojadas e transmitem a jovialidade que está diretamente ligada ao estilo natural/esportivo;


- Animal print em suas cores clássicas (cores dos animais) pertencem ao estilo sexy e, em suas variações de cores alternativas, podem passar uma imagem mais criativa.

E aí, conseguiu se identificar com alguma das estampas citadas aqui? Conta para a gente nos comentários!

Posts recentes

Ver tudo
blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo

SIGA-NOS

  • Whatsapp Neuf
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram