top of page

Conheça os 7 Estilos Universais.

Sim, todo mundo tem um estilo. E não só em relação às roupas, mas em relação a tudo. E aqui na Neuf a gente usa como base a teoria dos 7 estilos universais.


OS 7 ESTILOS UNIVERSAIS


A gente aqui da Neuf bate muito na tecla do tema estilo, da importância de saber o seu para a construção de uma armário mais autoral, que conte quem você é, a sua história. Todo nosso trabalho parte desse princípio: fazer com que a cliente conheça seu estilo, que traga para a sua forma de se vestir as suas referências, gostos e experiências. Afinal, roupa é sim uma ferramenta de comunicação!


Juliana Berman, fundadora da Neuf, vai falar nesse vídeo sobre um assunto que todas as neufóricas adoram: ESTILO!


Sim, todo mundo tem um estilo. E não só em relação às roupas, mas em relação a tudo. E aqui na Neuf a gente usa como base a teoria dos 7 estilos universais.


E como eu descubro o meu estilo? Vem com a gente!


ESTILO ROMÂNTICO


De forma geral conhecemos o estilo romântico pelos elementos visuais que comunicam delicadeza, doçura, feminilidade, suavidade. Estes elementos são laços, corações, formas orgânicas, arredondadas, linhas suaves e delicadas, rendas, tules, tecidos fluidos, florais, saias rodadas, mangas bufantes, decote princesa, fitas e amarrações, sapatinhos tipo boneca, texturas confortáveis como veludo e lã, cores em tons pastel, suaves, que transmitem afetividade, paixão, sonho. Essas características comunicam a presença deste estilo que é doce como o mel!


Mas como sabemos que não é comum que pessoas se identifiquem apenas com um estilo, podemos perceber a presença dele ou a predominância quando identificamos visualmente algum desses elementos mesmo que sozinhos ou acompanhados de outros dos sete estilos universais. Nas fotos podemos observar como estes elementos comunicam fácil aos nossos olhos mesmo que esteja casado com outros estilos.


Estilo Romântico
Estilo Romântico

É muito interessante porque pessoas que possuem este estilo, naturalmente são pessoas com características de personalidade e comportamento relacionados com os conceitos. Por exemplo, pessoas sonhadoras, carinhosas, atenciosas, apaixonadas, nostálgicas com a infância, tímidas, delicadas, femininas. Então se a pessoa tem este estilo, mesmo que esteja vestida de rockstar, vai conseguir trazer esta leveza em um laço, um coração, ou algum outro elemento que vimos.


ESTILO CRIATIVO


As mulheres que possuem esse estilo usam as roupas como forma de expressão, sem regras ou qualquer tipo de censura. Muito criativas, adoram misturar vários estilos em um só, prezando sempre pela originalidade na hora de se montarem. As palavras que eu usaria para descrevê-las seriam: surpreendentes e excêntricas. Pode saber, as suas produções nunca serão boring!


Mulheres criativas adoram ser exclusivas e veem a moda como arte – apostam na inovação, no mix de estampas, na etnia dos tecidos, nas composições com viés artístico e em tudo aquilo que foge do comum.

A leitura que fazemos de uma mulher que possui esse estilo é de uma pessoa livre, aberta a todo tipo de conhecimento, cultura e pessoas... São autoconfiantes, inusitadas, únicas, divertidas, possuem um gosto estético mais apurado, são ousadas, não se apegam tanto a tendências e estão sempre fugindo dos padrões que lhe são impostos.



Estilo Criativo
Estilo Criativo

Ama cores vivas, sobreposições, mistura de volumes, texturas e estampas. Os padrões clássicos sempre serão desconstruídos em suas montagens. Abusa do mix de acessórios – estes serão elementos que sempre se destacarão, de alguma maneira, nas suas produções. Adora chapéus. Seus calçados possuem designs diferenciados e suas bolsas formas mais inusitadas.


ESTILO CLÁSSICO


O estilo Clássico passa uma mensagem de respeito, serenidade, maturidade e credibilidade. Muitas pessoas costumam relacionar um estilo mais clássico ao guarda-roupa de trabalho. Mas, se esse estilo te representa, hoje vou te mostrar como transportá-lo pro seu dia a dia. Tudo depende da mensagem que você quer passar e de que forma vai trabalhar os elementos desse estilo.

Quando pensamos na linguagem das linhas e formas aplicada às roupas, o que comunica os adjetivos do estilo Clássico são as linhas retas, as formas retas. Ou seja, peças com cortes retos, simples. Roupas funcionais. Tecidos mais estruturados. Peças preferencialmente lisas, ou com padronagens com listras, quadriculados, formando ângulos retos.

Em relação às cores, é um estilo mais neutro. Use cores escuras, frias e suaves. Predominância de marinho, cinza, bege, verde musgo e vinho. Você pode combinar essas cores entre si ou criar looks monocromáticos, muito elegantes.



Estilo Clássico
Estilo Clássico

Em relação aos acessórios, são discretos, mas sofisticados, já que esse estilo se preocupa em transmitir elegância. Nos pés, salto médio ou grosso. Scarpins e sandálias fechadas. Mocassim. E a bolsa no estilo Clássico tem um formato mais rígido. O uso do lenço no pescoço comunica muito bem com esse estilo mais tradicional. E o relógio é outro acessório pra apostar.


ESTILO CONTEMPORÂNEO


A mulher que tem o estilo contemporâneo é uma mulher antenada, conectada com os acontecimentos, seja na moda, no universo das artes, da música, da gastronomia. Consome informação de moda, o que é tendência, mas não é uma escrava da moda. Ela valoriza as novidades já validadas pelo universo fashion e usa conforme se sente segura essas novidades.

Nas suas produções, se permite ousar. Gosta de misturar tendências, mas no que diz respeito às cores, prefere tons monocromáticos, neutros ou cores análogas, aquelas vizinhas no circulo cromático  (quem já passou pela consultoria comigo sabe usar a teoria das cores).


Estilo Contemporâneo
Estilo Contemporâneo

Na maquiagem, prefere peles mais naturais, levemente iluminadas e com cores mais neutras.Quer, com todo esses jogos de signos, passar a imagem de uma mulher segura de si e das escolhas que faz  e usa a forma como se veste para comunicar seu estilo antenado, urbano e atual.


ESTILO SEXY


Acreditamos que toda brasileira tem uma "pontinha" que seja de sensualidade. Mas confesso que a minha andava meio adormecida nos últimos tempos! 

Segundo Alyce Parsons, criadora do sistema intitulado "7 Estilos Universais", usado por consultores de imagem ao redor do mundo todo, o estilo feminino "Alluring", traduzido para o português como magnético ou sexy, caracteriza-se por ser sensual e glamouroso. "Atração" e "magnetismo" são palavras que traduzem a sua essência interior. 

A mulher magnética (ou sexy) é imediatamente notada assim que chega em qualquer ambiente. Seu foco é evidenciar o corpo e suas formas. Essa é sua maneira de se expressar externamente. 


Estilo Sexy
Estilo Sexy

Esse estilo é geralmente extrovertido, expressa emoção, paixão e se comunica através do movimento. As mensagens transmitidas pelas mulheres sexies são: excitação, sedução, provocação, consciência corporal, (auto)confiança e reafirmação da feminilidade.  O estilo sexy feminino é marcado por roupas mais justas que modelam o corpo, decotes, pele à mostra, fendas e transparências. As linhas mais presentes são curvas e a cintura geralmente é marcada. Entre os tecidos usados destacam-se o couro e o vinil. Entre as estampas, a escolhida é o animal print. Quanto às cores, as prediletas são o preto e o branco, mas, também, cores mais ousadas e vibrantes, como roxo, vermelho, pink, verde esmeralda e turquesa. Os metalizados também aparecem, especialmente em acessórios. E, por falar neles, os sapatos são sempre de salto alto: botas de cano alto ou sandálias de tiras que deixem os pés à mostra.  A beleza da mulher magnética em relação à maquiagem é pautada na forma em que olhos e boca trabalham juntos, ora um, ora outro em ênfase. Quando o destaque são os olhos, em apresentação escura, esfumada e sensual, geralmente com aplicação de cílios postiços, os lábios se apresentam brilhantes e úmidos. Quando opta-se por mais cor na boca, com lábios vermelhos, por exemplo, a região dos olhos pode se apresentar mais neutra.  Nos cabelos, repicados com movimento, em cachos maiores. Penteados para trás, com brilho molhado ou despretensiosos (efeito "after party") e bagunçados (efeito "messy hair"),  enfatizando o lado "selvagem" da mulher sensual. O efeito "esconde-mostra" também pode ser utilizado, com uma parte do cabelo cobrindo um olho ou lateral do rosto. 

ESTILO ELEGANTE

O Estilo elegante preza por refinamento, por sofisticação. A mulher desse estilo, transmite sua imponência, seu poder, através da sua imagem. A elegante é uma mulher consciente do seu status social. Seu foco principal é a qualidade dos tecidos, dos acabamentos, do corte e do aspecto sempre alinhado. Tem apreço por grifes renomadas e marcas que tem esse cuidado com a qualidade de suas peças, e é nestes lugares que elas gostam de fazer compras.



Estilo Elegante
Estilo Elegante

As cores neutras predominam, e, quase sempre, a pessoa elegante usa poucas estampas e prefere uma variação de tom de uma mesma cor. A principal imagem que uma mulher elegante quer passar é a de causar uma boa primeira impressão, transmitir luxo, sofisticação, imponência e um visual impecável. Os seus tecidos favoritos são os nobres, como seda, gabardine, cashmere, tweed, lã e assim por diante.


ESTILO NATURAL

A mulher que tem o Estilo Natural ou Esportivo é aquela que busca conforto e praticidade, mas por favor, não tem nada a ver com legging e roupas de academia, tá? Pode até ser aquela mulher que adora academia, mas não necessariamente é uma regra.

Essa mulher quer passar uma mensagem de casualidade, informalidade, jovialidade e ela é alegre e amigável. Sobre suas preferências: ela gosta de roupas de fácil manutenção, mais soltas no corpo, quem tragam conforto.


Estilo Natural
Estilo Natural

Elas preferem cores primárias: caqui, marinho e tons terrosos. Amam uma calça jeans, jaquetas, regatas, camisetas básicas - sabe aquela “podrinha? Então, elas amam.

Preferem pouca maquiagem, ou um tom mais natural e gosta de acessórios simples, materiais mais naturais, salto mais grosso para garantir o conforto e, claro, um lindo e estiloso tênis.



Na Neuf a gente tem sempre um objetivo principal: atender com excelência as nossas clientes. E essa excelência só vai ser existir se gente entender de fato o que as neufóricas querem falar e, mais do que isso, querem transmitir com sua imagem. E para decodificar de forma ainda mais clara o universo particular de nossas clientes, a gente criou o JOGO DE ESTILO, um material autoral e exclusivo que vai ajudar, através de um jogo de imagens, frases e conteúdo, a identificar exatamente o estilo de cada neufórica.

Nesse nosso tempo de existência, de tanto atender e desenvolver nossos métodos próprios, a gente percebeu que, às vezes, a comunicação sofre ruídos, pois as palavras tem poder e algumas clientes ficam receosas de usar certos termos e expressões em relação á própria imagem com medo de serem mal compreendidas. Mas com o JOGO DE ESTILO, a gente resolveu isso de uma forma divertida e lúdica. São as imagens que falam por você.


Pronto, agora que já conseguimos entender e definir todas as características da nossa cliente, a gente passa para a construção do guia pessoal de cada uma de vocês. Assim, com esse JOGO DE ESTILO, a gente tem certeza que o atendimento fica muito mais assertivo, pois quando certas coisas não são faladas, elas podem ser escolhidas e apontadas de outra forma.

 

Posts recentes

Ver tudo
blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
bottom of page