top of page

10 peças que nunca saem de moda!


Você já deve ter se perguntado em algum momento da vida quais seriam as peças de roupa que não saem de moda e, que por consequência, seriam as melhores para investir.


A primeira coisa que deve ser dita é que a atemporalidade de uma peça está diretamente ligada com a duração no seu armário.


A ideia de uma peça atemporal é que ela transite em diversas fases da sua vida sem que precise ser substituída.


Esse fator também contribui para uma forma de consumo mais sustentável, principalmente quando se é possível investir em roupas de alta qualidade.


A qualidade das peças de roupa atemporais também é essencial.


Se você quer que suas roupas te acompanhem por cinco ou dez anos, por exemplo, de nada adianta investir em roupas de qualidade baixa e que mal chegarão ao seu primeiro ano de vida.


Quando tratamos de peças atemporais, tratamos de qualidade acima de quantidade.


Agora, quais são essas peças atemporais?

8) Blazer



10 peças que nunca saem de moda!

O blue jeans reto

mulher usando blue jeans, uma peça que nunca sai de moda reto e salto

A calça jeans azul é uma peça clássica desde o seu nascimento e foi se reformulando ao longo do tempo para ficar a par dos trends da época vigente.


Mas uma coisa a ser notada é que independente da altura da cintura, o jeans reto sempre teve um espaço grande quando falamos de atemporalidade.


Além do jeans reto poder ser combinado de diversas maneiras, indo desde um look completamente despojado e dentro do estilo natural/esportivo até as produções mais elegantes, também valoriza a maioria das silhuetas com equilíbrio e elegância.


Novamente trazendo o assunto de sustentabilidade somada a atemporalidade, investir em um bom par de jeans te garante anos e anos de uso, diminuindo o consumo e a necessidade de produção da peça.


Calça de alfaiataria

mulher usando calça alfaiataria e tênis, look que está sempre na moda

Se você vive no mundo corporativo sabe como a calça de alfaiataria pode ser um item indispensável no guarda-roupas.


Assim como a calça jeans, essa peça sofreu alterações ao longo dos anos para se adequar as tendências do momento, mas sempre com seu lugar garantido nos looks de quem precisa trazer elegância por onde anda.


Hoje em dia vemos diversos modelos e cores de calças de alfaiataria, por isso é importante dizer que os modelos clássicos com cintura alta e média, de tecidos estruturados e cores escuras são as peças que ganham esse título de atemporalidade.


Por serem discretas, escuras e estruturadas se fazem de de fácil coordenação com outras peças, prolongando sua vida útil.


Para saber se esse modelo irá ou não ser atemporal no seu armário, é importante fazer um cálculo de quantas vezes você irá usar a peça por semana.


Somando esse ponto ao seu estilo atual e intenção de imagem futura, você conseguirá perceber se vale ou não a pena investir em um bom modelo.


A saia lápis

mulher usando saia lápis xadrez com camisa branca e chapéu

A clássica saia lápis (ou tubinho) já pode ser considerada um item atemporal.


Ela está em alta desde meados dos anos 1940, sendo uma representação da necessidade de praticidade para as mulheres que passaram a trabalhar durante a Segunda Guerra Mundial.


Dentre todas as peças atemporais, esta é a que menos sofreu alterações com o passar dos anos, sendo em geral de cintura alta, abaixo dos joelhos e com uma fenda sutil na parte traseira para garantir movimento, sempre foi apresentada em diversas cores.


Na hora de representar os sete estilos universais, a saia lápis faz um ótimo trabalho, uma vez que alterando seus tecidos, materiais e estampas, pode comunicar qualquer um deles com maestria.


A camisa branca

mulher usando camisa branca e jeans

Sendo de um branco puro ou off white, de algodão ou seda, a camisa branca se faz presente como uma das peças mais clássicas do guarda-roupa feminino.


A camisa branca consegue, mesmo em seus mais variados modelos, transmitir essa atemporalidade e elegância de maneira simples e marcante, transformando looks básicos em composições cheias de estilo e personalidade.


Esta é, sem dúvidas, mais uma peça de roupas que vale a pena investir caso faça parte de seus planos tê-la por um longo período.


A camiseta branca

victoria beckham usando camiseta branca e jeans

Sendo a irmã despojada da camisa, a camiseta branca de algodão é uma peça que comunica jovialidade e descontração de maneira atemporal.


É uma das peças de mais fácil combinação e tem o poder de se transformar e se adaptar dependendo do que se é colocado junto.


Falando sobre peças com poder de mutação e comunicação de diversos estilos, a camiseta branca sozinha comunicará a praticidade do estilo natural, mas, quando colocada com joias com formas geométricas ou materiais alternativos, pode ser a base perfeita para a comunicação do estilo contemporâneo.


Esse poder de transição entre looks e transformação é o que faz da camiseta branca uma peça atemporal no armário de quem as possui.


É também daquelas peças que vale a pena investir, já que acaba sendo uma “companheira” para todas as horas e looks.


A jaqueta jeans

mulher usando jaqueta jeans

Falando sobre terceiras peças, a jaqueta jeans é um item que sofre transformações constantes ao longo de sua história, sendo apresentada como cropped, em seu tamanho comum ou oversized, sempre se faz presente nos looks de modelos famosas consideradas estilosas.


É, assim como a camiseta branca, um item com poder de transitar em diversos estilos, mas, no caso da jaqueta jeans, ela dará sempre o toque final ao look, deixando o visual mais despojado e com cara de que foi mais elaborado, ainda que prático e simples.


A jaqueta de couro

mulher usando jaqueta de couro e jeans

Diferente da jaqueta jeans, a jaqueta de couro traz impacto.


Ela é a finalização perfeita para quando se quer transformar um look básico e despojado em um visual cheio de poder e segurança.


A peça sozinha já carrega consigo uma história de força e aventura, muito bem caracterizada pelos roqueiros e motoqueiros, precursores de seu uso no dia a dia.


A jaqueta de couro, em sua forma clássica, preza por sua história.


E essa pegada bad-ass está ligada também a sua duração.


Quanto mais tempo se passa com uma jaqueta de couro no armário, mais histórias se vive com ela e, consequentemente, transforma a peça em um item quase que “companheiro”, transpondo o tempo e tendências de moda.


O blazer

mulher usando blazer e jeans

Mesmo tendo seus momentos in e out na moda, sempre se manteve como uma peça clássica em suas mais variadas versões (quem lembra das ombreiras poderosas dos anos 80!?).


O blazer preto e estruturado carrega consigo uma imagem clássica e linhas retas que traduzem sua força.


No ambiente corporativo, sendo usado com a calça de alfaiataria ou não, é uma peça que sempre impôs respeito e liderança.


Na hora de investir em um bom blazer é essencial levar em consideração o tempo que você planeja usar a peça, assim como os cuidados necessários para mantê-lo em bom estado por anos, atingindo assim todo seu potencial de atemporalidade.

O vestido mídi

mulher usando jaqueta jeans e vestido midi

O vestido mídi ganhou vida em meados dos anos 1920 e desde então entra e sai de moda.


Seja em sua versão com caimento reto ou os mais fluidos, essa peça tem um espaço garantido quando falamos em peças de roupa atemporais.


Por ter um comprimento abaixo do joelho, pode ser usado tanto no ambiente corporativo quanto no dia a dia.


Além de ser uma ótima pedida nos dias mais quentes de verão, pode ser usado também no inverno com botas.


E são essas possibilidades de transformação e diversificação na maneira de usá-lo que faz do vestido mídi uma peça clássica e atemporal.

O vestido tubinho

mulher usando vestido tubinho

Assim com a saia lápis, o vestido tubinho tem sido visto diversas vezes com o passar das décadas.


Ele, por sua vez, começou a aparecer com força em meados dos anos 1950 em mulheres poderosas e bem resolvidas como Marilyn Monroe, por exemplo.


Embora tenha nascido com uma imagem mais sexy, o vestido tubinho migrou para o lado mais clássico da história quando a minissaia foi apresentada ao público feminino.


Atualmente os vestidos tubinho em tecidos mais encorpados e com estruturação de alfaiataria são os tidos como exemplos dos estilos clássico e elegantes.


Já os modelos feitos em bandagem, criados por Hervé Léger, são a representação da atemporalidade em sua forma mais sexy.


E você, tem uma ou mais peças atemporais no armário?


Conta aqui nos comentários quais são elas e por quanto tempo elas vem acompanhando sua jornada de estilo!

Posts recentes

Ver tudo
blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
bottom of page