top of page

Um vestido longo para cada estilo

Por Tay Fernandes


Seja falando sobre acessórios ou destinos de viagem, você já deve ter percebido o nível de abrangência do tópico estilos universais, não é mesmo?


Para hoje, trazemos até você os vestidos – longos e alongados – de cada um dos sete estilos.


Mas, antes de tudo, é importante reforçar que por aqui trazemos os estilos em sua forma “pura”, ou seja, cada estilo é representado em sua forma original.


O intuito é identificar as características de cada um deles e te ajudar, assim, a compreender mais seu próprio estilo.


Um vestido longo para cada estilo


Agora, com tudo esclarecido, vamos ao que te trouxe aqui!


Vestido Longo Clássico

As características mais marcantes do estilo clássico são as peças em alfaiataria bem estruturadas e shapes atemporais.


Pensando nisso, bons representantes para essa categoria são os vestidos de cortes mais tradicionais como o vestido chemise alongado.


Modelos como o clássico tubinho e de saias em evasê, também fazem parte deste universo, e foram inspirados nas décadas de 1940 e 1950, respectivamente.


Vestido Longo Contemporâneo

As formas dos vestidos contemporâneos vão mudando ao longo do tempo e de acordo com o que é moda no momento, já que uma das características principais no estilo é justamente uma moda de vanguarda.


Atualmente, modelos fluidos, porém de shapes mais quadrados têm aparecido pelas passarelas (como o exemplo cor-de-rosa da Max Mara, que foi desfilado para a coleção de resort 2022).


Outra composição, na vertente mais estruturada do estilo, são as sobreposições com peças em couro, que dão ao look uma pegada mais moderna e poderosa.


Vestido Longo Criativo

As linhas e formas dos vestidos acabam variando de acordo com a proposta de quem os veste, mas o uso de cores e estampas sempre se faz presente nas composições do estilo criativo.