Como levar seu estilo para os looks de trabalho

Por Isis Evangelista


mulheres que levam looks com estilo para o trabalho

Mesmo com as atuais mudanças e flexibilização do dress code no mundo corporativo, temos sempre que lembrar que nossa Imagem Pessoal pode nos ajudar a alcançar nossos objetivos e crescimento na carreira de forma mais rápida e consistente.


O maior desafio que temos na nossa vida profissional é adaptar nosso estilo aos códigos de vestimenta dos mercados mais tradicionais, como o Financeiro, o Jurídico e as grandes corporações internacionais.


Quem tem estilo Elegante e Clássico transita melhor nessas esferas.


Mas como trazer sua marca pessoal sem prejudicar sua Imagem Profissional quando se tem os estilos Sexy, Criativo, Romântico e Natural?


Como levar seu estilo para os looks de trabalho


O segredo é o equilíbrio, trazer peças que você gosta e te representam misturadas com aquelas consideradas mais profissionais ou formais.


Para o estilo Sexy, a sugestão é deixar os decotes muito profundos e comprimentos mini para os momentos de lazer.


Os vestidos podem até ser mais ajustados e marcar o corpo, porém sem decotes e com a barra abaixo do joelho ou midi.



A saia lápis (conheça todos os modelos de saia) é um dos clássicos do guarda-roupa corporativo e tem tudo a ver com as mulheres que têm o Sexy como estilo.


Use-a com blusas mais soltas, de preferência de tecidos como seda, crepe ou camisas para um visual equilibrado.


Caso o dress code da sua empresa permita, você pode usar decotes assimétricos, ombro a ombro ou um ombro só, que mostram um pouco de pele sem deixar o visual desapropriado.


Para o estilo Criativo, o maior desafio é deixar um pouco de liberdade no vestir que tanto os caracteriza e colocar a criatividade em peças pontuais ou acessórios.


Bolsas, brincos, sapatos e lenços são uma boa pedida para trazer um pouco de cor e estampas nos looks de trabalho.


Uma peça statement, desde que tenha uma modelagem mais clássica, pode ser usada desde que seja permitido pela sua profissão ou empregador.


Uma base mais neutra ou monocromática permite a ousadia nos sapatos, sandálias ou até mesmo nas bolsas.

Brincos e acessórios coloridos ou de formas mais geométricas também são um ótimo recurso para trazer um pouco mais de liberdade no seu visual assim como os lenços (lembra quando falamos como usar lenço para dar um up no visual?).

Já a mulher Romântica (não sabe qual o seu estilo? Conheça mais sobre cada um dos estilos) tem que tomar cuidado para não passar a imagem de fragilidade no ambiente mais masculino que é o corporativo.


Estampas miúdas, de flores, bichos e corações devem ser evitadas, assim como muitos babados e laços.


As saias midi são bem vindas, pois também já são consideradas peças clássicas, principalmente as com menos volume.


Caso opte pelas saias mais rodadas, que sejam em cores escuras e tecidos mais planos, com mais estrutura.


As cores claras trazem acessibilidade importantes tanto para as pessoas desse estilo como para o ambiente de trabalho.


Ternos, saias, vestidos e blusas em cortes mais elegantes transitam bem no escritório.

Já as pessoas do estilo Natural estão amando esse novo momento do mercado de trabalho, pois agora podem ir de jeans, camiseta e tênis todos os dias, certo?


Errado!


Por mais flexível que seja agora, ainda é preciso pensar em como querem ser vistos pelos nossos colegas, clientes e chefes se quiserem alcançar nosso sucesso.


Por isso, mesmo que opte por ir de calça jeans, elas devem ser de lavagens escuras e inteiras de uma cor só, sem rasgos e desbotados localizados.


Para compor, use camisas de tecidos com caimento mais fluido ou com blazers (nesse post, falamos sobre como equilibrar a formalidade do blazer), que elevam o status da parte de baixo.


Calças e macacões de linho e tecidos mais maleáveis são bem vindos, principalmente as pantalonas, que trazem uma mensagem de mais sofisticação.


Os tênis ficam restritos aos finais de semana, dê preferência para sapatos como sapatilhas, mocassins e sapatos de salto bloco, que trazem conforto com um pouco mais de sofisticação.


Para todos os estilos:

Flexibilização ou mais liberdade nos códigos de vestimenta da empresa onde você trabalha não significa desleixo.


Jeans rasgados, camisetas de bandas, bermudas e shorts devem passar longe do escritório.


Leggings e tênis de academia devem ser usados para sua prática de esporte e não para trabalhar.


Uma dica de ouro é: observe como seu chefe e as pessoas nos cargos de liderança se vestem, eles podem ser um bom exemplo a seguir.

Posts recentes

Ver tudo
blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo