top of page

VOCÊ SABE O QUE É DRESS CODE FLEX?


No artigo anterior falamos um pouco sobre como a forma de se vestir pode influenciar na ascensão da carreira profissional. Na contramão, surge uma nova tendência que já ganhou espaço: o DRESS CODE FLEX.



Dá para imaginar do que se trata, né? Quem nunca acordou com aquela vontade de pôr um moletom, uma pantufa, aquele casaco que tem a marca da sua banda favorita; de sair com aquela camisa que mostra a sua tatuagem e mochila destroyed que é o seu xodó?


Combinação harmônica

Para as gerações Baby Boomers e X, esse código era pautado na formalidade. Isso se perpetuou por muitos e muitos anos. Assim nos acostumamos a esta formalidade nas vestimentas como uma regra. Um homem de terno era autoridade e tinha o seu valor - isso na cabeça dos nossos avós. E, é claro que um bom terno sempre tem o seu lugar.

Pois bem, graças à geração Y, essa tendência vem ganhando cada vez mais espaço. Ela está pautada muito mais na produtividade dos colaboradores do que na imagem que eles querem passar. Mas o que isso tem a ver com moda? Tem tudo a ver com estilo, modernidade, atualidade, personalidade e moda. Algumas pesquisas apontam que, há ao menos duas razões motivando a mudança: o aumento na produtividade dos colaboradores, quando se sentem mais confortáveis no ambiente em que trabalham; e a entrada das gerações mais jovens no mercado, trazendo novas exigências.


Vista-se como você é: com piercing, tatuagens e com o cabelo que faz a sua cabeça e colore os ambientes mais neutros. Mas de onde vem toda essa inspiração? Das empresas de tecnologia do Vale do Silício (EUA), onde predomina a informalidade. A ideia é justamente atrair jovens talentos e inovação. E essa tendência vem reverberando entre as companhias tradicionais de diferentes setores. Sim, até os bancos estão adotando a nova tendência. O Itaú Unibanco de São Paulo, por exemplo, desde 2018, deu liberdade para que seus colaboradores vão ao trabalho como eles realmente querem ser vistos – como realmente são. A IBM, desde março de 2017, decretou o fim da política da vestimenta. Cada um vai como se sente bem. Empresas como a Google, Microsoft e a rede de fast-food Mc Donald’s, são as grandes referências para essa nova tendência.


Opção de flex sofisticado

USANDO O BOM SENSO

Toda essa novidade ainda é muito recente e sofre com a grande resistência das empresas mais formais e apegadas às regras do Dress Code. Um toque bem importante é usar o Bom Senso. Essa flexibilidade deve ser observada com cuidado, pois, cada cliente tem um perfil diferente. Observe, conheça e se apresente como você é, mas levando em consideração os perfis de clientes que a empresa atende.


Quebrando Tabus

Além da confiança, a adoção de um código de vestimenta flexível pode ajudar a quebrar barreiras entre superiores e seus encarregados no ambiente de trabalho. Pois ele traz leveza e um ambiente mais favorável para o trabalho, estimula a criatividade e inovação.


Dicas para os homens

Como já dito acima: ter bom senso é o melhor caminho. Mas se sua profissão ou empresa em que trabalha favorece esse estilo mais flexível, você pode apostar em looks mais confortáveis, leves e coloridos:

A. Camisas básica com casaco ou cardigan, são sempre uma boa opção para esse tipo de look.

B. Para os dias mais quentes, uma ótima opção é sempre roupas de tons claros e tecidos mais leves – o linho é sempre uma boa opção, além de ser elegante, ele sempre deixa o look com um tom sofisticado.

C. Para os mais ousados, sapatos coloridos ou com estampas, faz toda diferença na composição. Use sempre para equilibrar o visual, serve como contraponto e para dar aquele toque de irreverência.

D. Para quem gosta de acessórios, eles ajudam e muito a impor personalidade. Pulseiras, colares, relógios, anéis, alargadores, chapéus, etc. sempre colaboram para um visual para lá de inovador e flexível.


Inspire-se

Na moda, tudo tem seu encaixe, ela precisa se conectar com o seu estilo de vida, com o seu dia a dia, uma peça pode parecer que foi jogada propositalmente, mas deve compor harmoniosamente com o que você vê refletido no espelho. A elegância nasce justamente do detalhe, de um toque sutil, como uma simples gota de perfume.


Gostou desse tema? Deixe aqui um comentário! Caso tenha dúvidas, estou à disposição para responder e ajudar.


Abraços.

Lisandro Carvalho.


blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
bottom of page