top of page

Tons terrosos:o que são e como usar

como usar tons terrosos

Os tons terrosos nascem nos marrons, passam pelos tons alaranjados e amarelos mostarda e chegam até tons de verde musgo.


Suas características principais são a temperatura quente, a intensidade suave e cores escuras, sendo assim, não é difícil de imaginar que estão presentes nas cartelas de outono, com maior intensidade no outono quente e outono escuro.

De modo geral, não são cores recomendadas para pessoas de cartelas frias, uma vez que suas características se chocam.


Abaixo você pode conferir exemplos de como apostar nessas cores, criando looks mais quentinhos visualmente.


Vamos lá?


Monocromáticos


como usar tons terrosos

Uma das composições mais simples para quem quer começar a se aventurar no mundo das cores são as composições monocromáticas.


Elas, além de alongarem visualmente a silhueta, proporcionam ao visual maior elegância.


como usar tons terrosos

Aqui o segredo é escolher qual dos tons terrosos você quer usar.


Em ambos os looks você pode perceber que existe uma variação de tons. Isso ajuda a reforçar que para um look ser monocromático não precisa que você siga o tom exato, mas sim uma mesma cor.


Acromáticos


como usar tons terrosos

Os acromáticos são o preto, branco, off white, beges, cinzas e marrons, ou seja, cores que estão fora do círculo cromático.


Essas cores são ótimas para quem quer começar a compor looks coloridos, mas tem receio.


como usar tons terrosos

Elas podem ser usadas como a base do seu look, como no exemplo masculino, onde temos uma base toda em preto para um visual mais discreto, ou podem aparecer com toques levemente mais dramáticos, como o look feminino com a mistura de branco – na calça – e preto.


Pontos de cor


como usar tons terrosos

Usando os terrosos como base, pode-se obter visuais mais criativos quando se adiciona pontos de cor, seja em uma peça de roupa, como a blusa vermelha intensa no look feminino, ou em acessórios, como o sapato no look masculino.


como usar tons terrosos

Aqui as cores podem ser levadas pela criatividade de quem veste o look, indo desde peças mais intensas até peças mais suaves, usando os tons terrosos como um alívio visual no look.


Combinando com o azul escuro


Uma das cores mais democráticas e muito querida por grande parte da população mundial, o azul funciona como um ponto de cor neutra, que causará impacto, porém de maneira discreta e elegante.

como usar tons terrosos

No look feminino, quando combinado com o amarelo mostarda e as linhas diagonais presentes no casaco, obtém-se um visual moderno e contemporâneo, com o azul diminuindo a intensidade do amarelo.

como usar tons terrosos

Já no look masculino, a proposta volta-se ao estilo natural com toques clássicos.


Aqui, a temperatura do laranja abóbora ajuda a criar a sensação de acessibilidade e a calça azul marinho (combinação de cores complementar), ajuda a trazer uma estética mais clássica, ainda que possua toques criativos.


Tons terrosos adaptados para cartelas frias


como usar tons terrosos

Como comentei no início do artigo, os tons terrosos estão nas cartelas de outono, ficando de fora das outras nove cartelas restantes.


como usar tons terrosos

Aqui, o segredo para adaptar as cores para seu armário, é focar os tons terrosos na parte inferior do corpo, ou seja, nas calças, shorts e saias.

como usar tons terrosos

Outra opção bacana é transferir características da sua cartela para as peças em cores terrosas.


Cartelas de inverno e primavera, que têm cores intensas, podem trazer peças de roupa ou acessórios que tenham um certo brilho, como o couro ou o acetinado.


como usar tons terrosos

Em contrapartida, as cartelas de verão podem focar nos terrosos mais claros e suaves, como os beges.

como usar tons terrosos

Ainda assim, o ideal é ter uma boa estratégia de imagem e ter sua cartela de cores em mãos para compreender como fazer os tons terrosos funcionarem para você sem que interfiram negativamente na sua beleza.


blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
bottom of page