BLOG

whats png.png
Buscar
  • beta7685

Como combinar cores usando o círculo cromático

Atualizado: 18 de Nov de 2019

O que eu mais ouço durante a análise cromática é “quero muito usar cores e não sei como.”


Bom, o teste de cor já é um ponta pé inicial. Além de descobrir quais cores harmonizam com a natureza da sua pele, cada cartela traz algumas sugestões de combinações pra que você consiga se inspirar e colocar em prática o que aprendeu durante o teste.


Mas pra mim, o pulo do gato é aliar a cartela de cor ao círculo cromático - que é uma ferramenta muito usada por designers, publicitários, arquitetos, estilistas, consultoras de estilo e stylists.


Círculo Cromático



Tá bom, Beta. Mas como eu faço pra usar o círculo cromático?


Existem alguns apps ótimos que trazem de forma muito didática essa ferramenta. Mas o que eu mais recomendo é o Color Wheel, que dá pra escolher cores claras, escuras, mais opacas ou intensas (quem já fez o teste de cor sabe qual característica usar). E o bacana é que o app divide as várias possíveis combinações por tela, facilitando a visualização de cada uma.


Agora que você já foi apresentada ao círculo cromático, vamos aprender a usá-lo.

Vou me restringir a 4 teorias, que tenho certeza que serão mais que suficientes pra te ajudar a inserir cores no seu look de forma harmônica.



COMBINAÇÃO MONOCROMÁTICA


Como o nome mesmo já diz: mono (um) cromático (cor). Uma cor. Mas pra deixar o look interessante, vale brincar com as nuances das cores e texturas. Esse tipo de combinação é super elegante, transmite sofisticação e dá aquela alongada na silhueta.






Looks Monocromáticos


COMBINAÇÃO ANÁLOGA


São as cores que ficam lado a lado do círculo e são, em geral, mais discretas, porque fazem uma transição de uma cor para a outra. Ótimas para fazer looks coloridos mas gerar grandes cortes visuais.




Looks Análogos



COMBINAÇÃO COMPLEMENTAR


É a combinação de cores opostas ao círculo e pode transmitir um pouco mais de ousadia e criatividade. É o famoso color blocking.





Looks Complementares


COMBINAÇÃO TRÍADE


Nessas combinações é feita uma associação de 3 cores que têm a mesma distância entre si e, assim como as cores complementares, comunicam ousadia, criatividade e certa informalidade.





Looks Tríades


Como começar?


Escolha uma das 4 teorias e comece a combinar as cores em partes menores, como por exemplo: eleja uma cor para seu look e traga pontos de luz nos acessórios usando o circulo cromático.



Espero ter te inspirado e encorajado a usar essa ferramenta que é super simples mas que vai mudar a forma como você encara as cores e o seu guarda-roupa todos os dias.



Quem é Beta Sanches

Trabalhei por 9 anos em agência de publicidade e por 4 anos empreendi em uma marca própria de roupas e acessórios até descobrir que minha grande paixão estava na Consultoria de Imagem e Estilo. Me formei pela Ecole Supérieure de Relooking em Consultoria de Imagem e Estilo e pelo Studio Immagine em Coloração Pessoal.

Não acredito em regras na hora de me vestir, mas sim em equilíbrio, autoconhecimento e autoconfiança.