top of page

O que são cores frias e cores quentes?

Por Tiana Dórea


Vamos conversar sobre cores quentes e cores frias?


Muitas pessoas ainda não entendem esse conceito, mas de forma simples, podemos dizer que:


- As cores quentes:


São aquelas que tem um fundo mais amarelado, elas possuem mais pigmento amarelo.


- As cores frias:


Tem um fundo mais azulado e possuem mais pigmento azul.


No círculo cromático, conseguimos ver uma divisão bem clara de uma metade com cores quentes e a outra metade com cores frias.



cores quentes e cores frias


Dentro do processo de Consultoria de Imagem, trabalhamos os tons das cores, visto que uma só cor tem uma infinidade de tons, que variam de acordo com temperatura, profundidade e intensidade. E algo que ouvimos com frequência é: “será que tem azul na minha cartela?” ou “tomara que na minha cartela tenha verde”.


A verdade é que quase todas as cores estão presentes em todas as 12 cartelas. O que vai mudar é o tom de cada uma, especialmente no que diz respeito à temperatura de cores! Então vou colocar alguns exemplos aqui de tonalidades quentes (na parte de baixo) e frias (na parte de cima), para vocês visualizarem e entenderem um pouco mais.


cores quentes e cores frias

Um fator importante de pontuar é que cor é referência, isso quer dizer que para afirmar com mais clareza se ela está numa tonalidade quente ou fria, é ideal compararmos a outro tom e analisarmos a diferença entre elas.


cores quentes e cores frias

Conseguiu notar essa diferença? Treinar o nosso olhar para essas características faz com que estejamos mais atentos ao que compramos e usamos. Isso porque quando se trata de cores, buscamos sempre uma harmonia com o que já temos de natural em nós. Então se você tem uma pele quente, vai harmonizar mais com as cores quentes, a exemplo do laranja, do amarelo mostarda, do verde oliva ou do azul petróleo.


cores quentes e cores frias

Por outro lado, se a sua pele tem fundo frio, harmonizará melhor com as cores frias, por exemplo o rosa fúcsia, vermelho cereja, verde esmeralda ou azul bic. Lembre-se sempre: existe azul quente e azul frio, amarelo quente e amarelo frio, verde quente e verde frio, e assim por diante. Em termos de temperatura, a única cor predominantemente quente é o laranja, por conta da sua origem quente, da junção do pigmento vermelho com o amarelo.


cores quentes e cores frias cartela
Cartela de Cores

Trazendo isso para a realidade da Consultoria, a única maneira de dizer assertivamente a temperatura da pele de alguém é através do teste de cor, a Coloração Pessoal. Fazendo essa análise, você tem a real definição das características da sua pele, descobre a cartela de cores que mais favorece a sua beleza e mergulha ainda mais fundo no universo das cores!



As cores estão o tempo todo ao nosso redor e podem ser ferramentas super poderosas quando o assunto é levantar o astral! Quer saber como?





Cada cor (quente ou fria) tem um significado, comunica uma mensagem e nos passa alguma sensação. Então, por que não se aprofundar nisso e descobrir mais sobre esse universo colorido? Temos certeza que trazer mais cor pro seu dia, vai te ajudar a enxergar as coisas com um outro olhar.



azul cores quentes e cores frias

Então, vamos lá! Você sabia que a cor Azul significa harmonia, tranquilidade? Nos transmite serenidade e confiança. Por ser uma cor fria, tende a acalmar também. Então, naqueles dias que estamos bem agitados, o azul pode ser uma boa escolha para usarmos!


vermelho cores quentes e cores frias

Já o vermelho, por exemplo, é uma cor que representa força, ação e poder. É estimulante e nos transmite muito dinamismo. Para os dias que estamos mais prostrados, o vermelho nos ajuda a dar aquela levantada.


amarelo cores quentes e cores frias

O amarelo é a cor da alegria e otimismo. Como uma boa cor quente, nos transmite acolhimento e nos estimula a sermos positivos.


rosa cores quentes e cores frias

A cor rosa, nos seus tons mais claros, representa doçura, romantismo e suavidade. Já nos tons mais escuros, como o Pink ou Fúcsia, representa feminilidade, poder e inovação. Bacana pra dar um up na rotina!


Lembrando que as cores tem uma diversidade enorme de tons, que variam dos mais suaves aos mais intensos, dos mais frios aos mais quentes e dos mais escuros aos mais claros, e seria impossível falar de todos eles aqui.



Video Sobre a mistura das cores


Mas já dá para você se familiarizar com esse tema tão interessante e inserir um pouco mais de cor no seu dia. Especialmente agora, que você já entendeu um pouco mais do significado de cada uma e conseguirá aplicar essa ferramenta de forma estratégica para melhorar seu humor!




Entendendo o significado de cores quentes e cores frias.


Ao longo das décadas, foi criado um senso comum em termos do que o nosso cérebro associa ao universo feminino/masculino, ou à vestimenta de trabalho/lazer. Muitos conceitos já foram e estão sendo modificados (ainda bem!). Padrões antigos estão sendo refeitos pelas próprias mudanças da sociedade e das novas formas de trabalho. Muitos ambientes de trabalho tradicionalmente formais estão trazendo a informalidade para dentro. Afinal, os tempos mudaram e as novas gerações não querem fazer parte de uma linha de produção.

Mas, ja que compreendemos o mundo ainda muito por esses adjetivos construídos ao longo dos tempos, vale entender o significado das cores na hora de montar o seu look.



cores frias cores quentes circulo cromatico
Círculo Cromático

Looks mais casuais:


  • usam cores mais claras, quentes e vivas.

  • têm formas mais arredondadas: são os tecidos com texturas, com caimento desestruturado, de muito movimento e as estampas em formas arredondadas, coloridas.

  • associamos a aconchego, proximidade, flexibilidade, descontração.

  • essas formas remetem historicamente ao feminino e ao romântico.

  • pense em babados, estampas florais, fluidez, tricôs


cores quentes looks casuais
Looks Casuais

Looks mais formais:


  • usam cores mais escuras, frias e suaves.

  • têm formas mais retas: são os tecidos mais rígidos, com caimento estruturado, de pouco movimento, lisos ou com estampas discretas, em formas retas.

  • associamos a seriedade, distanciamento, profissionalismo, rigidez.

  • essas formas remetem historicamente ao universo masculino.


cores frias looks formais
Looks Formais

 

Pele Quente e Pele Fria



Dicas de maquiagem para pele quente e pele fria.

Base

Pele quente - As pessoas de pele quente tem fundo de pele amarelado, logo a base ideal é aquela mais amarelada, aquela que some quando a gente passa na nossa pele, ela não deve mudar o tom da sua pele.


Pele fria - As pessoas de pele fria devem buscar utilizar bases rosadas, pois harmoniza melhor com esse pigmento.

Se você não sabe se sua pele é quente ou fria, você deve ir testando os produtos para ver o que fica mais natural na sua pele. Lembrando que não deve modificar seu tom de pele.

Atenção : Não teste a base na pele do braço, teste no rosto.


Blush


Pele quente - O ideal é usa o tom mais para o pêssego, alaranjado ou o terratoca.


Pele fria - O ideal é usar um blush rosado, aquele rosa "menininha". O blush deve harmonizar com sua pele e ficar o mais natural possível.

Não existem regras para pela quente ou fria, e é um mito que toda pele negra é quente.


Você conhece a Análise Cromática?


A análise de coloração pessoal é um método que a Consultora de Imagem utiliza pra recomendar à sua cliente as melhores cores de roupa, maquiagem e cabelo.


Quer ficar por dentro de tudo do que acontece nesse atendimento? Eu te explico nesse jogo de perguntas e respostas super completo!


 

Cor do Ano 2021 Pantone


Eis que saiu a cor do ano 2021. Opa! A cor, não! As cores! Isso mesmo, duas cores foram as escolhidas pela Pantone para representar o ano de 2021, escolha que acontece ano após ano, baseada em comportamentos, acontecimentos, tendências de mercado e da sociedade. E se você ainda está perdido nesse assunto, vamos te atualizar num resumão. Vem com a gente?


Bom, a Pantone é a empresa referência quando o assunto é cor, é mundialmente conhecida e o seu sistema de cores - Escala Pantone- é o guia padrão nas indústrias gráfica e têxtil. Isso quer dizer que, basicamente, tudo aquilo que faz parte do nosso universo visual, incluindo as nossas vestimentas, tem um pezinho nas referências de cor da Pantone. Grave essa informação!


No ano 2000, a Pantone decidiu lançar a cor do ano, tradição que vem se fortalecendo cada vez mais. Essa escolha se baseia em algumas análises comportamentais, tendências de mercado e também nos significados das cores, que vão refletir muito o nosso desejo, aquilo que nos representa enquanto sociedade.


A escolha da cor do ano seguinte já é uma data esperada por muitos profissionais das áreas de design, moda, arquitetura, artes de forma geral, que, aliás, já ficam meses antes nessa expectativa, arriscando seus palpites. E para acabar de vez com a ansiedade da gente, a Pantone acaba de lançar a escolha para 2021! Dessa vez, temos duas cores para representar o ano vindouro. A última vez que isso tinha ocorrido foi em 2016, representado pela casadinha Rosa Quartzo e o Azul Serenity. Nos dois últimos anos tivemos o Living Coral para 2019 e o Azul Clássico para 2020. Então, vamos ver as escolhas para 2021? São elas: PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e a PANTONE 13-0647 Illuminating.

Duas cores representando um ano, que chega carregado de incertezas mas ainda assim, cheio de esperança.


cores quentes e cores frias pantone

Analisando a nossa situação atual, faz bastante sentido essa dualidade. Ela representa certa instabilidade, ao passo que, como bem falou Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, também transmite a “ideia de que não se trata de uma cor ou de uma pessoa, mas de mais de uma”.


cores quentes e cores frias pantone

E isso reitera esse senso de parceria, de troca, de complementaridade que tanto passamos a valorizar nos últimos tempos. Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, disse ao The New York Times: “todos nós percebemos que não podemos fazer isso sozinhos. Todos nós temos uma compreensão mais profunda de como precisamos uns dos outros e de apoio emocional e esperança".


Então, vamos conhecer melhor as cores escolhidas e entender o porquê delas virem em dupla. O Ultimate Gray é um cinza sóbrio, neutro, que ajuda a comunicar sabedoria, força, resiliência; características muito importantes e que todos tivemos que buscar na essência para vivenciar tempos tão incertos. Falando da psicologia da cor, o cinza pode transmitir certa insensibilidade, tédio, introversão...não parece ser uma cor tão acolhedora, né? É a cor do céu cinzento, do dia nublado. E quando o dia está nublado, quem não deseja a luz do Sol para iluminar tudo e todos?


E é aí que entra em cena o já queridinho Illuminating. Um amarelo lindo, alegre, cheio de energia e carregado de positividade. Ele vem para iluminar o cinza, equilibra o efeito nublado e mais sério. De acordo com o livro Psicologia das Cores, de Eva Heller, “o amarelo é a mais clara e a mais leve das cores cromáticas. Seu efeito é leve, pois parece vir de cima”. E é essa sensação que a gente parece buscar para o ano que chega. Apesar de um pouco contraditória, a cor amarela, de forma geral, é jovem, criativa, otimista. Talvez por esse motivo, fosse uma aposta quase que unânime para todos nós, que trabalhamos com as cores.


E trazendo todas essas informações para o universo da Consultoria e das combinações de cores, a junção do amarelo com cinza representa uma harmonia chamada Bicolor, que não é identificável no círculo cromático, mas que comunica uma modernidade elegante. Aliás, um equilíbrio muito coerente se compararmos a elegância clássica do cinza com a jovialidade do amarelo.


Então, fique à vontade para explorar ainda mais essas cores no próximo ano, especialmente se toda essa comunicação visual fizer sentido para você, para o seu gosto e para o seu desejo de imagem. Lembre-se que a sua identidade e particularidades sempre serão mais relevantes do que qualquer tendência!


VERY PERI: conheça a cor de 2022


Trazendo o bate-papo de cores para o campo da psicologia, esse tom de azul arroxeado ou roxo azulado, faz uma conexão com o momento em que vivemos.


O azul entra como a representação da suavidade e harmonia, dois fatores que se viram em falta nos últimos dois anos de pandemia e que são muito bem-vindos neste momento de renascimento e busca por tempos mais tranquilos.


Já as notas de roxo na composição da cor remetem ao relacionamento que desenvolvemos com a tecnologia nos últimos anos, que se soma a conversas sobre o futuro como o metaverso e os escritórios online.


O Very Peri é uma cor mediana quando se trata de profundidade, não sendo nem tão escura e nem tão clara, mas uma característica que a domina é a temperatura fria.


Sua intensidade pode ser vista como suave, já que a cor acaba sendo reproduzida nas peças de roupa com certa neutralidade no tom, o que pode ser caracterizado pela pigmentação cinza na cor.


Partindo dessa ideia, o Very Peri acaba refletindo muito bem os aspectos da cartela de Verão Frio, podendo transitar também pelo Inverno Frio.


Ainda assim é possível manter a harmonia cromática em todas as cartelas de cor.


O segredo, como sempre, é saber como dosar o todo.

Em se tratando das cartelas quentes, ou seja, as cartelas de outono e primavera, vale tomar alguns cuidados extras na hora de apostar na Very Peri.


A cor do ano tem as características de temperatura e intensidade bem marcantes, e, sendo assim, as cartelas que melhor harmonizam por aqui seriam as cartelas de Outono Suave e, como a Very Peri tem um tom mais claro, possivelmente a cartela de Primavera Clara.



Posts recentes

Ver tudo
blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
bottom of page