• Blog da Neuf

O que são cores frias e cores quentes?

Atualizado: Nov 11

Por Tiana Dórea


Vamos conversar sobre cores quentes e cores frias?


Muitas pessoas ainda não entendem esse conceito, mas de forma simples, podemos dizer que:


- As cores quentes:


São aquelas que tem um fundo mais amarelado, elas possuem mais pigmento amarelo.


- As cores frias:


Tem um fundo mais azulado e possuem mais pigmento azul.


No círculo cromático, conseguimos ver uma divisão bem clara de uma metade com cores quentes e a outra metade com cores frias.





Dentro do processo de Consultoria de Imagem, trabalhamos os tons das cores, visto que uma só cor tem uma infinidade de tons, que variam de acordo com temperatura, profundidade e intensidade. E algo que ouvimos com frequência é: “será que tem azul na minha cartela?” ou “tomara que na minha cartela tenha verde”.


A verdade é que quase todas as cores estão presentes em todas as 12 cartelas. O que vai mudar é o tom de cada uma, especialmente no que diz respeito à temperatura de cores! Então vou colocar alguns exemplos aqui de tonalidades quentes (na parte de baixo) e frias (na parte de cima), para vocês visualizarem e entenderem um pouco mais.



Um fator importante de pontuar é que cor é referência, isso quer dizer que para afirmar com mais clareza se ela está numa tonalidade quente ou fria, é ideal compararmos a outro tom e analisarmos a diferença entre elas.



Conseguiu notar essa diferença? Treinar o nosso olhar para essas características faz com que estejamos mais atentos ao que compramos e usamos. Isso porque quando se trata de cores, buscamos sempre uma harmonia com o que já temos de natural em nós. Então se você tem uma pele quente, vai harmonizar mais com as cores quentes, a exemplo do laranja, do amarelo mostarda, do verde oliva ou do azul petróleo.



Por outro lado, se a sua pele tem fundo frio, harmonizará melhor com as cores frias, por exemplo o rosa fúcsia, vermelho cereja, verde esmeralda ou azul bic. Lembre-se sempre: existe azul quente e azul frio, amarelo quente e amarelo frio, verde quente e verde frio, e assim por diante. Em termos de temperatura, a única cor predominantemente quente é o laranja, por conta da sua origem quente, da junção do pigmento vermelho com o amarelo.


Cartela de Cores

Trazendo isso para a realidade da Consultoria, a única maneira de dizer assertivamente a temperatura da pele de alguém é através do teste de cor, a Coloração Pessoal. Fazendo essa análise, você tem a real definição das características da sua pele, descobre a cartela de cores que mais favorece a sua beleza e mergulha ainda mais fundo no universo das cores!


E como cores quentes e cores frias podem ajudar no seu dia?


As cores estão o tempo todo ao nosso redor e podem ser ferramentas super poderosas quando o assunto é levantar o astral! Quer saber como?





Cada cor (quente ou fria) tem um significado, comunica uma mensagem e nos passa alguma sensação. Então, por que não se aprofundar nisso e descobrir mais sobre esse universo colorido? Temos certeza que trazer mais cor pro seu dia, vai te ajudar a enxergar as coisas com um outro olhar.



Então, vamos lá! Você sabia que a cor Azul significa harmonia, tranquilidade? Nos transmite serenidade e confiança. Por ser uma cor fria, tende a acalmar também. Então, naqueles dias que estamos bem agitados, o azul pode ser uma boa escolha para usarmos!


Já o vermelho, por exemplo, é uma cor que representa força, ação e poder. É estimulante e nos transmite muito dinamismo. Para os dias que estamos mais prostrados, o vermelho nos ajuda a dar aquela levantada.


O amarelo é a cor da alegria e otimismo. Como uma boa cor quente, nos transmite acolhimento e nos estimula a sermos positivos.



A cor rosa, nos seus tons mais claros, representa doçura, romantismo e suavidade. Já nos tons mais escuros, como o Pink ou Fúcsia, representa feminilidade, poder e inovação. Bacana pra dar um up na rotina!


Lembrando que as cores tem uma diversidade enorme de tons, que variam dos mais suaves aos mais intensos, dos mais frios aos mais quentes e dos mais escuros aos mais claros, e seria impossível falar de todos eles aqui.



Video Sobre a mistura das cores


Mas já dá para você se familiarizar com esse tema tão interessante e inserir um pouco mais de cor no seu dia. Especialmente agora, que você já entendeu um pouco mais do significado de cada uma e conseguirá aplicar essa ferramenta de forma estratégica para melhorar seu humor!






Entendendo o significado de cores quentes e cores frias.


Ao longo das décadas, foi criado um senso comum em termos do que o nosso cérebro associa ao universo feminino/masculino, ou à vestimenta de trabalho/lazer. Muitos conceitos já foram e estão sendo modificados (ainda bem!). Padrões antigos estão sendo refeitos pelas próprias mudanças da sociedade e das novas formas de trabalho. Muitos ambientes de trabalho tradicionalmente formais estão trazendo a informalidade para dentro. Afinal, os tempos mudaram e as novas gerações não querem fazer parte de uma linha de produção.

Mas, ja que compreendemos o mundo ainda muito por esses adjetivos construídos ao longo dos tempos, vale entender o significado das cores na hora de montar o seu look.



Círculo Cromático

Looks mais casuais:


  • usam cores mais claras, quentes e vivas.

  • têm formas mais arredondadas: são os tecidos com texturas, com caimento desestruturado, de muito movimento e as estampas em formas arredondadas, coloridas.

  • associamos a aconchego, proximidade, flexibilidade, descontração.

  • essas formas remetem historicamente ao feminino e ao romântico.

  • pense em babados, estampas florais, fluidez, tricôs


Looks Casuais

Looks mais formais:


  • usam cores mais escuras, frias e suaves.

  • têm formas mais retas: são os tecidos mais rígidos, com caimento estruturado, de pouco movimento, lisos ou com estampas discretas, em formas retas.

  • associamos a seriedade, distanciamento, profissionalismo, rigidez.

  • essas formas remetem historicamente ao universo masculino.


Looks Formais


Pele Quente e Pele Fria



Dicas de maquiagem para pele quente e pele fria.

Base

Pele quente - As pessoas de pele quente tem fundo de pele amarelado, logo a base ideal é aquela mais amarelada, aquela que some quando a gente passa na nossa pele, ela não deve mudar o tom da sua pele.

Pele fria - As pessoas de pele fria devem buscar utilizar bases rosadas, pois harmoniza melhor com esse pigmento.

Se você não sabe se sua pele é quente ou fria, você deve ir testando os produtos para ver o que fica mais natural na sua pele. Lembrando que não deve modificar seu tom de pele.

Atenção : Não teste a base na pele do braço, teste no rosto.


Blush


Pele quente - O ideal é usa o tom mais para o pêssego, alaranjado ou o terratoca.


Pele fria - O ideal é usar um blush rosado, aquele rosa "menininha". O blush deve harmonizar com sua pele e ficar o mais natural possível.

Não existem regras para pela quente ou fria, e é um mito que toda pele negra é quente.


Você conhece a Análise Cromática?


A análise de coloração pessoal é um método que a Consultora de Imagem utiliza pra recomendar à sua cliente as melhores cores de roupa, maquiagem e cabelo.


Quer ficar por dentro de tudo do que acontece nesse atendimento? Eu te explico nesse jogo de perguntas e respostas super completo!



SIGA-NOS

  • Whatsapp Neuf
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram