top of page

Um pequeno manual de tipos de decote e golas e como usá-los

tipos de decote e golas e como usá-los

Quando falamos sobre blusas e vestidos, uma das partes que mais chama atenção, tendo o poder de valorizar nossa silhueta e transformar a comunicação da nossa imagem é o decote.


Dentre os mais conhecidos estão o decote em V, U, quadrado, assimétrico, canoa, frente única, gola alta e a blusa sem alças.


Hoje vou falar um pouquinho sobre o efeito visual que cada um causa e como altera a comunicação da sua imagem.


Tipos de Decotes e Golas



mulhe sentada com calça jeans e blusa tipo de decote em v

DECOTE EM V

O decote em V é um dos mais democráticos quando se trata de valorização da silhueta já que causa o efeito de alongamento.


É um ótimo aliado para quem tem a silhueta em triângulo, uma vez que traz a atenção para a parte superior do corpo, tirando o foco do quadril e equilibrando a silhueta.


O decote V passa uma imagem mais clássica, e, desde que não seja profundo, é o ideal em ambientes corporativos.


Por criar um espaço de pele à mostra, pode-se usá-lo com colares levemente menores que o decote, reforçando o ângulo em V ou com brincos mais compridos.


Não existe muito segredo na hora de usar o decote em V: só é preciso que você tenha em mente seu desejo de imagem e considere os tipos de acessórios (materiais e modelos) que irão te ajudar a chegar lá.


mulher usando tipo de decote em u

DECOTE EM U


O decote em U, apesar de ser bastante versátil, pode aumentar visualmente os seios, por isso, caso você tenha seios maiores, pode não ser o ideal caso você não tenha a região como foco.


No entanto, para quem quer trazer o foco para a região e aumentar visualmente os seios, o decote em U mais profundo ajuda a reforçar essas características.


Também é um decote mais clássico, e, desde que não seja profundo ou tenha transparência, funciona no ambiente corporativo já que é levemente mais comportado do que o decote em V.


O decote em U pode ser usado com colares mais compridos – de preferência que sejam apenas o cordão e pingente – trazendo assim o efeito de alongamento da silhueta proporcionado pelo decote em V, que nesse caso é projetado pelo delineado do colar.


Brincos menores irão valorizar mais esse tipo de decote.

mulher usando saia e camisa com tipo de decote assimétrico

DECOTE ASSIMÉTRICO


O decote assimétrico é dos mais criativos, podendo comunicar até mesmo uma imagem mais contemporânea dependendo do modelo da blusa ou vestido.


Esse decote aumenta a região dos ombros, sendo ideal para equilibrar uma silhueta em triângulo ou para reforçar uma silhueta em triângulo invertido.


A assimetria desse decote comunica elegância e modernidade com um toque de criatividade, já que é um recorte inesperado no desenho do corpo.


Por trazer um “peso” para a parte superior do corpo, o melhor jeito de usá-lo é com brincos menores ou mais curtos, ou até mesmo brincos assimétricos compensando a assimetria da blusa ou vestido.


Se a peça escolhida tiver volume na região da barriga ou mangas bufantes, é interessante evitar o uso de colares, a não ser que sua proposta seja uma imagem mais teatral.


mulher de vestido com decote quadrado

DECOTE QUADRADO


Esse modelo de decote valoriza o colo e visualmente causa o efeito de sustentação dos seios.


É um decote bem clássico e que ajuda a equilibrar a silhueta triângulo invertido, já que cria uma linha de término menor do que a linha original dos ombros.


Podendo, no entanto, aumentar visualmente a região quando se tem um decote mais próximo ao pescoço e causar o efeito contrário.


O decote quadrado é mais tradicional e tem um toque romântico, uma vez que remete aos vestidos de princesas.


Funciona muito bem quando combinado com chokers ou colares mais curtos e brincos menores e delicados.


mulher usando tipo de gola canoa branca

GOLA CANOA


O decote canoa é o oposto do decote quadrado, ou seja, aumenta visualmente a região dos ombros, trazendo o foco visual para a região superior do corpo.


É ideal para quem quer disfarçar o quadril, já que gera o equilíbrio da silhueta em ampulheta.


Esse decote valoriza os ombros e comunica uma imagem bastante elegante e refinada por ser um decote levemente mais estruturado.


Decotes canoa são perfeitos para eventos mais formais como jantares, por exemplo.

mulher usando gola tipo alta

GOLA ALTA


A gola alta é bastante elegante e clássica, trazendo um ar mais sério ao visual por ser mais fechada e discreta.


Em termos de silhueta, o equilíbrio vai depender do modelo, cor e estampa da blusa.


Uma blusa de gola alta sem mangas em uma cor mais escura irá diminuir visualmente os ombros, já que cria uma linha menor do que a linha dos ombros, ajudando a equilibrar silhuetas em triângulo invertido e, em contrapartida, ajuda a enfatizar silhuetas em triângulo.


A melhor maneira de usar acessórios com blusas de gola alta é pensando sobre o efeito visual que você quer causar.


A gola mais alta com brincos maiores causa um efeito mais dramático e imponente, já com brincos menores comunica uma imagem mais clássica e delicada.

tipos de decote e golas e como usá-los

DECOTE FRENTE ÚNICA


A frente única é dos decotes mais sensuais, sendo perfeito para as amantes do estilo sexy.


Por ter as costas livres a modelagem faz com que as peças frente única formem uma linha diagonal “cortando” os ombros.


Esse tipo de decote atrai a atenção para a parte superior do corpo, principalmente quando em tons mais intensos e com acabamento acetinado.


Peças com decote frente única não são apropriadas para os ambientes mais corporativos, no entanto funcionam muito bem nos momentos em que você quer causar impacto.


Quando se fala de acessórios, os brincos são a aposta mais interessante para um visual mais limpo e equilibrado, podendo ter comprimento de curto a médio.


Outro acessório a ser trabalhado aqui são os cabelos: vale a pena caprichar no visual para que se alinhe com seu objetivo de imagem.

tipos de decote e golas e como usá-los

BLUSA SEM ALÇA

A blusa sem alças valoriza o colo e chama atenção para a parte superior do corpo.


Pode comunicar desde uma imagem mais clássica e romântica quando em vestidos, quanto uma imagem mais sexy e elegante.


A modelagem sozinha não irá proporcionar equilíbrio para a silhueta, embora a alongue.


Esse decote é bastante democrático quando se trata de acessórios, já que deixa bastante pele à mostra.


Nesse caso vale apostar em colares maiores e mais chamativos (se condizer com seu estilo) e experimentar materiais diferentes como o acrílico e pedrarias mais pesadas.


Brincos mais alongados ou maiores também valorizam esse tipo de decote, chamando mais atenção para a região superior do corpo.

Conta pra gente: qual seu decote favorito?

blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
bottom of page