Um pequeno manual de tipos de decote e golas e como usá-los

Por Tay Fernandes

tipos de decote e golas e como usá-los

Quando falamos sobre blusas e vestidos, uma das partes que mais chama atenção, tendo o poder de valorizar nossa silhueta e transformar a comunicação da nossa imagem é o decote.


Dentre os mais conhecidos estão o decote em V, U, quadrado, assimétrico, canoa, frente única, gola alta e a blusa sem alças.


Hoje vou falar um pouquinho sobre o efeito visual que cada um causa e como altera a comunicação da sua imagem.


Tipos de Decotes e Golas


- Decote em V

- Decote em U

- Decote Assimétrico

- Decote Quadrado

- Decote Frente Única

- Gola Canoa

- Gola Alta

- Blusa sem alça


mulhe sentada com calça jeans e blusa tipo de decote em v

DECOTE EM V

O decote em V é um dos mais democráticos quando se trata de valorização da silhueta já que causa o efeito de alongamento.


É um ótimo aliado para quem tem a silhueta em triângulo, uma vez que traz a atenção para a parte superior do corpo, tirando o foco do quadril e equilibrando a silhueta.


O decote V passa uma imagem mais clássica, e, desde que não seja profundo, é o ideal em ambientes corporativos.


Por criar um espaço de pele à mostra, pode-se usá-lo com colares levemente menores que o decote, reforçando o ângulo em V ou com brincos mais compridos.


Não existe muito segredo na hora de usar o decote em V: só é preciso que você tenha em mente seu desejo de imagem e considere os tipos de acessórios (materiais e modelos) que irão te ajudar a chegar lá.


mulher usando tipo de decote em u

DECOTE EM U


O decote em U, apesar de ser bastante versátil, pode aumentar visualmente os seios, por isso, caso você tenha seios maiores, pode não ser o ideal caso você não tenha a região como foco.


No entanto, para quem quer trazer o foco para a região e aumentar visualmente os seios, o decote em U mais profundo ajuda a reforçar essas características.


Também é um decote mais clássico, e, desde que não seja profundo ou tenha transparência, funciona no ambiente corporativo já que é levemente mais comportado do que o decote em V.


O decote em U pode ser usado com colares mais compridos – de preferência que sejam apenas o cordão e pingente – trazendo assim o efeito de alongamento da silhueta proporcionado pelo decote em V, que nesse caso é projetado pelo delineado do colar.


Brincos menores irão valorizar mais esse tipo de decote.

mulher usando saia e camisa com tipo de decote assimétrico

DECOTE ASSIMÉTRICO


O decote assimétrico é dos mais criativos, podendo comunicar até mesmo uma imagem mais contemporânea dependendo do modelo da blusa ou vestido.


Esse decote aumenta a região dos ombros, sendo ideal para equilibrar uma silhueta em triângulo ou para reforçar uma silhueta em triângulo invertido.


A assimetria desse decote comunica elegância e modernidade com um toque de criatividade, já que é um recorte inesperado no desenho do corpo.


Por trazer um “peso” para a parte superior do corpo, o melhor jeito de usá-lo é com brincos menores ou mais curtos, ou até mesmo brincos assimétricos compensando a assimetria da blusa ou vestido.


Se a peça escolhida tiver volume na região da barriga ou mangas bufantes, é interessante evitar o uso de colares, a não ser que sua proposta seja uma imagem mais teatral.


mulher de vestido com decote quadrado

DECOTE QUADRADO


Esse modelo de decote valoriza o colo e visualmente causa o efeito de sustentação dos seios.


É um decote bem clássico e que ajuda a equilibrar a silhueta triângulo invertido, já que cria uma linha de término menor do que a linha original dos ombros.


Podendo, no entanto, aumentar visualmente a região quando se tem um decote mais próximo ao pescoço e causar o efeito contrário.


O decote quadrado é mais tradicional e tem um toque romântico, uma vez que remete aos vestidos de princesas.


Funciona muito bem quando combinado com chokers ou colares mais curtos e brincos menores e delicados.


mulher usando tipo de gola canoa branca

GOLA CANOA


O decote canoa é o oposto do decote quadrado, ou seja, aumenta visualmente a região dos ombros, trazendo o foco visual para a região superior do corpo.


É ideal para quem quer disfarçar o quadril, já que gera o equilíbrio da silhueta em ampulheta.


Esse decote valoriza os ombros e comunica uma imagem bastante elegante e refinada por ser um decote levemente mais estruturado.


Decotes canoa são perfeitos para eventos mais formais como jantares, por exemplo.

mulher usando gola tipo alta

GOLA ALTA


A gola alta é bastante elegante e clássica, trazendo um ar mais sério ao visual por ser mais fechada e discreta.


Em termos de silhueta, o equilíbrio vai depender do modelo, cor e estampa da blusa.