top of page

A volta da calça cargo e como utilizá-la de acordo com cada estilo


Todos nós sabemos que a moda é cíclica e que tudo o que vai, um dia volta.


Além disso, você já deve ter percebido que a moda sempre dá um jeito de adaptar peças de universos variadíssimos para o seu uso comercial.


Portanto, hoje eu quero falar sobre a volta da calça cargo, mas antes de adentrar no porquê deste retorno, primeiramente vamos conhecer (ou relembrar) o que é uma calça cargo.

mulher usando look com calça cargo estampa militar

Origem da Calça Cargo


Esta calça teve origem na segunda guerra mundial, sendo desenvolvida para o vestuário militar.


Seu grande diferencial era a quantidade de bolsos espalhados pelo modelo, na parte da frente, na parte de trás e nas laterais das pernas, o que possibilitava carregar munições e facilitava a movimentação dos soldados.


Após a guerra, ela seguiu marcando presença no vestuário dos trabalhadores que precisavam de modelos utilitários e práticos, vindo sempre em tecidos encorpados, como jeans, brim, sarja, etc e em cores neutras, como preto, marrom, caqui, cinza, off white ou mesmo o verde militar.

calça cargo em um look mais natural

Somente no final dos anos 90 e início dos anos 2000, foi que a calça cargo ganhou espaço no mundo fashion.


E isso explica muito sobre o retorno dela só agora, uma vez que estamos vivendo uma febre, chamada tendência Y2K, que traz todas as referências que bombaram nos anos 2000.


Ou seja, preparem-se para ver muito esta peça de volta ao streetwear, nas mais distintas composições e nos mais variados estilos.


E é claro que eu precisava trazer para você as inspirações de uso dessa calça em cada um dos estilos, afinal, aqui a gente se preocupa em te passar o conhecimento e também garantir que você coloque esses aprendizados em prática.



Então, vamos lá:


Calça cargo no Estilo Contemporâneo

hailey bieber usando calça cargo em um look contemporêno

Pra começar, vamos conferir a calça cargo no estilo que a trouxe de volta aos holofotes: o Contemporâneo.


Esse estilo é o responsável por lançar tendências, resgatando nossa essência mais fashionista, urbana e inovadora.


Perceba que nesse estilo, a calça cargo pode ter um design arrojado, a modelagem pode ser ampla conferindo ainda mais impacto ao visual e a composição, como um todo, acaba sempre comunicando ousadia e modernidade.


Calça cargo no Estilo Sexy

look com calça cargo e sandália alta no estilo sexy

Seguindo para o próximo, a mulher do estilo Sexy sempre vai preferir uma modelagem mais justa da calça cargo, uma vez que ela não abre mão de valorizar sua silhueta.


Como a calça sozinha não confere tanta feminilidade, ela vai escolher compôr o visual com elementos que equilibrem essa característica, tais como cintura bem marcada, pele à mostra sempre que possível, sandália alto de salto fino com tiras e uma postura poderosa e confiante, que lhe é inerente.


Calça cargo no Estilo Romântico

tassia naves com calça cargo rosa em um estilo romântico

Mantendo ainda essa mesma linha de pensamento, fazemos um paralelo ao estilo Romântico, que também preza por feminilidade, porém de maneira mais sutil, delicada e acessível.


Eu diria que o Romântico é o estilo que tem mais resistência de trazer a calça cargo pro seu guarda-roupa, visto que essa peça normalmente tem características mais pesadas e impactantes.


Mas tudo é possível com conhecimento e boa vontade!


Para a mulher romântica conseguir usar uma calça cargo, ela vai optar por um modelo de caimento leve, cintura também marcada, cores claras e opacas e pela combinação com itens mais suaves ou até fofos, como a estampa da blusa na referência.


Calça cargo no Estilo Natural

Agora, se a gente pensar em um estilo que pertence à calça cargo (e vice-versa) como nenhum outro, só podemos lembrar do Natural/Esportivo, que preza por praticidade e casualidade.


E o que é mais prático do que uma peça confortável e cheia de bolsos?


A calça cargo sozinha já representa muito a mulher desse estilo, especialmente com a modelagem mais folgadinha, e suas composições podem ser desde as mais básicas, com tênis e camiseta, até as mais elaboradas, com uma terceira peça soltinha e alguns acessórios.


E seja como for, esse estilo sempre esbanjará conforto e jovialidade com a calça cargo.


Calça cargo no Estilo Criativo

No estilo Criativo, o que vale (sempre) é a irreverência e originalidade.


A mulher desse estilo usará todo tipo de calça cargo, desde que as suas composições sejam mais, digamos, diferentonas.


Ela adora fazer uma brincadeira visual misturando estilos, cores, estampas, texturas e suas produções são tudo, menos básicas.


Vale lembrar que o estilo Criativo ama inserir acessórios irreverentes ao visual e isso vale também para chapéus, bonés e afins.


Ou seja, se a sua intenção é conferir criatividade ao visual com calça cargo, abra espaço para a sua intuição, para a liberdade e para a exclusividade de se vestir de um jeito só seu.


Calça cargo no Estilo Clássico

Para trazer a calça cargo para o universo do estilo Clássico, devemos nos atentar a certos códigos desse estilo, que conferem sempre mais seriedade, discrição, segurança e, em alguns casos, mais formalidade.


Isto é, a calça cargo para o estilo Clássico deve ter o mínimo de informações possível, sempre será num tom neutro, com bastante presença de linhas retas tanto no corte quanto nos detalhes.


Suas composições são mais tradicionais, com camisa de botão, scarpin, com blazer, colete ou peças de modelo formal, com bolsas estruturadas e cabelos arrumados, comunicando controle e firmeza.


Calça cargo no Estilo Elegante

E para o Elegante, que é um clássico repaginado com feminilidade e atualidade, a calça cargo também terá o seu espaço, numa releitura de forma equilibrada, através de tecidos mais fluidos, caimento leve, combinação com peças que trazem suavidade, tiras finas nos pés conferindo refinamento e, claro, acessórios luxuosos, incluindo bolsas sofisticadas, sempre de maneira discreta.


Outra forma de uso da calça cargo para a mulher desse estilo é a montagem do look numa harmonia monocromática, chic.


Afinal, a mulher desse estilo gosta de esbanjar elegância, finesse e requinte.


E agora que você já se inspirou nos seus estilos, que tal resgatar a sua calça cargo e criar os seus próprios looks com ela?


Ainda não sabe quais são os seus estilos?


O Encontre Seu Estilo é um serviço que visa o diagnóstico e desenvolvimento inicial do seu estilo e ele é dividido em três etapas, que podem ser feitas virtualmente com a sua consultora Neuf favorita!


Vem jogar o Jogo de Estilo Neuf com a gente e aprender a usar o que você gosta, da forma que te representa.

Posts recentes

Ver tudo

1 bình luận


Matheus Gomes
Matheus Gomes
08 thg 12, 2023

Acredito que as calças cargo assim como toda moda militar, é algo atemporal, sempre bom ter uma no guarda-roupa. Comprei a minha na https://orbitalcompany.com.br/

Thích
blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
bottom of page