top of page

O street style e a criação de imagens na Consultoria de Estilo

Quando pensamos em street style (o estilo das pessoas que andam pelas ruas), é impossível não lembrar de Scott Schuman e seu blog The Sartorialist. Há 15 anos, o fotógrafo divulga imagens de looks inspiradores, de pessoas famosas ou não.


Scott foi pioneiro nessa estética mais descolada de fotografia. E as semanas de moda internacionais são um prato cheio para vermos as tendências da passarela sendo incorporadas no dia a dia.


Fonte: The Sartorialist


Street style é apenas um dos formatos da fotografia de moda. E hoje, com a tecnologia que temos na palma das mãos, qualquer um pode se tornar um fotógrafo de street style.Outro site que aposta nesse formato para ilustrar seus conteúdos é o The Blonde Salad, da digital influencer Chiara Ferragni.


Em outubro do ano passado, tive a oportunidade de participar de um shoot* em Milão. A experiência foi parte do módulo internacional da minha especialização em Fashion Styling pelo Istituto Europeo di Design – IED. Foi uma oportunidade incrível de trabalhar ao lado de profissionais do mercado, com diversas nacionalidades.


Para a foto em si, nosso objetivo era construir uma imagem em estúdio cuja estética remetesse ao street style. Para o acting da nossa modelo, pedimos então menos “carão” e movimentos mais naturais.



Fonte: arquivo pessoal


Street style nos remete a: movimento, naturalidade, urbano, dinamismo, ação. Para o styling, nossa proposta foi trazer elementos do estilo casual/esportivo ao look, com formas simples e cores neutras. Recentemente, falei sobre os estilos universais em artigo aqui no blog.


As peças esportivas começaram a ser usadas fora do seu ambiente original nas décadas de 70 e 90, a exemplo do top cropped e do tênis.