top of page

O street style e a criação de imagens na Consultoria de Estilo

Quando pensamos em street style (o estilo das pessoas que andam pelas ruas), é impossível não lembrar de Scott Schuman e seu blog The Sartorialist. Há 15 anos, o fotógrafo divulga imagens de looks inspiradores, de pessoas famosas ou não.


Scott foi pioneiro nessa estética mais descolada de fotografia. E as semanas de moda internacionais são um prato cheio para vermos as tendências da passarela sendo incorporadas no dia a dia.


Fonte: The Sartorialist


Street style é apenas um dos formatos da fotografia de moda. E hoje, com a tecnologia que temos na palma das mãos, qualquer um pode se tornar um fotógrafo de street style.Outro site que aposta nesse formato para ilustrar seus conteúdos é o The Blonde Salad, da digital influencer Chiara Ferragni.


Em outubro do ano passado, tive a oportunidade de participar de um shoot* em Milão. A experiência foi parte do módulo internacional da minha especialização em Fashion Styling pelo Istituto Europeo di Design – IED. Foi uma oportunidade incrível de trabalhar ao lado de profissionais do mercado, com diversas nacionalidades.


Para a foto em si, nosso objetivo era construir uma imagem em estúdio cuja estética remetesse ao street style. Para o acting da nossa modelo, pedimos então menos “carão” e movimentos mais naturais.



Fonte: arquivo pessoal


Street style nos remete a: movimento, naturalidade, urbano, dinamismo, ação. Para o styling, nossa proposta foi trazer elementos do estilo casual/esportivo ao look, com formas simples e cores neutras. Recentemente, falei sobre os estilos universais em artigo aqui no blog.


As peças esportivas começaram a ser usadas fora do seu ambiente original nas décadas de 70 e 90, a exemplo do top cropped e do tênis.




Esse estilo reflete demais o espírito do nosso tempo. Lá em 2015, tivemos o surgimento da tendência Athleisure, que mistura elementos casuais a peças mais formais. Falei sobre isso em meu último artigo disponível aqui. É o hi-lo como truque de styling.


Aqui, o toque fashionista fica por conta do salto em lugar do tênis para tirar o combo t-shirt + jeans do lugar comum.


Já o trench coat é uma peça super versátil. Suas formas retas são desconstruídas quando sobreposto pelo capuz do moletom, que é uma peça bem informal.


Quando criamos um look, montamos um verdadeiro quebra-cabeças por meio da harmonia e contraste entre as peças. Consegue perceber o efeito que temos contrastando peças esportivas a elementos mais refinados? Por exemplo, surpreendendo ao usar o salto com a meia esportiva?

À primeira vista pode parecer estranho, mas pense na mensagem que essa composição comunica.


Pense na mulher contemporânea, moradora de uma metrópole, que quer se sentir arrumada, mas sem perder a praticidade na correria alucinante do seu dia a dia, entre compromissos do trabalho, academia, happy hour...


Essa mulher poderia muito bem morar em Milão, ou em São Paulo. Ela comunica adjetivos relacionados à nossa sociedade atual.


Na moda, bebemos do passado e traduzimos para o presente, sem perder de vista tudo o que acontece à nossa volta. A moda é um espelho da sociedade.


Fonte: arquivo pessoal


Outra característica dos anos 90 que incorporamos nesse styling foi o minimalismo. Não temos muitos adereços. Os acessórios têm formas simples.


Na beleza, o famoso “make nada”. Foram usados poucos produtos, apenas para dar um glow natural à pele da modelo (e criar essas sardinhas que podemos notar). Os birotes no alto da cabeça também remetem à praticidade.


Criando imagens na Consultoria de Estilo


O que eu acho mais fascinante na moda é que ela é para todo mundo. E, a partir do surgimento da internet, qualquer pessoa pode ser protagonista. A internet deu voz a todos os públicos que não estavam nas páginas de uma revista por não cumprirem com padrões estabelecidos ao longo das décadas. Trouxe à tona movimentos por corpos e belezas reais. A auto aceitação é a bola da vez. E é um gesto grandioso que fazemos por nós mesmos e, consequentemente, pelos outros.



Fonte: Pinterest


Eu sempre digo que todo mundo tem estilo, pois cada pessoa é única, com sua visão individual de mundo, interpretando o que está à sua volta de forma singular.


Quando nos vestimos, mesmo sem querer, estamos comunicando algo. Nossas roupas são códigos não-verbais que contam uma história e passam uma mensagem.


Na Consultoria de Estilo, decodificamos a mensagem que você quer passar, por meio de formas e cores, e alinhamos a forma como você se enxerga à forma como os outros te enxergam.


É tudo uma construção, que fazemos juntos, em busca da sua verdadeira essência.


É fato que a era das mídias sociais trouxe também uma profusão gigantesca de referências. E muitas vezes nos perdemos em meio a tantos estilos, construções e imagens que admiramos e nas quais queremos nos espelhar.


O segredo, e o que trabalhamos na Consultoria de Estilo, é a identificação de quais elementos que de fato refletem quem você é ou como pretende se mostrar ao mundo.

No momento do styling, da construção dos seus looks, te ensino como juntar as peças do seu próprio quebra-cabeças. Meu objetivo é te fazer se enxergar nas roupas que veste, se sentindo confortável nesse papel.



Fonte: Pinterest


A ideia de gosto pessoal é muito subjetiva e repleta de preconceitos. Te guio para viver de acordo com a sua essência e confiante das suas escolhas de moda.


Espero que tenha gostado dessa abordagem da moda das ruas e que tenha entendido um pouco mais a fundo o processo de criação de um look!


*Créditos

- Produção: Pro*Lab Production @prolabproduction

- Foto: Matthieu Hoarau @matthieuhoarau

- Direção artística: Carlo Concato @carloconcato / Mara De Marco @marademarcomua

- Beleza: Eleonora Ciatta @eleonoraciatta.mua for @prolabagency

- Styling: Fiammetta Moscatelli @fiammettamoscatelli


 


O que me encanta na Consultoria de Imagem é trabalhar a Moda como eu acredito: com foco no autoconhecimento e no amor-próprio das nossas clientes. Essas são as grandes verdades que norteiam a minha evolução pessoal.


Sou Pós-graduada em Marketing e Comunicação, cujas competências andam lado a lado com a criação de imagens de Moda. Sou formada em Coloração Pessoal pelo Studio Immagine e estou concluindo minha formação em Fashion Styling pelo Istituto Europeo di Design - IED São Paulo, tendo realizado a etapa internacional do curso no IED de Milão. Fui também aluna de Mentoria Técnica com a Letícia Becker para aprofundar ferramentas e técnicas da Consultoria de Estilo.


blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
bottom of page