top of page

Tire todas as dúvidas sobre o Teste de Cor!

O Teste de Cor é um método que a Consultora de Imagem utiliza pra recomendar à sua cliente as melhores cores de roupa, maquiagem e cabelo.


Quer ficar por dentro de tudo do que acontece nesse atendimento? Eu te explico nesse jogo de perguntas e respostas super completo!


teste de Cor
O objetivo do Teste de Cor é realçar sua beleza natural

1- O que é o teste de cor?


No teste de cor eu analiso características da sua pele pra te indicar quais cores ficam melhores em você.

Eu utilizo o método sazonal expandido, com as quatro estações e seus desdobramentos e, por meio da comparação de tecidos com diferentes características próximos ao seu rosto, eu consigo te dizer quais são as cores que harmonizam melhor com a sua beleza natural, te deixando mais jovem, mais bonita.

As características que eu avalio são: o contraste, que é a relação entre os tons da sua pele, olhos, sobrancelhas e cabelos; a temperatura, se você tem a pele quente ou fria; a intensidade, ou seja, se você fica melhor com cores mais vibrantes ou mais suaves; e a profundidade, onde analiso como você reage a tons claros e escuros.


teste de Cor
Medindo o contraste com foto p&b para avaliar a distância entre os tons do seu rosto, cabelo, sobrancelhas

2 – Como é a dinâmica do teste de cor?

Ele é um atendimento presencial. Tem duração de mais ou menos 1 hora e 30 minutos. E precisa ser feito sem maquiagem.

No início do atendimento eu faço uma explicação breve sobre cores e sobre contraste.

Durante todo o teste você tem um espelho na sua frente e eu vou te guiando, te mostrando como a sua pele reage com os tecidos.

Ao final, chegamos à sua cartela de cores. E eu ainda peço pra você trazer sua maquiagem, que eu analiso pra ver se está nos tons corretos.


3 – Mas o teste só pode ser feito presencialmente?


Sim! Inclusive, é feito durante o dia, quando temos luz natural, e eu também uso uma luz led neutra.


Impossível chegar ao resultado correto fazendo por vídeo, à distância, por conta da interferência das cores e luzes do monitor.


teste de Cor

4 – E o que tem na cartela de cores?


Ela te mostra as suas cores premium, que são aquelas que mais te favorecem, que vão te deixar maravilhosa! Se você tiver que escolher um vestido, por exemplo, aposte nessas cores e você vai arrasar! Te mostra também os seus tons de nude. O que vai mudar: peles quentes terão nudes mais amarelados. Peles frias terão nudes mais rosados.


A cartela te mostra também os seus tons neutros. Nem todas as pessoas têm o branco e o preto na cartela. O neutro pode ser o off-white, tons terrosos, nas cartelas quentes; e um cinza, um rosadinho nas cartelas frias.


A cartela traz todas as suas cores recomendadas, dos tons mais claros aos mais escuros.


As suas cores de make e de cabelo.


E, no final, traz combinações de cores pra te inspirar. Desde as combinações entre os neutros pra quem está começando, até combinações mais contrastantes e mais ousadas. E vale combinar tudo: roupa, acessórios, sapato.


teste de Cor
Combinando os tons da sua cartela

5 – Então terei cores que eu estarei proibida de usar depois do teste?


Não! Você não precisa se desfazer de nenhuma roupa caso a cor dela não esteja na sua cartela.


Primeiro, o foco é na parte de cima, nas cores que estão próximas ao seu rosto. Não te prejudica tanto usar uma cor fora da sua cartela na parte de baixo. Segundo, se você tem uma blusa ou um vestido fora da cartela, a ideia é equilibrar com acessórios e make na cor correta.


6 – E se eu descobrir que só tenho roupas nas cores fora da minha cartela? Ou se eu não gostar da minha cartela?


Pela minha experiência nos atendimentos, a gente tem um feeling do que combina melhor com a gente mesma. Muitas vezes a gente coloca uma roupa que viu no Instagram, na vitrine, e sente que não caiu bem, por algum motivo. A gente sente que não nos valorizou. E muitas vezes pode ser a cor. E se acontecer de você ter muitas peças fora da cartela, não precisa ficar desesperada. Eu te ajudo a ir equilibrando com os acessórios, com a make. E te garanto que você vai ver a diferença. Às vezes a gente nunca experimentou determinada cor e no teste percebe que fica linda. Só peço pra cliente vir de coração aberto.


Fora que a cartela vai te dar muitas possibilidades de cores. Se você não gosta de amarelo, por exemplo, vai ter um mundo de outras possibilidades para usar.


As cartelas frias terão mais pigmento azul, puxarão mais para o rosa. E as cartelas quentes terão mais pigmento amarelo, puxando mais pro coral, pros terrosos. E, por exemplo, existe um rosa mais quente. Ele aparece na cartela quente também.


7 – Qual a maquiagem ideal para uma pele fria e para uma pele quente?


Na pele fria é puxando tons para o rosa, o berinjela, o bege. Na pele quente é para o coral, pêssego, dourado, bronze, marrom. Pensando em base, no blush, na sombra, no batom.


teste de Cor
Suas cores de make na cartela

8 – Mas como eu consigo diferenciar os tons na hora de comprar roupa, maquiagem?


Você leva a sua cartela com você, física ou no formato online que disponibilizamos no aplicativo MOSTY.


E, pra treinar seu olhar, o ideal é você ir comparando. A maquiagem causa mais dúvidas. O batom vermelho, por exemplo. Tem o vermelho quente, mais aberto, puxando pro alaranjado. E o vermelho frio, puxando pro cereja. O Ruby Woo, da MAC, é um super queridinho e é frio. Já o Lady Danger também da MAC é um vermelho quente.


As marcas de maquiagem costumam especificar se a base é quente, fria, por exemplo. A paleta de sombras Naked, que também é uma queridinha, da Urban Decay. A Naked 2 é a que puxa pra pele quente, com marrom, dourado, bronze. Essas informações com os nomes das maquiagens mais indicadas pra você eu também te envio em um material no final do atendimento.


teste de Cor
Suas cores de cabelo também aparecem no app MOSTY

9 – Como acertar na hora de mudar a cor do cabelo?


Primeiro, siga sempre o seu contraste natural, que é a distância entre a cor da sua pele, olhos, cabelos, sobrancelhas. E o que fica mais harmônico sempre se aproxima mais do natural. Segundo, os tons. E em relação ao loiro, é bom ter em mente que o loiro frio é mais acinzentado e o loiro quente cai pro dourado. Já em relação ao ruivo, o tom quente é mais acobreado, como o da Marina Ruy Barbosa. O ruivo frio é mais escuro, mais vinho. Se você for pra um loiro ou ruivo diferente do seu ideal, você vai sentir que precisa carregar mais na maquiagem pra equilibrar o visual.


Temos um serviço especial para corte e coloração capilar, ele se chama +Cabelos. É um serviço 100% online tem como principal objetivo te ajudar a encontrar a cor e o corte de cabelo que vão valorizar seu rosto e atender seus desejos de imagem.


10 – E quais são os mitos ou exceções sobre os tipos de peles?


Tanto as pessoas com pele negra quanto orientais podem ter o fundo da pele acinzentado, frio, ou, amarelado, quente. E isso a gente descobre no teste.

Além disso, existem peles em que a temperatura não é uma característica muito relevante, são peles mais neutras, com o subtom quente ou frio.


E a pele oliva, que é uma pele com aspecto de pele quente, amarelada, mas que reage positivamente com tons frios. A pele oliva é resultado da nossa miscigenação. Ela foge à regra do que falamos, é uma exceção. E no caso da pele oliva, a pessoa sente que a pele é amarela, mas a base amarela não cai bem. Indicamos fazer uma mistura de duas bases, uma com fundo rosado e outra com fundo amarelado. Já que a base precisa ficar natural, se fundir com a cor da nossa pele. Batom e blush o ideal é usar mais nos tons frios.


Há também as peles com rosácea, que têm o aspecto rosado, mas podem ser quentes ou frias.


Ou seja, a profissional que faz o teste de cor tem muitas variáveis pra analisar durante o atendimento e não podemos generalizar os resultados.

Se você ainda tem dúvidas sobre o teste de cor, me fala e eu vou te ajudar!


 

O que me encanta na Consultoria de Imagem é trabalhar a Moda como eu acredito: com foco no autoconhecimento e no amor-próprio das nossas clientes. Essas são as grandes verdades que norteiam a minha evolução pessoal.

Aprender sobre Moda sempre foi um hobby em minha vida e uma profissão com a qual sonhava desde o início da minha carreira na área de Marketing e Comunicação Corporativa.

Ao longo da minha trajetória profissional, sempre fui apaixonada pela arte de comunicar e de transmitir conhecimento às pessoas, mas nunca fui 100% feliz ou realizada. Faltava comunicar algo que realmente transbordasse meu coração!

Entrei em uma jornada de autoconhecimento por conta do meu momento profissional que reverberou lindamente em todas as áreas da minha vida. E as minhas certezas sobre o papel da Moda na minha caminhada só se tornaram mais fortes. Havia chegado o momento.

Conheci a Neuf, me encantei pela Consultoria de Imagem e por essa mistura de experiências, estilos e personalidades das Consultoras, o que só nos faz crescer.

Pós-graduada em Marketing e Comunicação, cujas competências andam lado a lado com a criação de imagens de Moda por meio da Consultoria de Imagem, sou formada em Coloração Pessoal pelo Studio Immagine e estou me especializando em produção de moda pelo Istituto Europeo di Design - IED São Paulo.

Posts recentes

Ver tudo
blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
bottom of page