top of page

Cores que combinam com o preto.

Hoje, eu vim conversar com você sobre a cor preta. Especificamente das cores que combinam com o preto e com estampas, mas para isso, vamos começar do começo.


O preto é uma das cores mais polêmicas do mundo. A começar pelo fato de que o preto sequer é uma cor, mas sim, a ausência de pigmentos.


Não irei me estender muito nesse quesito, muitos de vocês já aprenderam isso na escola e eu quis focar em termos práticos.


Amado por muitos, nem tanto por outros, o fato é que o preto é uma “cor” que traz consigo alguns mitos.


A cor preto é Universal?


Quem nunca ouviu a frase “a cor preto é universal” ou “a cor preto cai bem em todo mundo” ou até mesmo “leva o preto, que combina com tudo”? I


sso tudo é passado adiante como verdade absoluta, mas nem sempre condiz com a realidade prática (que fique claro: não há verdades absolutas dentro da Consultoria de Imagem).


Assim como todas as cores, a cor preto tem seu significado e passa uma mensagem subjetiva, além do peso visual.


O preto comunica formalidade, elegância, sofisticação, poder, mas também passa uma mensagem de distanciamento, afastamento e algumas pessoas buscam usar o preto como uma forma de discrição, de não chamar atenção, até de se esconder do mundo (o preto parece nos passar uma ideia de auto-proteção).


mulheres usando looks preto monocromático, afinal, preto é uma das cores que combina com preto

Eu não vim aqui mudar nenhum desses conceitos ou significados e queria pontuar, antes de mais nada, que eu adoro o preto e fico muito feliz em tê-lo em minha cartela!


Mas quero trazer essa reflexão para as próximas vezes que você for escolher seu look ou fazer as suas compras.


Não sou fã do conceito de universalidade de cor nenhuma, muito menos do preto, que nós sabemos que é capaz de “matar” algumas cores quando combinadas com ele, parecendo absorver a beleza de uma combinação colorida.


O que existe são cores que, quando combinadas com outras cores (com o preto por exemplo), possuem um efeito, seja positivo ou negativo.


Eu sou do time de que cor, a gente combina com cor (vide as harmonias de cores que a Beta Sanches tão bem descreveu aqui no blog).


A cor preto, por ser muito intenso (puro) e escuro (profundo), pode ficar muito bem quando combinado com outras cores que, assim como ele, mantêm essa mesma intensidade e/ou profundidade, tais como: preto com marinho, verde militar, marsala, roxo, por aí vai.


Ele combina muito bem também com tons neutros, tais como cinzas e brancos, por exemplo, mas isso não é novidade, né?!


mulheres vestindo combinações de diversas cores que combinam com a cor preta
Preto com marinho, verde militar, marsala, roxo

Cores que combinam com o Preto


Preto e Candy Colors


Agora pensa comigo: a cor lavanda, o azul serenity (bebê), até o verde-menta (tendência da estação) ou qualquer outra Candy Color, será que harmonizam tão bem com o preto?


Ou será que o preto não valoriza tanto essas cores?


Já parou para testá-las com outras cores, em vez de ir pelo caminho “fácil” (porém tortuoso rsrs) do bom e velho preto?


cores que combinam com preto exemplos de Candy Colors
candy colors na cartela de cores, uma opção para combinar com o preto
Candy Colors

Preto e Estampas

E quando a gente passa para a questão estampas, a situação exige ainda mais critérios para a utilização do preto.


Começando pela Regra de Ouro das combinações das estampas, escolha usar o preto sempre que na estampa da outra peça tenha a cor preta, seja no plano de fundo ou na estampa propriamente dita. Aliás, essa regra não é nem de ouro, é Regra de Diamante, porque é válida para todas as cores (grave isso para a vida)!


Sempre que quiser combinar estampas, busque pontos de conexão entre elas, ou seja, escolha peças que possuam as mesmas cores entre si, trazendo sentido para a montagem.


Isso também vale para combinar estampas com peças lisas, criando conexão entre as mesmas.


Caso contrário, é provável que você não alcance o efeito desejado e o estilo da produção saia totalmente fora do esperado.


Fica a dica: a cor preta funciona muito bem quando combinada com estampas que tenham preto na composição, por exemplo um floral com plano de fundo preto ou que possua o preto nos detalhes.

Sendo assim, concorda comigo que uma saia floral (que não tem preto na sua composição) não fica tão legal ou estilosa com uma blusa preta? Ou que um vestido estampado, colorido não harmoniza tão bem com um sapato preto?


tiana dorea usando estampas que também podem ser usadas com a cor preta
Preto e Estampas

Para finalizar, venho ressaltar aqui que os detalhes da produção dão muito mais charme quando inserem pontos de cor no look.


"Como assim, Tiana?" Se você está usando um look todo preto e insere cor nos detalhes, como no sapato ou na bolsa, ponto pra você: está trazendo cor para a produção de forma moderna e estilosa. Já o caminho inverso, não tem o mesmo impacto de estilo.


Ou seja, usar um look colorido e trazer o preto no sapato, por exemplo, pode pesar visualmente na produção, desvalorizando o jogo de cores e prejudicando a informação de estilo do look

cores que combinam com o preto  - detalhes

Lembrem-se: para uma cor combinar bem com o preto, é ideal que ela siga a mesma intensidade e/ou profundidade dele, ok?!


Vamos nos aprofundar nesse assunto, mas mais especificamente em como aplicar o preto nos acessórios, bolsas, cintos, sapatos.



Volta e meia, escutamos alguém dizer pra levar o sapato preto, que é “coringa”, ou um “põe esse cinto preto, que combina com tudo”...será mesmo?


Vamos lá!


Pensa comigo: você está usando um look colorido, no qual você harmonizou super bem as cores.


Faz sentido quebrar essa harmonia com um acessório preto?


Por que não lançar mão de um outro que tenha cor?


Ou mesmo um metalizado, seja dourado, prateado, cobre, rosé...Ou se ainda assim você achar muito, que tal ir pelo caminho do nude, gelo, off, bege?


Garanto que esses tons vão te auxiliar a manter a informação de estilo no seu look.


De forma contrária, pegar um look com cor, especialmente as claras e suaves, e arrematar com um acessório preto, é tirar o estilo da produção.


O acessório preto tem um peso e desvia a intenção de look pensado, conectado, ou seja, estiloso.


Para ele fazer sentido na produção, alguma peça no look já deve trazer esta cor, de forma a criar conexão.


E se isso tudo não te convenceu, pelo menos reflita comigo que usar uma roupa colorida com, por exemplo, uma bolsa preta, seria o que “todo mundo” faria, né?


O lugar comum, diríamos assim. Mas para quem visa o estilo, a expressão de sua identidade, o diferencial, isso não faz tanto sentido.


“Então quer dizer que eu não devo mais usar nada preto?”

De forma alguma!


Inclusive, aproveito para repetir a nossa máxima: você pode o que quiser!


Mas é importante treinar nosso olhar para aquilo que está de acordo com nosso desejo de imagem, e se eu quero ser mais estilosa, por exemplo, é ideal que eu preste mais atenção no que comunica estilo nos looks.


Então, deixo essa dica para você: toda vez que você se produzir com um look harmônico e colorido e pensar em arrematar com acessórios pretos, dê uma chance a uma das outras cores citadas ali em cima, e note como tudo fará mais sentido!



 

Como usar a cor preta a seu favor


Ao se vestir, você pode tudo o que te faz feliz!


Se você não tem preto na cartela, significa que a cor não te favorece quando usada próxima ao rosto, pois provavelmente é muito escura.


Ou seja, ela pode trazer alguns efeitos não desejados à sua imagem como, por exemplo, um ar de cansaço ou olheiras.


Em lugar do preto, o grafite pode aparecer em alguns casos como opção, com a profundidade correta para a sua pele.


O azul marinho, um azul ou verde mais escuro ou um tom berinjela também são excelentes curingas para combinações mais neutras que pedem um pouco mais de profundidade.


Uma dica para suavizar o efeito da cor preta usada na parte superior – se ela não favorece a sua imagem – é deixar mais pele à mostra.


Dê preferência para peças que mostrem mais o colo ou braços. Ou, ainda, aposte na transparência.


 cores que combinam com preto

“Usar preto reduz a silhueta”.

Quando nos vestimos, brincamos com o efeito óptico das cores e das formas das nossas roupas.


É fato que as cores frias, escuras e suaves diminuem visivelmente a silhueta em relação às cores quentes, claras e intensas.


Mas, precisamos também levar em consideração a textura e o volume que o tecido cria.


Pense na comparação entre uma jaqueta de couro preta estruturada e um cardigã claro alongado com caimento molengo.


O couro traz um maior peso visual, tem textura, adicionando volume em relação à outra peça.


“Um vestido preto será sempre arrumado”.

Viver em sociedade nos leva a uma necessidade de adequação aos ambientes, especialmente no trabalho.


Por medo de errar ou pela falta de confiança de dar vida ao seu estilo pessoal, imagino que você já tenha optado por esse caminho mais “seguro” do tubinho preto, por exemplo, para se sentir bem vestida e integrada a determinado círculo social.


Bem, a cor preta comunica diversas mensagens, dependendo da forma como for combinada aos outros elementos da roupa.


Transmite sofisticação e elegância, especialmente se vier acompanhada de fluidez. Quando em um tecido mais encorpado, como uma alfaiataria, fala de seriedade, maturidade.


Pense em conjunto preto de calça social e blazer com cortes retos. Bem formal, não é mesmo? Gera um certo distanciamento com o outro.


 cores que combinam com preto

"Não gosto de ficar trocando de bolsa. Então, tenho uma bolsa preta que combina com tudo”.


A mesma lógica do item anterior. Focar só no preto pode te limitar e muitas vezes não trazer o visual sutil que você busca.


Pense em um look monocromático ou tom sobre tom com cores claras e/ou intensas. Bolsa e sapato preto contrastam com o look e ganham talvez mais personalidade do que você gostaria. De novo, vai da sua intenção.


Para harmonizar melhor com a suavidade do look neutro e claro, que tal apostar em acessórios nudes, beges?


Mas, se a ideia é trazer um pouco mais de drama, de irreverência à sua imagem, a opção de um cinto largo preto e contrastante no look pink, como abaixo, faz todo o sentido.


Será que a cor preta é sempre coringa?


Não se trata de uma regra, mas é uma percepção nossa.


Para mostrar que nem sempre o preto é coringa, fizemos esse vídeo prático, demonstrando como o preto, muitas vezes, acaba derrubando o seu look, especialmente quando optamos por peças mais claras e sem nenhum ponto escuro na produção, como já falamos anteriormente.


Para entender direitinho o que estou falando, é só dar o play aí no vídeo.




Tente aplicar essas dicas no seu dia a dia e traga mais cores e informação de estilo pros seus looks.


Espero que tenha curtido a leitura e até breve!


Posts recentes

Ver tudo
blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
bottom of page