BLOG

whats png.png
  • Isa Faggion

O que as formas e as cores das nossas roupas comunicam.

Atualizado: Jun 19

Por Isa Faggion


Vestir-se é um ato de comunicação. Escolhemos nossas roupas a cada manhã com base em diferentes questões como: conforto, temperatura, cor preferida ou, simplesmente, de forma inconsciente.


Mas, mesmo contra a nossa vontade, nossas roupas comunicam algo sobre nós para quem nos vê. E sabemos também que o outro define a imagem que tem sobre nós em poucos segundos.


É uma comunicação não-verbal que carrega consigo uma simbologia das cores e das formas.


Cada cor tem um significado, comunica uma mensagem e nos passa alguma sensação.


Como Consultora de Estilo, ajudo meus clientes a traduzirem em suas roupas seus valores e a mensagem que querem passar de si próprios, com autenticidade e confiança.


Ao se vestir, guie-se por adjetivos


Em primeiro lugar, por mais que a cada dia você queira se vestir de uma maneira, saiba que você tem o seu próprio estilo. Afinal, você faz escolhas de moda a todo momento, inclusive se inspirando em determinados perfis no Instagram ou comprando em determinada marca.


Na Moda, foi criado o Conceito dos 7 Estilos Universais. São eles: Esportivo/Casual, Natural, Clássico, Expressivo/Criativo, Sexy/Exuberante, Dramático/Moderno, Romântico/Retrô.


Quer descobrir o seu Estilo? Vem com a Neuf.




Mas eu quero te convidar a sair dessas caixinhas. Afinal, a grande maioria de nós é uma mistura de vários desses estilos. Quero você pense sua roupa a partir das sensações que ela transmite, dos adjetivos que ela carrega.


Em seguida, vou te ensinar a combinar peças com diferentes estruturas e cores para chegar à imagem que quer criar. Essa forma racional de encarar o ato de se vestir vai te ajudar muito quando, por exemplo, estiver em uma transição de uma carreira formal para uma mais casual, em que precise imprimir uma sensação de maior proximidade, de acolhimento e de abertura ao outro.


Ou, quando quiser imprimir o efeito contrário e precisar demonstrar uma maior dureza com o seu look.


Não existe certo ou errado na hora de se vestir. O que importa é você se sentir bem e estar seguro da mensagem que está transmitindo. A Consultoria de Estilo te ajuda a encontrar o seu tom, indicando as peças que melhor retratam quem você é, de acordo com as suas necessidades.


Entendendo o significado de cores e formas


Ao longo das décadas, foi criado um senso comum em termos do que o nosso cérebro associa ao universo feminino/masculino, ou à vestimenta de trabalho/lazer. Muitos conceitos já foram e estão sendo modificados (ainda bem!). Padrões antigos estão sendo refeitos pelas próprias mudanças da sociedade e das novas formas de trabalho. Muitos ambientes de trabalho tradicionalmente formais estão trazendo a informalidade para dentro. Afinal, os tempos mudaram e as novas gerações não querem fazer parte de uma linha de produção.


Mas, ja que compreendemos o mundo ainda muito por esses adjetivos construídos ao longo dos tempos, vale entender o significado das cores e das formas na hora de montar o seu look.



Looks mais casuais:


- usam cores mais claras, quentes e vivas.

- têm formas mais arredondadas: são os tecidos com texturas, com caimento desestruturado, de muito movimento e as estampas em formas arredondadas, coloridas.

- associamos a aconchego, proximidade, flexibilidade, descontração.

- essas formas remetem historicamente ao feminino e ao romântico.

- pense em babados, estampas florais, fluidez, tricôs


Looks mais formais:


- usam cores mais escuras, frias e suaves.

- têm formas mais retas: são os tecidos mais rígidos, com caimento estruturado, de pouco movimento, lisos ou com estampas discretas, em formas retas.

- associamos a seriedade, distanciamento, profissionalismo, rigidez.

- essas formas remetem historicamente ao universo masculino.


Criando looks que saem do óbvio


Se você quer criar produções mais fashionistas, que saem do lugar comum, experimente misturar elementos contrastantes. Veja o exemplo da construção abaixo, que o Reinaldo Lourenço desfilou na última São Paulo Fashion Week.


Tem o blazer, que é uma peça mais formal, mas que veio nesse azul vibrante totalmente fora do tradicional. E ele é combinado a um elemento super romântico, fluido e feminino, que é o plissado. A meia arrastão é um elemento com uma carga sexy e exuberante. E os acessórios com spikes, assim como o sapato, carregam um peso e uma dramaticidade.


Em sua coleção, o estilista fez um contraponto entre o peso e a leveza. Misturou alfaiataria, romantismo e modernidade, atualizando todos esses elementos por meio de cores, formas e composições por contraste.



Inspire-se nas composições abaixo para trazer um toque fashionista aos seus looks do dia a dia




Brinque com as cores em peças de cortes mais clássicos e que tradicionalmente compomos com preto, branco e cinza.


O sapato é parte essencial do look. Como na foto abaixo, o tênis branco confere contemporaneidade e casualidade ao look.


A t-shirt é um elemento super despojado, que quebra a seriedade da saia midi.


Espero que tenha curtido a leitura!


Se tiver qualquer dúvida na hora de montar looks, me manda uma mensagem!



Quem é Isa Faggion


O que me encanta na Consultoria de Imagem é trabalhar a Moda como eu acredito: com foco no autoconhecimento e no amor-próprio das nossas clientes. Essas são as grandes verdades que norteiam a minha evolução pessoal.


Pós-graduada em Marketing e Comunicação, cujas competências andam lado a lado com a criação de imagens de Moda por meio da Consultoria de Imagem, sou formada em Coloração Pessoal pelo Studio Immagine e estou me especializando em produção de moda pelo Istituto Europeo di Design - IED São Paulo.