BLOG

whats png.png
Buscar
  • Blog da Neuf

Qual a diferença entre vintage e retrô?

Atualizado: Jul 26

Por Juliana Berman



Vintage e retrô são coisas diferentes. Apesar de os dois remeterem a ideias, estéticas e conceitos antigos, é preciso que saiba o que é um e o que é outro.



Vintage vem de uma expressão inglesa: ‘Vint + age’, utilizada pelos produtores de vinho que significa ‘a idade do vinho’. Como vocês sabem, um vinho de qualidade, quanto mais antigo, melhor ele fica. E essa ideia veio também para outros produtos.



Para considerarmos uma peça vintage, ela precisa ter pelo menos duas décadas de existência e precisa fazer sentido ainda hoje. Sabe o blazer ou os óculos que você comprou no brechó? Eles são vintage. A calça baggy - ou mom jeans - que todo mundo está usando hoje e que foi resgatado dos guarda-roupas dos anos 80-90? Vintage.



Mas aí vem o pulo do gato: se você comprou um mom jeans numa loja do shopping, isso é retrô. O novo, a peça atual, mas que se apropria de referências do estilo antigo é o retrô.



Vintage ou retrô, é bom dizer, não se referem só a roupas. Um carro antigo, que segue charmoso com a lataria intacta e pronto para uso, é um carro vintage. Um carro novo, com formas que remetem a carros do passado, é um carro retrô. E isso serve para arquitetura, decoração, acessórios e uma infinidade de outras peças.


E quais os estilos que mais combinam com peças vintage e retrô? Eu diria que os estilos criativos e o contemporâneos são dois bons exemplos de como se apropriar desses elementos.