Sabemos que a pandemia ainda está acontecendo, mas, conforme a população mundial ganha acesso à vacinação e volta cada vez mais para as ruas, podemos observar um fenômeno acontecendo na moda.
Uma sociedade, que em seu todo sempre foi mais adaptada a usar tons neutros como o preto e o branco e que dificilmente se vestia de cores, se sente cada vez mais atraída pelos looks de cores vibrantes.
O nome dado a essa tendência foi Dopamine Fashion, que, em sua tradução literal é a dopamina da moda, tem como essência a liberação do hormônio.
A dopamina é responsável por sensações de prazer e do humor, coisas que ficaram em falta ao longo destes quase dois anos.
A ideia principal é a propagação da alegria para os outros e para nós mesmos, uma vez que nos vestir deixou de ser um hábito durante este período.
Além das cores mais intensas e primaveris que pudemos ver nas ruas do hemisfério norte, o movimento crescente pelo uso de peças mais glamurosas se contrasta aos pijamas e moletons que tanto nos apegamos.
Vivemos em tempo real uma revolução na moda, onde é perceptível o nascimento e o desenrolar das tendências com as pessoas comuns, ao invés de ser somente recebida através das passarelas.
Grandes plataformas como o Instagram e o TikTok ajudam ainda mais a propagar este movimento, uma vez que tem sido cada vez mais comum que pequenos influenciadores criem comunidades para reviver tendências passadas, como a febre Y2K do início dos anos 2000 que vem crescendo nas redes, a volta dos anos 1970 na moda e o Mod dos anos 1960, todos com uma característica em comum: as cores intensas.
Uma das primeiras coisas que você deve se perguntar antes de trazer a tendência para seu armário é como você pode adaptá-la para seu dia a dia, considerando sua rotina, gosto pessoal e, se tratando de uma tendência que tem em seu DNA o uso de cores, sua cartela.
Ao partir de um armário com peças mais neutras, busque trazer pontos de cor nos acessórios, como por exemplo em suas bolsas, sapatos, lenços e até em pedrarias nas suas joias e bijus.
Aqui você garante um ponto de equilíbrio entre o ar intenso da trend e o ar mais ameno do seu armário.
Agora, quando falamos sobre um armário já repleto de cor e a vontade de se jogar de vez na tendência, opções não vão te faltar ao olhar o círculo cromático.
Combinações monocromáticas, análogas, complementares e tríades serão suas melhores amigas neste momento, te proporcionando looks cheios de estilo e alegria.
Mas se você, assim como eu, prefere combinar peças coloridas com peças neutras, pode se jogar nas apostas de cores para o verão 2022, como o rosa orquídea, o verde Botega, o laranja e o amarelo manga.
Vale ressaltar que as cores para o próximo ano são, em sua maioria, cores bastante intensas.
É esperado que as cartelas de Inverno e Primavera serão as maiores beneficiadas, porém você pode trabalhar com essas cores, basta entender quais são os tons que mais te valorizam e também como harmonizá-los num todo nos seus looks.
Comments