Um clássico pra chamar de seu: estampas que não saem de moda

Por Rafa Cotrim


A moda é feita de ciclos, algumas tendências vem e vão, já outras são tão clássicas que dá pra ter pra sempre no guarda roupa.


E hoje nosso papo é sobre estampas, aquelas tão clássicas que estão sempre em uso e que vale a pena pensar em ter uma delas (ou todas) no guarda roupa.


Poá

As famosas bolinhas, também conhecidas como petit-pois ou polka dot.


Elas conferem um toque retrô e ao mesmo tempo delicadas ao look.


Há registros de sua criação em meados de 1850, se popularizando em 1928 com a criação da Minnie Mouse e tendo seu auge em 1950 com Marylin Monroe, em uma pegada sensual e divertida.


É uma estampa atemporal, e eu diria que todos nós alguma vez já usamos uma peça com a estampa - nem que seja numa saia rodada para um baile anos 60.


A mais comum são as pretas e brancas, mas ela passeia por todas as cores e tamanhos.


Liberty

Eu diria que poucas pessoas sabem que essa estampa tem esse nome, a Liberty é a estampa de florais bem miudinhos (o nome é originado da loja pioneira nessa padronagem - Liberty of London).


Mais uma estampa atemporal passeia em todas as coleções, tem um toque de delicadeza e feminilidade, sendo preferida das românticas e até das criativas.


Extremamente versátil, passeia por diversas peças e até em itens de decoração para casa.



Xadrez


Talvez a mais comum e antiga das estampas é extremamente popular nas roupas de inverno.


A variedade de xadrez é grande, passeando pelas padronagens maiores ou menores e as mais diferentes cores.


Há o clássico e famoso pied-de-poule, eternizada por Chanel ou até mesmo os tradicionais folclóricos das nossas festas juninas brasileiríssimas.


Se você quer conhecer todos os tipos de xadrez e como usar, você pode encontrar aqui.


Oncinha (animal print)

Sem dúvida entre as estampas de animal print a mais usada é a onça, queridinha principalmente entre nós, brasileiras.


Ela sempre foi sinal de poder e status, sendo muito presente nas roupas da realeza do século XVIII, a primeira peça comercial “criada” com a pele de um Leopardo foi em 1936 com a grife francesa Busvine.


Logo em 1940 ela chega criada artificialmente por Christian Dior às passarelas e desde então se mantém presente nas coleções.


Muito associada ao sensual (e por vezes vulgar), só precisa ser bem escolhida (veja se a peça realmente lembra a pele do animal) pode estar presente em peças de roupas, sapatos, bolsas ou acessórios e confere um toque todo estiloso no seu look.


O animal print pode ser utilizados de várias formas, nesse post , você vai encontrar várias dicas e sugestões.


Paisley ou cashmere

Muito famosa entre lenços e bandanas, a estampa indiana Paisley tem a padronagem de uma gota.


Muito popular na década de 70, é sempre bem colorida e está presente nas mais diversas peças de roupa e decoração.


Apesar de atemporal, pode ser mais difícil de combinar e está muito presente entre as criativas, justamente por trazer um toque disruptivo ao look.


Chevron


Estampa geométrica em zigue zague, surge em versões preto e branca e coloridas, ela lembra uma espinha de peixe e se popularizou muito nos artigos de decoração (em especial almofadas e papel de parede).


Traz um toque de ilusão de ótica ao look e é muito característica das criativas e modernas.


Estampas podem ser um grande aliado ao look, seja numa peça principal ou um acessório mais discreto.


A minha preferida são as de onça, e você qual prefere?

Posts recentes

Ver tudo
blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo