Por Isa Faggion
Recentemente passamos pela temporada internacional de desfiles outono/inverno 2021 e estamos sendo bombardeados pelas novas coleções de meia estação aqui no Brasil.
Hoje, trago para vocês tendências que acredito serem intenções que têm se reafirmado coleção atrás de coleção e vão além de uma modinha de temporada.
Conforto e elegância
No mood geral, tem a desconstrução de looks elegantes com a incorporação de elementos casuais e esportivos em que o conforto ganha destaque.
Uma marca que já esperávamos dentro do panorama global da pandemia e um cenário que vem se desenhando há anos com o novo estilo de vida da nossa geração.
A praticidade, o movimento, a velocidade dos centros urbanos e os empregos informais influenciam o vestir e criam esse novo cenário.
⠀⠀
Hoje, mais do que nunca, essa dressing-down trend coexiste com o desejo de se estar bem vestido!
O sexy e o romântico atualizados
O feminino aparece em notas de romantismo puro, com saias rodadas, mangas bufantes, candy colors, babados, laços e rendas no melhor estilo Bridgerton.
Ou, de uma forma revisitada e menos óbvia, com texturas, cores e contrastes que quebram a suavidade do look.
Por outro lado, o feminino também está nas silhuetas que valorizam curvas e pele à mostra. Uma mulher segura de si, ousada. Há muita transparência e aplicações em renda.
Toda a liberdade dos anos 90 e 2000
Os anos 90 e 2000 se formaram por uma mistura de tendências, com uma pegada urbana e mais largada.
Destaco o revival nas calças mais largas, em top croppeds, no blazer oversized e no twin-set, o conjuntinho de regata com cardigan de tricô.
Em momentos de crise social, é natural do ser humano olhar para trás e resgatar o que ficou na história. Essas décadas trazem muito de uma adolescência e jovialidade, com toques de transgressão e diversão.
Sobreposição
Um truque de styling queridinho das temperaturas mais baixas e uma forma de reciclar seus looks, os quais ganham novos ares e transitam entre as temporadas.
Brinque com composição de cores e mix de estampas e texturas entre as peças para deixar sua produção mais interessante.
Atemporal, sim. Monótono, não
A maxi camisa é uma dessas peças atemporais e curingas que navega muito bem entre as estações.
Pode ser usada como uma shirt dress e acessórios com maior predominância visual, como cintos ou maxi colares, nos dias mais amenos. E com sobreposição de colete, suéter ou jaqueta e bota no inverno.
Onde apostar suas fichas
Leve para o seu guarda-roupa apenas aquilo que de fato representa seu estilo pessoal.
Minha dica é que você destine uma pequena porcentagem, cerca de 30%, a elementos com cara de moda mais passageira. E invista de fato em peças com boa durabilidade, com a mensagem correta e que irão navegar entre os anos com pequenas atualizações por meio do styling.
Comments