• Blog da Neuf

Já decidiu a cor do seu ano novo? A Neuf mostra os significados de cada uma

Atualizado: 3 de Dez de 2020

Por Tay Fernandes


Você já deve ter reparado que todo ano surgem posts por aí falando sobre quais cores você deve apostar para a virada de acordo com seu desejo para o ano que vai entrar. Hoje quis trazer para você algo que vai além do que é superstição popular. Fala muito sobre o que você deseja comunicar seguindo a psicologia das cores, quais os tons perfeitos para você apostar de acordo com a estação da sua cartela e, claro, com um toque das crenças populares tão fortes no nosso país para atrair tudo de melhor que 2021 pode trazer para nós.


Antes de começar a leitura das cores em si, quero te lembrar que todas as cores possuem tons que variam em intensidade, profundidade e temperatura. E que cada cartela tem em destaque um desses itens. Tendo isso em mente, você está pronta para conhecer mais sobre as cores e seus significados. Vamos lá?


Branco:



Na crença popular brasileira, passar a virada de ano vestindo branco é apostar em um ano futuro cheio de paz e confraternizações. De acordo com a psicologia das cores, a cor branca comunica inocência, pureza, limpeza e está ligada a espiritualidade.

Abordando o universo das cartelas de cores, suas estações e variantes, você já deve saber que nem todas as cartelas possuem o branco, certo? As pessoas das cartelas de Outono, por exemplo, ficam melhores quando usam o off White, uma vez que o branco é uma cor muito intensa. Já as cartelas de Inverno, Verão e Primavera contam com o branco em algumas de suas cartelas, podendo apostar de maneira segura no tom mais puro da cor.


Amarelo




O amarelo na virada do ano é usado para atrair prosperidade, estando conectado com o ouro e riquezas. Quando abordamos a interpretação da cor voltada para a psicologia, a vemos como uma cor que representa a jovialidade, o otimismo e a iluminação num sentido voltado a inteligência e criatividade.



Com relação às cartelas de cor, todas as estações possuem tons de amarelo que variam em temperatura, intensidade e profundidade. As cartelas de Inverno possuem amarelos frios (com mais pigmento azul, se assemelhando ao amarelo do marcador de texto), intensos e escuros.


As cartelas de verão também possuem amarelos frios, mas que se assemelham mais ao amarelo bebê por serem suaves e claras. Os Outonos, por sua vez, contam com amarelos quentes (gema de ovo), suaves e escuros. E as Primaveras possuem seus amarelos em tons mais quentes, intensos e claros.


Verde


O verde está ligado a esperança, saúde, o sagrado e a fertilidade tanto na crença popular como na psicologia. No entanto, também se abre para interpretações mais amplas como a cor do veneno, da imaturidade e natureza.


Nas cartelas de cores, os verdes de Inverno e Verão possuem um toque de azul em sua composição. Nos invernos, o verde se apresenta de maneira intensa e escura, enquanto no verão é suave e clara. Nos Outonos e Primaveras temos tons com mais pigmento amarelo, deixando os verdes com aspecto de folhagens jovens e vivas na primavera e maduras nos outonos. Aqui o que muda é a intensidade e profundidade, sendo suave e escura nos outonos e intensas e claras nas primaveras.


Azul



Essa cor, assim como o branco, comunica paz, serenidade e harmonia, sendo excelente para quem quer começar seu 2021 de forma plena. De acordo com a psicologia das cores, o azul é a cor das virtudes intelectuais e fidelidade. É também uma das cores favoritas de grande parte da população mundial, sendo vista como uma aposta segura por muitas pessoas – sendo inclusive escolhida como a cor do ano de 2020.



Na hora de escolher seu tom de azul ideal de acordo com sua estação, lembre-se que os azuis de Invernos e Verões são sempre muito frios. Em contrapartida, os azuis dos Outonos e Primaveras possuem pigmento amarelo em suas composições, os deixando com um aspecto esverdeado. Falando sobre intensidade, os azuis das cartelas de primavera e inverno são puros, ou seja, intensos. Já os tons de outono e verão são suaves. Sobre profundidade temos azuis escuros nas cartelas de outono e inverno e tons claros nas primaveras e verões.

Vermelho



A cor da paixão, sensualidade e liderança. De acordo com a crença popular, usar uma peça de roupa em vermelho na virada promove uma nova paixão no ano que se inicia. Já em visões voltadas para a interpretação do nosso cérebro, o vermelho significa intensidade (indo do amor ao ódio), fogo, imoralidade, sangue e vida.


Para saber qual seu vermelho ideal, lembre-se que os vermelhos de Inverno e Outono são escuros, enquanto os de Primavera são claros e os tons de vermelho nas cartelas de verão são bastante raros – o rosa é muito mais presente por aqui. Bons exemplos de vermelhos de cada estação são o vinho nas cartelas de inverno, o bordô nos outonos e o vermelho tomate para as primaveras.


Rosa


O rosa, em seus mais variados tons, sempre se conecta com o feminino, o romance e a delicadeza. Nosso cérebro pode, por vezes, interpretá-lo como uma cor infantilizada, inofensiva e, em seu tom mais intenso, erotismo. Acredita-se que ao usar uma peça cor-de-rosa no réveillon, atrai-se um novo amor.


Vemos tons de rosa em todas as cartelas de cor com variações bastante perceptíveis. Os Invernos possuem rosas mais intensos como o rosa choque e os Verões com seus tons suaves e claros o rosa bebê. As cartelas de Outono, no entanto, possuem tons de rosa avermelhados e suaves. As Primaveras, por sua vez, apresentam tons intensos e voltados para o coral.


Roxo




Nas crenças populares, o roxo se apresenta como uma cor de espiritualidade e intuição. Em sua interpretação psicológica é também a cor do luxo, do luto e do poder.

Quando se trata das cartelas de cada estação, a maior diferença está entre a quantidade de pigmentos azuis e vermelhos presentes nos tons de roxo.



Os Invernos e Verões possuem tons de roxo azulados, se diferenciando pela intensidade e alta profundidade nos invernos e suavidade e claridade nos verões.Falando dos tons de roxo das cartelas quentes, temos tons mais avermelhados, sendo intensos e claros nas primaveras e suaves e escuros nos outonos.


Laranja


Acredita-se que o laranja reflete boas energias, renovação e positividade. Na psicologia também é percebida como uma cor que transmite sociabilidade, comunicação e criatividade.


Por ser um tom extremamente quente – já que é a junção do vermelho e amarelo – não vemos a cor nas cartelas de inverno ou de verão. Em suas versões outonais, temos a representação do tom de abóbora. Já nas cartelas primaveris, a vemos como uma cor intensa e viva.


Já sabe qual vai ser a sua aposta de cor para a virada e quer descobrir o tom exato para enaltecer ainda mais sua beleza neste fim de ano? Chama a gente e agende seu teste de cor!

SIGA-NOS

  • Whatsapp Neuf
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram