Como se vestir quando não tem dresscode na empresa

Por Tay Fernandes

Como se vestir quando não tem dresscode

A tradução literal do termo “dress code” é código de vestimenta e serve para descrever o que é ou não apropriado – ou até mesmo esperado – que alguém vista em determinados locais ou ocasiões.


Como se vestir quando não tem dresscode

Em se tratando do mundo corporativo, cada vez mais as empresas passam a flexibilizar seu dress code, deixando a impressão de que o mesmo não exista.


O código de vestimenta vale para todos, sem distinção de gênero.


Por isso, peças justas demais, decotadas demais, que atrapalhem movimento do corpo ou que impeçam que os funcionários executem suas tarefas, não são tão bem-vistas assim.


E é aí que surge a pergunta: como expressar sua individualidade e estilo no trabalho de maneira apropriada?


Como se vestir quando não tem dresscode

Entendendo seu estilo fora do escritório


Antes de tudo, é importante que você já tenha em mente o que gosta e o que não gosta de usar na vida pessoal.


Isso já te ajuda a criar uma base do que você pode apostar e o que vale deixar de fora na hora de montar looks pro trabalho.


Como se vestir quando não tem dresscode

Partindo da visão de consultora, minha dica é investir o máximo de tempo possível na descoberta de quais cores você mais gosta e como gosta de usá-las, salvando referências em pastas no Pinterest e colocando as produções em prática.


Ferramentas como o Encontre Seu Estilo podem ser uma mão na roda, já que te traz uma base bastante completa e um direcionamento objetivo.

Como se vestir quando não tem dresscode

O que as pessoas do escritório vestem?


Enquanto você avalia o próprio gosto, é válido reparar o que, de modo geral, as pessoas vestem no trabalho.


Assim você consegue ter uma ideia de onde começar e, com sorte, consegue encontrar uma inspiração de looks ali mesmo.


O objetivo principal por aqui não é limitar sua criatividade e sim te ajudar a compreender o que é funciona melhor dentro daquele ambiente.


Se você tende a usar calças em jeans mais ajustadas, mas precisa abaixar o tempo todo ou se movimentar durante o expediente, ao observar seus colegas pode perceber que calças mais confortáveis como o moletom acaba sendo mais apropriado e confortável para sobreviver ao longo do dia, por exemplo.


Como se vestir quando não tem dresscode

Buscando referências


Aqui entramos em um ponto importante se tratando de construção de estilo e dividiremos os leitores em dois grupos:


Quem já fez uma consultoria de imagem e quem está trilhando esta jornada sozinho.


Como se vestir quando não tem dresscode

A dica para quem sabe quais estilos universais foram usados de base para a construção do seu estilo pessoal é focar nas palavras e peças listadas no seu guia de estilo.


Um exemplo para buscas de quem possui o estilo clássico pode ser “looks com blazer”.


Agora, se você ainda está em fase de construção e descobertas, vale apelar para seu gosto pessoal e para o que já existe no seu armário.


Se você possui muitas camisetas básicas, por exemplo, e é algo que gosta e costuma usar, vale uma pesquisa por “looks com camiseta”.


Como se vestir quando não tem dresscode

Seja através do Instagram ou Pinterest, sempre terá alguém cujo estilo você gosta e, às vezes, essa pessoa pode te ajudar na hora de desenvolver o seu estilo pessoal.


Mas, se tratando de buscas pela internet, acaba sendo fácil cair em fotos de street style mais conceituais, por isso, confirme que o que você gosta visualmente faz sentido para seu cargo e para seu objetivo de imagem.


Como se vestir quando não tem dresscode

Adicionando peças-chave


Considerando suas funções dentro da empresa e os dois tópicos acima, você consegue definir quais serão suas peças-chave para as produções de looks de trabalho.


Como se vestir quando não tem dresscode

Um exemplo bem simples e prático: imagine que você trabalha em uma agência de publicidade jovem e que priorize criatividade e expressão da individualidade.


Suas peças-chave podem ter bastante cor, estampas e influências da cultura pop.


Já se você trabalha em um escritório de advocacia, onde o ambiente exige autoridade e seriedade, peças de corte reto e cores sóbrias serão suas aliadas.


Como se vestir quando não tem dresscode

Em resumo, tudo o que você precisa para ter sucesso na hora de desenvolver seu estilo pessoal no trabalho é compreender o que você gosta e se sente confortável em usar, se manter atualizado com pesquisas constantes de novas referências e a dádiva da observação, que te ajudará a entender melhor quais são as expectativas de vestimenta no seu escritório.