E como as tendências daquela época podem ser usadas!
Por Talita Borrero
No início deste mês ocorreu mais uma edição do MET GALA, um baile de gala que ocorre anualmente sempre na primeira segunda-feira de Maio no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque e que marca a abertura da exposição anual de moda do Costume Institute.
Este ano o baile teve como tema “Na América: Uma Antologia da Moda” e o dress code foi Gilded Glamour, no qual os convidados tinham se inspirar nos trajes típicos do final do século XIX, os chamados “anos dourados”, em que as tradicionais famílias americanas buscando o elegante, o irreverente e a opulência devido à mudança cultural e industrialização que marcou a época.
Sendo assim, no MET Gala pudemos ver muitas combinações de tecidos, como a seda e o veludo, adornos estruturados e exagerados, franjas, plumas, rendas, laços, babados, além do uso de luvas.
Mas o que podemos usar como inspiração e aderir nos nossos looks? Vamos conferir a seguir.
Luvas
Sejam em em veludo, renda, com plumas ou estampas, longas ou curtas...
As luvas voltaram nesta temporada em uma versão repaginada de forma ousada e virou hit entre os looks fashionistas de celebridades pelo mundo.
O acessório que era clássico agora virou pop, e traz um ar de modernidade e também elegância ao look.
Para incorporar o item no seu dia a dia, a dica é compor tanto com blusas regata, cropped, um vestido ou incrementar com a manga longa de um casaco.
Quanto aos tecidos e cores a escolher, pode depender do contexto da produção e o efeito que desejar, sendo o couro uma ótima opção para incorporar no inverno, por exemplo.
Corset
Outra peça que está por todo lado é o corset, que é capaz de imprimir personalidade ao look com um toque de sensualidade.
O corset permite sobreposições com camisas, por exemplo, mas também faz a combinação perfeita com uma terceira peça mais estruturada como o blazer.
Veludo
Veludo é um tecido elegante, versátil e atemporal pois transita muito bem desde conjuntos casuais até a vestidos elaborados.
Muito usado no inverno com complementos mais pesados como botas, mas também podem ser combinados com outras peças em tecidos mais leves causando um efeito bem interessante de mix de texturas.
Plumas
A tendência das plumas começou meio tímida, mas tem sido cada vez mais presente tanto em red carpets como nas vitrines das mais variadas marcas.
Podem ser usadas tanto em peças inteiras, como blusas, em uma proposta mais ousada, quanto em detalhes em mangas de blusas de uma forma mais discreta.
Se esta tendência te agrada, uma dica para incluí-la de forma mais discreta seria em bolsas e sapatos, que são uma forma de quebrar a seriedade de looks mais básicos.
Renda
A renda está em nossas vidas sempre, mas a cada temporada aparece de forma reinventada em diferentes peças, desde a lingerie até a vestidos elaborados.
Muito característico de looks de estilo romântico, porém este tecido hoje em dia transita muito entre outros estilos quando acompanhados de elementos como alfaiataria, couro e brilhos, por exemplo.
Comentarios