top of page

O poder do cabelo no visual masculino. O que seu cabelo diz sobre você?


Tudo na nossa imagem comunica algo, embora muitas vezes, nos preocupamos apenas com as roupas, sapatos ou acessórios.


A verdade é que tudo é tudo mesmo!


E os cabelos comunicam MUITO. Servindo de moldura pro nosso rosto, o cabelo ocupa uma área de impacto visual e se ele não estiver com um aspecto alinhado aos seus desejos de imagem, pode haver uma interferência negativa na sua imagem, a ponto de gerar um ruído na sua comunicação.


Basta dizer que todos os elementos de design estão visíveis nos cabelos, a exemplo das linhas, formas, cores, volumes e texturas.


Agora pense que cada um desses elementos tem a sua própria comunicação e influencia muito na mensagem que você está passando.



Quer entender melhor?

Linhas Retas


Vamos começar falando das linhas retas, que transmitem força, controle, poder e autoridade.


E quando eu digo linha reta, não estou falando apenas da textura lisa do fio.


Mas também da estrutura de corte, base reta, angulação de franja e/ou topetes reta, formatos mais “quadrados”, sabe?


E isso é possível de alcançar em qualquer tipologia de fio.


Até como você parte o cabelo tem interferência aqui. Vale lembrar que no caso de barba, todas essas informações tem a mesma importância.



Linhas Diagonais


Caminhando para outro tipo de linha, as diagonais, apesar de retas, trazem mais ousadia, modernidade e jovialidade ao visual.


E como podemos encontrá-las?


Facilmente na estrutura de corte, com base mais angulada, franjas ou topetes mais inclinados, fios repicados e formas mais “triangulares” ou “losangulares”.



Linhas Curvas


As linhas curvas são linhas que transmitem mais acessibilidade, suavidade e refinamento.


Elas podem aparecer de forma natural na textura do fio tipo ondulado, cacheado ou crespo.


Mas também podem ser aplicadas em cortes com formatos arredondados, pontas emborcadas, franjas e topetes com efeito curvo e até com uma finalização mais ondulada.



Cores


Com relação às cores, as mensagens estão ligadas às suas características.


As tonalidades mais escuras para os cabelos ajudam a comunicar mais seriedade, distanciamento e segurança.


Tons médios transmitem naturalidade e maturidade.


Enquanto os mais claros traduzem leveza, flexibilidade e descontração.


Já no quesito temperatura, tons quentes (aqueles que possuem aspecto mais dourado, acobreado) são mais expansivos e transitem mais aproximação, enquanto os tons frios (aqueles com um fundo acinzentado) distanciam e comunicam racionalidade, sofisticação.



Todas essas informações vão ter um peso maior ou menor a depender da cor que se escolhe para as madeixas.


Então, dentro de tons loiros, ruivos, castanhos, pretos e até brancos, há muito o que se levar em conta, tornando esse processo um verdadeiro “quebra-cabeça” estratégico, onde o seu desejo de imagem deve sempre falar mais alto.



Contraste


Um ponto muito relevante que não podemos esquecer é o contraste de cada um, ou seja, a diferença de tonalidades do rosto, comparando pele com cabelos, olhos, sobrancelhas e, quando houver, barba.


Quando o contraste é mais alto, isto é, grande diferença entre esses elementos já citados, a mensagem é de força, impacto.


Ao diminuir o contraste para o médio, reduzimos também essa comunicação, trazendo mais acessibilidade e quando o contraste é baixo, comunica mais suavidade, sutileza.



Comprimento


O comprimento do cabelo também é um fator importante para levarmos em conta.


Cabelos mais compridos trazem uma ideia de despojamento, informalidade, enquanto os curtos comunicam mais credibilidade e segurança.


Deu pra perceber que existe muita coisa por trás de uma estratégia de projeto capilar, né?

Sim, o seu cabelo também pode te auxiliar a alcançar uma imagem alinhada aos seus objetivos.


Posts recentes

Ver tudo
blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
bottom of page