Por Val Cruz
A Alfaiataria ganhou grande destaque na década de 20, após a primeira guerra mundial e uma das grandes precursoras que levou essas peças para o nosso dia a dia foi Coco Chanel.
Uma das peças mais conhecidas foi o Tailleur.
Alfaiataria é um tipo de corte, e os tecidos mais usados para esse tipo de cortes são tecidos retos, lisos e firmes.
Os tecidos são:
Lãs frias, linho, crepe alfaiataria, gabardine, jacquard, zibeline, tweed, cashmere, microfibra two way, oxford, entre outros.
E quando falamos de estilos, sabemos que uma boa peça de alfaiataria no closet, é uma peça atemporal, esse item transita facilmente em todos os estilos ajudando a trazer um look “produzido”, sem perder a essência do estilo de cada um.
Vamos entender como funciona cada peça para cada estilo?
Ideias para usar alfaiataria em cada um dos Estilos Universais
Estilo Natural/Esportivo
Este é um estilo que procura praticidade e conforto, traz sempre a mensagem de casual, alegre, informal, jovial e amigável e para trazer um pouco de elegância e não ficar informal a peça alfaiataria ajuda nesta composição.
Estilo Clássico
Este estilo foca muito em peças atemporal, é uma peça-chave para quem é clássico, então é claro que não vamos deixar uma boa peça de alfaiataria de lado, a mensagem que esse estilo gosta de passar é formalidade, respeito, maturidade, credibilidade, reservada, e a peça alfaiataria ajuda nesta mensagem.
Estilo Elegante
O estilo elegante tem como foco um visual atualizado, impecável e refinado, deseja passar uma mensagem de refinamento, segurança, qualidade, sucesso na carreira, poder.
A alfaiataria, por ser tecido plano e trazer linhas retas, ajuda a transmitir essa mensagem de sofisticação e com certeza faz parte do dia a dia de um estilo elegante.
Estilo Contemporâneo
Para quem gosta de um estilo moderno, opta por passar uma mensagem: moderna, poderosa, fashionista, gosta de tendências e quer ser única no seu estilo.
Usar uma peça assimétrica faz parte deste estilo, e poque não usar uma peça assimétrica e de alfaiataria, dessa a forma ajuda a trazer a modernidade e poder para composição do look.
Estilo Criativo
Quem se identifica com o estilo criativo vai querer focar na originalidade, carrega a mensagem de liberdade, exclusividade, inovação, único.
Misturar toda essa criatividade e incluir uma peça de alfaiataria leva um estilo muito próprio e chique.
Estilo Romântico
O foco deste estilo é a feminilidade, passa uma mensagem de delicadeza, suavidade, vaidade, gentileza, compreensão e dedicação.
O tecido “certo” de alfaiataria leva a essa suavidade e feminilidade e para quem não deseja um ar tão romântico, essa peça auxilia muito na composição do visual.
Estilo Sexy
O estilo sexy transmite sedução, glamour e valorização do corpo.
As peças em alfaiataria auxiliam trazendo para esse estilo o toque da elegância sem deixar o look vulgar e com muito glamour.
Com esses milhres de exemplos, podemos ver que a alfaiataria nos traz muitas opções para criar uma imagem que condiz com o que você quer transmitir.
E você , como pensa em incluir as peças de alfaiataria no seu look?
Comments