top of page

Como usar a cor preta a seu favor

Por Isa Faggion



Se você já fez o Teste de Cor, sabe que nem todas as cartelas trazem a cor preta.

E muitas clientes se assustam quando descobrem esse fato, pois o combo preto-branco-cinza domina muitos guarda-roupas!

Já que o tema do artigo é esse queridinho quebra-galho que todo mundo usa, trago para vocês a desconstrução de alguns conceitos mais comuns.

Vamos então entender melhor como a cor preta atua em nossa identidade visual!


“Amo usar preto, mas não tenho na minha cartela! Não posso mais usar?”.

Em primeiro lugar, ao se vestir, você pode tudo o que te faz feliz!

Se você não tem preto na cartela, significa que a cor não te favorece quando usada próxima ao rosto, pois provavelmente é muito escura. Ou seja, ela pode trazer alguns efeitos não desejados à sua imagem como, por exemplo, um ar de cansaço ou olheiras.

Em lugar do preto, o grafite pode aparecer em alguns casos como opção, com a profundidade correta para a sua pele. O azul marinho, um azul ou verde mais escuro ou um tom berinjela também são excelentes curingas para combinações mais neutras que pedem um pouco mais de profundidade.

Uma dica para suavizar o efeito da cor preta usada na parte superior – se ela não favorece a sua imagem – é deixar mais pele à mostra. Dê preferência para peças que mostrem mais o colo ou braços. Ou, ainda, aposte na transparência.



“Usar preto reduz a silhueta”.

Quando nos vestimos, brincamos com o efeito óptico das cores e das formas das nossas roupas.

É fato que as cores frias, escuras e suaves diminuem visivelmente a silhueta em relação às cores quentes, claras e intensas.

Mas, precisamos também levar em consideração a textura e o volume que o tecido cria.

Pense na comparação entre uma jaqueta de couro preta estruturada e um cardigã claro alongado com caimento molengo. O couro traz um maior peso visual, tem textura, adicionando volume em relação à outra peça.



Uma pantalona preta em tecido fino e com caimento suave, ou seja, que acompanha a silhueta sem ajustar demais, cumprirá seu papel de afinar e alongar a região inferior. Mas, do contrário, se a peça tiver detalhes como bolsos, amarrações, pregas, ou vier em um tecido rígido ou com brilho, poderá adicionar volume.



Em relação à silhueta, cada detalhe conta e é tudo muito relativo.

“Um vestido preto será sempre arrumado”.

Viver em sociedade nos leva a uma necessidade de adequação aos ambientes, especialmente no trabalho.

Por medo de errar ou pela falta de confiança de dar vida ao seu estilo pessoal, imagino que você já tenha optado por esse caminho mais “seguro” do tubinho preto, por exemplo, para se sentir bem vestida e integrada a determinado círculo social.

Bem, a cor preta comunica diversas mensagens, dependendo da forma como for combinada aos outros elementos da roupa.

Transmite sofisticação e elegância, especialmente se vier acompanhada de fluidez. Quando em um tecido mais encorpado, como uma alfaiataria, fala de seriedade, maturidade. Pense em conjunto preto de calça social e blazer com cortes retos. Bem formal, não é mesmo? Gera um certo distanciamento com o outro.




Um look total black quando em peças com volumes dramáticos comunica com o estilo Moderno/Contemporâneo. É um dos 7 estilos pessoais mais ligados à moda, à inovação, e se identifica com exageros. A cor preta pode vir acompanhada de outras cores fortes e contrastantes, estampas gráficas, acessórios maximalistas. Neste caso, a intenção não é se misturar, mas se destacar, demonstrar criatividade.



“Tenho uma peça estampada e não sei direito como combinar. Então, uso com preto”.

Ouço isso muito das minhas clientes!

Não está errado, pois a técnica de combinação de cores que eu ensino não tem certo ou errado. Mais uma vez, depende da sua intenção e da mensagem que cada combinação irá transmitir.

Mas, essa lógica é muito limitante e, dependendo da estampa, não flui e não fica tão sutil quanto você gostaria.

Dica para quem está começando a combinar estampas com cores ou estampas com estampas: repita pelo menos uma cor nas peças e você terá uma comunicação harmônica. Tudo fará sentido.

E, sim, o preto pode ser essa cor que faz a ligação e a mágica acontecer!




"Não gosto de ficar trocando de bolsa. Então, tenho uma bolsa preta que combina com tudo”.

A mesma lógica do item anterior. Focar só no preto pode te limitar e muitas vezes não trazer o visual sutil que você busca.

Pense em um look monocromático ou tom sobre tom com cores claras e/ou intensas. Bolsa e sapato preto contrastam com o look e ganham talvez mais personalidade do que você gostaria. De novo, vai da sua intenção.

Para harmonizar melhor com a suavidade do look neutro e claro, que tal apostar em acessórios nudes, beges?

Mas, se a ideia é trazer um pouco mais de drama, de irreverência à sua imagem, a opção de um cinto largo preto e contrastante no look pink, como abaixo, faz todo o sentido.



Ou mesmo a combinação jaqueta de couro + coturno + bolsa rígida adicionam o toque urbano e contemporâneo a uma personalidade mais fashionista, como é o caso desse look romântico com saia plissada e regata de seda branca.



Espero ter te ajudado a entender mais a fundo a mensagem da cor preta no seu look para usá-la sempre a seu favor, e com segurança!

Meu objetivo é sempre te abrir mais possibilidades, e nunca te limitar. E, claro, trazendo a sua essência e o seu estilo pessoal para a superfície.





Posts recentes

Ver tudo
blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
bottom of page