Como fazer boas escolhas na hora de fazer compras para o guarda-roupa masculino?

Por Tay Fernandes


Um dos maiores desafios no momento da consultoria de imagem masculina é, sem dúvidas, o momento das compras.


Trazer peças que reflitam o seu desejo de imagem, que tenham uma alta durabilidade e que te permita maior praticidade pode ser complicado quando não se tem as instruções certas, e é por isso que vamos traçar uma rota mais objetiva para te ajudar.


Vamos lá?


O ponto de partida:

homem mostra fazer como fazer compras para o guarda-roupa masculino

Para compras bem-sucedidas, é necessário entender um pouco mais sobre quem é você, em que ponto da vida está, seus objetivos, necessidades e seu estilo pessoal.


Embora possa parecer trabalhoso, algumas perguntas te ajudarão a chegar mais próximo de bons resultados, sendo elas:

  1. O que visto e me deixa confortável?

  2. O que visto e me deixa confiante?

  3. O que não usaria de jeito nenhum?

  4. O que quero passar a usar?

  5. Qual minha rotina atual?

  6. O que o cargo que ocupo hoje exige de mim (mais autoridade, mais acessibilidade, mais força)?

Além delas, uma ferramenta que pode te auxiliar neste momento é o Jogo de Estilo e o Jogo de Linhas e Formas da Neuf, que resulta nos estilos que compõem seu estilo pessoal e as linhas que te ajudarão a atingir seu objetivo de imagem.


Pesquisando no guarda-roupas masculino:

guarda-roupa masculino organizado

Conhecer bem as peças que você tem no seu armário é outro passo importante na hora de fazer compras mais assertivas.


Dentro da consultoria de imagem temos o momento do Detox do Closet, que é onde checamos todas as suas peças de roupa, sapatos e acessórios, delimitando ali as peças que funcionam para a comunicação da sua imagem e as peças que já podem ser passadas para a frente.


Além disso, este momento de checagem do armário te amplia o olhar e te faz evitar compras duplicadas, ou seja, trazer mais de uma peça no mesmo modelo.


Isso faz com que suas compras sejam melhores, já que você aplicará seu dinheiro em mais variedade, ampliando suas opções no dia a dia.


Construção de uma lista de compras eficiente:

combinação de roupas e sapatos masculinos

A eficiência de uma lista de compras e, por consequência, a eficiência das compras se dá através de pesquisas prévias, que nada mais são do que os dois pontos anteriores.


Aqui, a construção da sua lista se inicia com as peças que você precisa e quer muito trazer para o armário, seguidas pelas peças de roupa que foram passadas para a frente e finaliza com acessórios como sapatos, mochilas, braceletes, relógios e assim por diante.


Para essa lista de compras é importante que haja foco.

É essa mentalidade mais focada que deixará o processo de compras mais objetivo, evitando perder tempo com roupas que não fazem sentido para a construção desse novo armário e trazendo o que te ajudará na hora de reforçar sua comunicação.


Encontrando as lojas ideais para você:

dois homens fazendo compras para guarda-roupa masculino

Quando falamos de compras é impossível não falar também das lojas, uma vez que são nelas que você encontrará as peças para a construção do seu guarda-roupas.


Para encontrar as lojas ideais para você, é preciso primeiro considerar o seu orçamento para compras.


Esse valor deve ser sempre pré-determinado para que você consiga manter o foco no que realmente quer e precisa trazer para seu armário.


Uma vez que você tem seu orçamento definido, deve considerar os dois formatos de compras que temos hoje em dia, que são as compras on-line e as compras presenciais.

Para quem já entende bem o próprio estilo e precisa trazer peças pontuais, as compras on-line são uma boa alternativa, já que proporcionam praticidade, variedade de produtos e economia de tempo.


Mas, para quem está dando os primeiros passos nesse universo, o ideal é que você faça suas compras presencialmente, uma vez que ali você pode conferir a textura do tecido, caimento das roupas e já consegue ver quais são os ajustes necessários.


Escolhas mais assertivas:

Falando das peças de roupa de maneira individual, ou seja, peça por peça, existem três pontos a serem considerados: o caimento, o conforto e o tecido.


Caimento:

Para camisas, camisetas e terceiras peças, o comprimento máximo deve ser na linha do quadril, linha de costura dos ombros no lugar para manter as proporções do corpo.


Para calças, uma barra bem-feita e sem acúmulo de tecido.


Conforto:

Avaliar o nível de conforto das peças é importante, já que impacta na mobilidade.


Se a peça não tem um sensorial bacana e te restringe muito os movimentos, o ideal é evitá-la.


Tecidos:

Apostar em tecidos de fibra natural e de alta qualidade ampliarão a durabilidade das peças no seu guarda-roupas.


Evitar tecidos misturados, como poliéster com algodão, te ajuda também na manutenção das peças, já que o efeito de pilling (bolinhas na roupa) não acontecerá.


Em se tratando do look, ou seja, a composição final das peças de roupa juntas, é válido que você observe a mensagem que sua imagem está transmitindo.


Se seu foco é mais autoridade, cores escuras e peças estruturadas (como ternos em azul marinho) são uma boa pedida.


Já se sua ideia é algo mais acessível, apostar em jeans mais claros com camisetas pode funcionar melhor para você.


É sempre válido dizer que aprender a comprar melhor, assim como entender a mensagem que suas roupas comunicam é um processo que pode levar um certo tempo e, se você prefere mais objetividade, pode contratar os serviços de consultoria de imagem oferecidos pela Neuf.