• Blog da Neuf

Como a modelagem das roupas pode influenciar na sua imagem

Atualizado: Nov 13

Por Tay Fernandes



A modelagem de uma peça nada mais é que um desenho plano onde são adicionadas as medidas, os recortes e detalhamentos de uma peça de roupa.



É a partir da modelagem que a peça é transferida para o corte de tecidos e em seguida para a etapa de costura, sendo uma etapa essencial para a confecção de roupas.



No Brasil não existe atualmente uma regra que determine uma padronização das numerações e tamanhos confeccionados pelas fábricas e é por isso que o número da sua calça pode ser maior ou menor dependendo da loja. Aqui vale aquela ressalva de sempre: se a roupa não te serve, o problema é da peça em si e não do seu corpo.



Saber identificar uma modelagem também faz parte do trabalho da sua consultora de imagem e é essencial quando se busca o equilíbrio ou reforço da sua silhueta. Uma mulher com silhueta em triângulo que tem como intenção equilibrar visualmente o quadril, ao usar uma peça que tenha muitos bolsos ou pregas na região do quadril, irá causar o efeito contrário, criando volume e aumentando a região.



Agora falando sobre linhas e formas, é a modelagem das suas peças que irão determinar o que sua imagem está comunicando. Uma saia de corte mais arredondado como um modelo godê, por exemplo, comunicará uma imagem mais romântica. Já uma saia com transpasse, por deixar uma fenda na peça, comunicará uma imagem mais sensual.





Considere sempre que toda peça de roupa possui uma modelagem e todas elas terão sempre em sua composição diferentes tipos de linhas, que resultarão em diferentes formas. De maneira geral, linhas retas, horizontais e verticais comunicam mais seriedade e remetem a uma energia mais masculina; linhas diagonais transmitem dinamismo e movimento; linhas arredondadas e curvas passam a ideia de romantismo e delicadeza;


Em resumo, a modelagem da sua roupa possui três das ferramentas de comunicação visual mais importantes: as linhas, as formas e o volume. É a partir da modelagem, somada as cores e texturas, que será possível atingir seu objetivo de imagem. Conhecer seu guarda-roupas vai além de saber o que tem por ali.



Também está relacionado a entender exatamente sobre o que a construção de cada peça irá comunicar por você e como você pode usar essas roupas para expressar seu estilo através delas.

SIGA-NOS

  • Whatsapp Neuf
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram