5 passos práticos para o consumo consciente

Por Raissa Fernandes


passos para o consumo consciente

Oi, tudo bem? Sou Raissa Fernandes, nova Neufete de Porto Alegre e estou muito feliz de fazer parte do time Neuf!


Pode me chamar de Rai e compartilhar tuas ideias por aqui (eu adoro criar conexões)! No meu primeiro artigo para nosso blog falarei sobre consumo consciente para inspirar mudanças reais, que foi meu tema na Conferência Global de Consultoria de Imagem da AICI.


O fato de alguém querer ter uma vida mais sustentável, pensando no ambiente, na sociedade e no lado econômico, está intimamente ligado às escolhas diárias.


Ao lavar e secar uma roupa, ao fazer uma nova compra, ao descartar ou doar peças estamos fazendo escolhas que impactam onde vivemos.


É fazendo o básico do dia-a-dia, como um detox do closet e praticando compras conscientes, que podemos contribuir positivamente.


Nós, aqui da Neuf, trazemos a sustentabilidade como um dos valores importantíssimos para os atendimentos das nossas clientes, as Neufóricas.


E é claro que se tu acompanhas o blog sabes que o termo “sustentabilidade” e “consumo consciente” são tendências, mas o que isso realmente tem a ver contigo?


Vamos ver os 5 passos para que tu coloques em prática o consumo consciente!


Sustentabilidade no closet


Antes de sair para olhar umas vitrines (e acabar levando mais do que realmente precisas e desejas, opa, isso acontecia comigo), abra teu closet e olha quais peças são as mais utilizadas e quais nunca viram a luz do dia.


Tem muita roupa parada? Ih…. ok, calma!


É nesse momento que recomendo criares uma lista do que ainda faz sentido e separar daquilo que não te representa mais!


O consumo consciente vem de um entendimento do que já tens em casa: faça compras no próprio closet!

passos para o consumo consciente

Lista de prioridades


Qual área da tua vida preenche mais espaço na tua semana?


Se for a área profissional, como para mim, é essencial ter peças que funcionem para alguns momentos de lazer também.


A versatilidade é muito importante, por isso, pense em uma calça confortável e linda para tua atividade principal, tu amas a que tens agora ou chegou o momento de se despedir e amar uma nova peça?


Se tens ideia de um dos teus estilos, vale olhar este post com algumas recomendações de peças-chave para cada um dos 7 estilos universais aqui.


Meu tamanho de closet


Qual seria o tamanho ideal para o teu closet?


Bem, ter um guarda-roupas cápsula é interessante para algumas pessoas, mas não para todas! Não se obrigue, chega de estresse!


Se para ti está tudo bem continuar comprando, aprofunde bem o passo 2 antes de trazer novas peças, assim terás mais confiança que farás uma compra consciente, uma compra bem planejada.


O objetivo é sempre aproveitar melhor o que tens, investindo dinheiro no que te representa!


Já se por outro lado o consumo consciente importa muito para ti, assim como a moda ética e quem sabe também cosméticos veganos, reflita esses valores em todo teu consumo, não somente nas roupas.


Um closet pequeno pode ter em torno de 15 peças onde todas elas combinam entre si e estão adequadas para as tuas ocasiões.


Talvez o teu closet ideal possa ter 30, 50 ou 100 peças, e está tudo certo!


passos para o consumo consciente

Estou na loja ansiosa para comprar, e agora Rai?


Ok, bateu o olho na peça e ficou ansiosa?


Respira e reflita: com o que posso combinar lá de casa, como são os cuidados da peça (espia a etiqueta), para quais atividades da semana ela é adequada.


Essa foi a parte fácil! Agora, pense se a compra está no teu orçamento e se realmente precisas daquela peça para trazer versatilidade nos teus looks.


Ficou na dúvida?


Por favor, dirija-se ao cafézinho ou chá mais próximo para pensar melhor!


Se após a pausa achaste que não seria uma boa compra conseguiste correr de uma compra por impulso com sucesso!


Vale conferir este post aqui sobre as tendências de outono/inverno para ajudar.


Se estiver estressante, peça ajuda profissional


Na Neuf, temos consultoras de imagem incríveis espalhadas pelo Brasil e que atendem tanto presencialmente quanto online.


Juntas trazemos praticidade e clareza na aparência para que tu possas te preocupar com outras áreas!


Entre em contato conosco para saber mais!


blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo