Sete filmes e séries com figurinos para você se inspirar

Por Tay Fernandes


O cinema e a TV sempre foram dois dos principais canais de veiculação para a disseminação das tendências de moda e podemos ver a prova viva disso ao acompanhar o quão grande uma trend pode se tornar ao aparecer sendo usada pela atriz X ou na novela Z.


Tenho certeza de que você já deve ter assistido a um filme ou série que te impactou visualmente, seja pela paleta de cores usada ou pelo figurino.


Hoje eu te trago sete filmes e séries que valem a pena assistir pela moda retratada ali, com direito a algumas curiosidades.


Vamos lá?


filmes e séries com figurinos

O Gambito da Rainha (2020 – Netflix):

A minissérie estreou em 2020 e, embora tenha como foco principal o xadrez, seu figurino encantou o público de tal forma que Beth Harmon se tornou um ícone fashion, assim como sua intérprete, Anya Taylor-Joy.



A história se passa nos anos 1960 e retrata a moda da época de uma maneira inovadora, já que o figurino não é caricato.


Além disso, as roupas usadas pela personagem expressam muito bem quem ela é que como ela quer ser percebida pelo público.


As cores mais frias e neutras não nos deixam acessar sua real essência, deixando transparecer todo seu calculismo necessário para suas partidas de xadrez.


filmes e séries com figurinos

Sex and the city (1998 – 2004 HBO MAX):


Acompanhar mulheres de sucesso em seus altos e baixos foi o que ajudou o público a se conectar com a série em um primeiro momento, mas, logo de cara, o figurino usado pelas quatro personagens principais ganhou destaque.


filmes e séries com figurinos

Além de terem estilos singulares, Carrie, Samantha, Charlotte e Miranda usavam roupas de grandes designers, inclusive popularizando algumas peças.


A exemplo disso temos a bolsa baguette da Fendi e os Manolo Blaniks usados por Carrie e os Laboutins usados pelas quatro personagens principais, que se estabeleceram como peças icônicas na moda.


filmes e séries com figurinos

Downton Abbey (2010 – 2015 Netflix e Prime Video):

Downton Abbey é uma série dramática de época que acompanha a vida da família Crawley e seus empregados.


A história começa com o recebimento da notícia do naufrágio do Titanic e segue até meados de 1920.


filmes e séries com figurinos

Ao longo da série diversas tramas se desenrolam, fazendo com que o público se apaixone cada vez mais por seus personagens.


Assim como o Gâmbito da Rainha, o figurino da série é bastante fiel a época, retratando com maestria a evolução gradual das vestimentas com o passar dos anos.


filmes e séries com figurinos

Marvellous Mrs. Maisel (2017 – Prime Video)

A maravilhosa Sra. Maisel é realmente maravilhosa.


A série se passa no início dos anos 1950 e retrata com humor a vida da recém divorciada Midge Maisel, que, ao se deparar com um momento de frustração, encontra uma nova carreira: comediante stand-up.


filmes e séries com figurinos

A série já conta com cinco temporadas e em cada uma delas o figurino é impecável. Aqui vemos cores vibrantes e cheias de vida, que combinam e representam perfeitamente a personagem principal, ainda que fiéis ao que era moda na época.


filmes e séries com figurinos

Sex and the City – o filme (2008 e 2010 HBO MAX):


Já falei aqui sobre a série, mas vale mencionar também sua continuação, que chegou para o público em formato de filme em 2008.


Após o final da série em sua sexta temporada, os fãs, que não estavam prontos para dizer adeus às protagonistas, receberam de presente não um, mas dois filmes.


filmes e séries com figurinos

A continuação da série divide opiniões, mas é indiscutível que os figurinos mostrados ali são um show à parte.


Trazendo alta moda e representando muito bem o estilo de cada uma das quatro protagonistas, o filme encanta com os looks.


Vale uma menção especial aos vestidos de casamento que Carrie experimenta e ao escolhido: um Vivienne Westwood que entrega tudo o que a série representou: uma expressão fashionista e cheia de glamour.


filmes e séries com figurinos

As Patricinhas de Beverly Hills (1995 GloboPlay):

As Patricinhas de Beverly Hills é uma adaptação do romance Emma de Jane Austen, que foi lançado no ano de 1815.


Além de ser uma versão completamente remodelada para o final do século XX, o filme trouxe consigo um figurino tão icônico a ponto de continuar sendo referência de moda nos dias de hoje, 26 anos após seu lançamento.


filmes e séries com figurinos

A história acompanha o desenrolar da vida romântica de Cher e suas amigas, fazendo uma ponte direta com o livro em que foi inspirado e mostrando que não importa a época, adolescentes sempre agirão como tal.


filmes e séries com figurinos

O Diabo Veste Prada (2006 Star+)


O diabo veste Prada era originalmente um livro, de autoria de Lauren Wiesberger e, dizem os boatos, que foi escrito baseado na experiência da autora com uma das jornalistas de moda mais bem conceituadas atualmente: Anna Wintour.


filmes e séries com figurinos

Ao longo da trama, vemos o desenvolvimento profissional de Andy, assim como sua jornada de estilo.


Este filme tem uma das transformações mais impactantes, e, de certo modo, mostra um pouco do que a consultoria de imagem e um bom direcionamento pode fazer por quem quer se encontrar ou dar um up em algum aspecto da vida.

filmes e séries com figurinos

Bônus: Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007 HBO MAX):

Eu sou fã da saga desde os seis anos de idade e, quando finalmente pude unir o universo fantástico de Harry Potter a consultoria de imagem, não pensei duas vezes.

O figurino da saga é impecável do início ao fim, mas, quando se fala de cores, a produção de Ordem da Fênix ganha destaque aos meus olhos.


A personagem Dolores Umbridge, interpretada maestralmente por Imelda Staunton, possui uma característica bastante marcante: seus conjuntos de tweed rosa.


filmes e séries com figurinos

A mágica se encontra nos detalhes e é, de maneira bastante discreta, que os conjuntos de Umbridge ganham um tom cada vez mais escuro conforme a personagem mostra mais de seu verdadeiro eu.


Relacionando este ponto em específico à consultoria de imagem, podemos perceber o quanto a percepção e comunicação de uma mesma cor pode variar de acordo com sua intensidade e profundidade.


O rosa claro, usado pela personagem no início do filme é lido com doçura e gentileza, mas, quando conhecemos suas reais intenções, o rosa choque demonstra toda sua fúria e ódio pelo personagem principal.

Cada filme listado aqui possui características que valem a pena ser observadas, por isso, caso você já tenha visto, vale a pena rever cada um, com atenção extra aos detalhes!

Posts recentes

Ver tudo