top of page

Saiu! Conheça as cores (sim, são duas!) da Pantone para 2021


Eis que saiu a cor do ano 2021. Opa! A cor, não! As cores! Isso mesmo, duas cores foram as escolhidas pela Pantone para representar o ano de 2021, escolha que acontece ano após ano, baseada em comportamentos, acontecimentos, tendências de mercado e da sociedade. E se você ainda está perdido nesse assunto, vamos te atualizar num resumão. Vem com a gente?

cores da Pantone para 2021

Bom, a Pantone é a empresa referência quando o assunto é cor, é mundialmente conhecida e o seu sistema de cores - Escala Pantone- é o guia padrão nas indústrias gráfica e têxtil. Isso quer dizer que, basicamente, tudo aquilo que faz parte do nosso universo visual, incluindo as nossas vestimentas, tem um pezinho nas referências de cor da Pantone. Grave essa informação!


No ano 2000, a Pantone decidiu lançar a cor do ano, tradição que vem se fortalecendo cada vez mais. Essa escolha se baseia em algumas análises comportamentais, tendências de mercado e também nos significados das cores, que vão refletir muito o nosso desejo, aquilo que nos representa enquanto sociedade.

cores da Pantone para 2021

A escolha da cor do ano seguinte já é uma data esperada por muitos profissionais das áreas de design, moda, arquitetura, artes de forma geral, que, aliás, já ficam meses antes nessa expectativa, arriscando seus palpites. E para acabar de vez com a ansiedade da gente, a Pantone acaba de lançar a escolha para 2021!


Dessa vez, temos duas cores para representar o ano vindouro. A última vez que isso tinha ocorrido foi em 2016, representado pela casadinha Rosa Quartzo e o Azul Serenity. Nos dois últimos anos tivemos o Living Coral para 2019 e o Azul Clássico para 2020.


Então, vamos ver as escolhas para 2021? São elas: PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e a PANTONE 13-0647 Illuminating. Duas cores representando um ano, que chega carregado de incertezas mas ainda assim, cheio de esperança.


cores da Pantone para 2021

Analisando a nossa situação atual, faz bastante sentido essa dualidade. Ela representa certa instabilidade, ao passo que, como bem falou Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, também transmite a “ideia de que não se trata de uma cor ou de uma pessoa, mas de mais de uma”.

cores da Pantone para 2021

E isso reitera esse senso de parceria, de troca, de complementaridade que tanto passamos a valorizar nos últimos tempos. Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, disse ao The New York Times: “todos nós percebemos que não podemos fazer isso sozinhos. Todos nós temos uma compreensão mais profunda de como precisamos uns dos outros e de apoio emocional e esperança".

cores da Pantone para 2021

Então, vamos conhecer melhor as cores escolhidas e entender o porquê delas virem em dupla. O Ultimate Gray é um cinza sóbrio, neutro, que ajuda a comunicar sabedoria, força, resiliência; características muito importantes e que todos tivemos que buscar na essência para vivenciar tempos tão incertos. Falando da psicologia da cor, o cinza pode transmitir certa insensibilidade, tédio, introversão...não parece ser uma cor tão acolhedora, né? É a cor do céu cinzento, do dia nublado. E quando o dia está nublado, quem não deseja a luz do Sol para iluminar tudo e todos?

cores da Pantone para 2021

E é aí que entra em cena o já queridinho Illuminating. Um amarelo lindo, alegre, cheio de energia e carregado de positividade. Ele vem para iluminar o cinza, equilibra o efeito nublado e mais sério. De acordo com o livro Psicologia das Cores, de Eva Heller, “o amarelo é a mais clara e a mais leve das cores cromáticas. Seu efeito é leve, pois parece vir de cima”. E é essa sensação que a gente parece buscar para o ano que chega. Apesar de um pouco contraditória, a cor amarela, de forma geral, é jovem, criativa, otimista. Talvez por esse motivo, fosse uma aposta quase que unânime para todos nós, que trabalhamos com as cores.


cores da Pantone para 2021

E trazendo todas essas informações para o universo da Consultoria e das combinações de cores, a junção do amarelo com cinza representa uma harmonia chamada Bicolor, que não é identificável no círculo cromático, mas que comunica uma modernidade elegante. Aliás, um equilíbrio muito coerente se compararmos a elegância clássica do cinza com a jovialidade do amarelo.


Então, fique à vontade para explorar ainda mais essas cores no próximo ano, especialmente se toda essa comunicação visual fizer sentido para você, para o seu gosto e para o seu desejo de imagem. Lembre-se que a sua identidade e particularidades sempre serão mais relevantes do que qualquer tendência!

Posts recentes

Ver tudo
blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
bottom of page