Que tal escolher um prato de acordo com seu estilo?

Por Tiana Dórea



Você, que nos acompanha por aqui, já está acostumada a ver exemplos de que os nossos estilos pessoais interferem em diversos aspectos da nossa vida e das nossas escolhas, desde as roupas, claro, mas também nossas preferências de decoração da casa, nossos carros e até mesmo os destinos que sonhamos conhecer.


Por ser uma expressão da nossa personalidade e essência, nosso estilo está vivo em tudo ao nosso redor. E como na semana passada, nosso tema foi sobre a atividade física, essa semana vamos falar sobre as comidas de cada estilo, porque a gente se exercita, mas também curte os prazeres da boa gastronomia. Vamos lá?



Vamos começar com o estilo Natural/Esportivo, que tem uma vertente mais básica e se encanta com as famosas “comidas de verdade”. Alimentos da terra, orgânicos, pratos saudáveis e que passem por uma linha de produção mais sustentável. A pessoa desse estilo curte restaurantes naturais e não abre mão de inserir no seu cardápio frutas, verduras, leguminosas, castanhas.


Suas refeições podem ter um toque mais fresh, com a presença frequente de hortaliças. Algumas pessoas desse estilo tem a consciência ecológica tão forte, que seguem para a linha do vegetarianismo ou veganismo. Se interessam muito também por alimentos que melhorem sua saúde, como o kefir ou mesmo uma kombucha. Opções frequentes para as pessoas mais naturais são o açaí, a tapioca, raízes, saladas, sucos ou qualquer estabelecimento que tenha o “slow food” como premissa.




Se você tem o estilo Clássico presente dentro de você, é muito provável que você opte por refeições mais “sérias”, sem tantas invenções. Você se apega à culinária tradicional e acha até difícil que alguém consiga superar aquele prato que, originalmente, já é um sucesso. E quais são eles? Um genuíno francês filé à la Bordelaise, um tradicional italiano spaguetti ao sugo ou mesmo um clássico feijão com arroz. Para as pessoas desse estilo, a atemporalidade desses pratos é um fator determinante na escolha, aquele famoso “não tem como dar errado”. E olha que a pessoa clássica é fiel às suas preferências, hein? Se ela gostou de um restaurante, é possível que sempre queira voltar no mesmo lugar e pedir o mesmo prato, afinal, um clássico é um clássico.



Já as representantes do estilo Criativo são livres e ousadas, inclusive nas suas escolhas gastronômicas. São pessoas que se arriscam em novos sabores, em experiências únicas e que despertem seus sentidos. Mistura de texturas, explosão de sabor, irreverência na montagem e alguns detalhes extras, como fogo, são bem vindos. Se tivesse que escolher um molho, por exemplo, o agridoce seria uma opção, mesclando doçura com acidez e estimulando as papilas gustativas. Quando viajam, sempre querem experimentar tudo que aquele lugar pode lhes oferecer de diferente, explorando a culinária local, testando seu paladar e aproveitando novas experiências. Por falar em culturas diferentes, a pessoa do estilo Criativo não tem o menor problema em unir a base culinária de dois locais distintos e criar uma nova receita, tal como o Ravioli de vatapá ou o Gnocchi de fubá, criações do Orí, em Salvador.



Para as pessoas do estilo Romântico, a “cozinha com afeto” é a queridinha. Comida com sabor de casa, de aconchego, pratos que a vovó fazia, sabores da infância, comida de interior e tudo mais que remeta a certa nostalgia. A pessoa romântica é apegada e se encanta por alimentos que a levem pro passado. Bolos, sequilhos, cafezinho, cuscuz fazem parte das suas preferências. Doces, de maneira geral, também acabam atraindo muito as representantes desse estilo e se tivéssemos que citar um, o Macaron com seus tons “candy colors” e raiz francesa, certamente faria seus olhos brilharem. Ah! Elas também apreciam uma mesa posta bem arrumada, com flores e detalhes delicados. Fazem questão de receber os amigos para um chá da tarde ou um café da manhã e separam seus conjuntos de louça mais lindos para a ocasião.



E se o romântico se apega ao passado, as pessoas do estilo Contemporâneo vão no caminho inverso e olham sempre pra frente. As representantes desse estilo gostam de inovar, então pratos novos, releituras com um toque vanguardista e experiências futuristas as atraem muito. Elas estão sempre conectadas às novidades e se um restaurante novo abriu na cidade, elas já querem ser as primeiras a conhecerem. Gostam de pratos elaborados, com design e de sabores ousados. Tratando-se de tendência, as pessoas contemporâneas são as mais atentas, então elas já estão ligadinhas em tudo o que está acontecendo agora.


Estamos vivendo a era da tecnologia e até as proteínas já vem sendo produzidas em laboratório, como as Clean Meats (carnes artificiais) que tem se mostrado uma tendência forte, uma vez que são “ecologicamente corretas”, sem a morte de animais. Outra tendência muito comentada é o aumento da ingestão de insetos (Sim, isso mesmo!), que já é frequente na Ásia e África e tem crescido para outros países da Europa e América do Norte. E aí, você teria coragem de se arriscar nessa tendência? E nem só da comida eu quero falar aqui. A experiência como um todo pode ser mais revolucionária para encantar os moderninhos de plantão. Um jantar suspenso a 50m de altura, como o famoso Dinner In The Sky, chama e muito a atenção dos mais contemporâneos, que adoram quebrar a rotina com experiências inusitadas.



Um dos conceitos de Gastronomia é “a arte de escolher e apreciar os melhores pratos” e como falar dessa busca pela qualidade dos ingredientes, sem lembrar dele, do estilo Elegante? As pessoas desse estilo sabem apreciar as coisas boas da vida, gostam de pratos finos, de uma bela apresentação, com uma montagem impecável. São verdadeiramente apaixonados pela culinária mais sofisticada e gostam de frequentar locais onde a experiência gastronômica exala finesse.


Os já consagrados estabelecimentos e seus chefs premiados com estrelas do prestigiado Guia Michelin são uma aposta certeira dos elegantes. Eles também são amantes de iguarias especiais, mais valorizadas, a exemplo de caviar, Kobe beef (Wagyu), trufas brancas de Alba, jamón Pata Negra e até mesmo o açafrão, a especiaria mais valiosa do mundo. O famoso “menu degustação” com direito a diversas etapas e harmonização com vinhos também é uma experiência super atrativa para as pessoas desse estilo.


E pra terminar esse texto, pois já está dando fome, temos o estilo Sexy, cujos representantes são exuberantes, magnéticos e fazem questão de apreciar uma culinária tão intensa quanto eles. Sabores marcantes, provocativos e até estimulantes são os seus queridinhos. Chocolate, café, curry, gengibre, canela são ingredientes frequentemente presentes na cozinha de uma pessoa do estilo sexy. Se tivéssemos que definir em uma palavra, certamente seria Spicy. São facilmente levados a escolherem um prato mais apimentado e que traga energia, potência. Então, não é novidade que eles se sintam mais atraídos pela culinária exótica da Tailândia, pelo sabor ardente do jalapeño nos burritos mexicanos ou pela apimentada malagueta, muito usada na culinária baiana, nos acarajés. Esse estilo definitivamente não gosta de levar a vida de forma morna e suas escolhas gastronômicas sempre trazem intensidade.


E agora que você já sabe como os estilos se comportam nesse segmento, escolha a sua próxima refeição e bom apetite!

Posts recentes

Ver tudo
blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo

SIGA-NOS

  • Whatsapp Neuf
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram