top of page

Maquiagem Masculina. Aquela correção é sempre bem-vinda!

Os homens não são estranhos à maquiagem. Alexandre, o Grande, adorava, enquanto os pictos (antigos habitantes da Escócia) pintavam o rosto de azul para lutar. Perucas e pintas falsas eram moda na corte do Rei Luís 13 - e vale lembrar dos dândis (estilo masculino que surgiu no século 18 inspirado na excentricidade e elegância). Mas em algum momento no século 19, alguém decidiu que "homens de verdade" não usavam maquiagem. Desde então, quando usam é no intuito de transgredir. Bowie, Prince e Johnny Depp não estavam tentando (apenas) melhorar a aparência, estavam desafiando tudo o que sabíamos sobre gênero, sexo e sociedade.


O ator Johnny Depp

Sempre figurando na lista de grandes tabus do ramo da beleza, maquiagem masculina sempre gera controvérsias, porém, muito mais com relação ao hábito e consumo em si do que sua utilização. Fato é que, desde cinema a editoriais de moda, todo bom profissional sabe a diferença que faz aquela correção ou aquele retoque que sempre dá uma ajuda para otimizar a aparência.


O machismo que permeia este mercado torna-o um assunto muitas vezes delicado para alguns homens, os mais modernos, dos Uber aos metrossexuais, já lidam com maquiagem com mais intimidade e entendem o verdadeiro conceito da coisa. Os homossexuais são o nicho mais participativo, investem sem preconceitos tanto em maquiagem quanto em tratamentos, mas parte deste comportamento um pouco mais arredio também tem a ver com a associação de alguns excessos que vemos por aí.


Maquiagem masculina é mais sutil, trata-se apenas de uma boa correção, seja uma manchinha aqui, uma olheira ali, falha na sobrancelha, enfim, o conceito geral é basicamente o aprimoramento da aparência corrigindo imperfeições. Nada de excessos, este é apenas mais um item do homem que deixa sempre o cabelo impecável, a barba bem-feita, que se preocupa se aquela camisa combina com aquela gravata, se o sapato está bem engraxado, enfim, o homem que se cuida.


Antes e depois da maquiagem

Portanto, se privar de um artifício que pode te favorecer nos dias de hoje se equipara a negar uma autoajuda. Alguns temem perder a essência, outros dizem que é desnecessário, mas o fato é que não há nada melhor do que estar bem consigo mesmo, se sentir mais confiante, cuidar de si e, por que não, se sentir mais bonito? Fique antenado, o homem moderno já entende que não basta ter apenas um bom xaveco, ou passar horas na academia para impressionar com músculos enormes, o homem moderno tem que ser completo, e, para tanto, é preciso se livrar de alguns preconceitos e observar com um pouco mais de atenção o seu concorrente.


Então, não fique para trás. Pensando nisto, listei alguns itens essenciais para maquiagem masculina:


  • Hidratante apropriado (sérum para pele oleosa da Ruby Rose, R$ 28,90, ou para pele seca ou madura, por R$ 41,90);