BLOG

whats png.png

FAÇA BONITO NA ETIQUETA DO PRÓXIMO EVENTO

Tem sido cada vez mais frequente, nos convites para festas e eventos, a sugestão do tipo de roupa que melhor se adapta à ocasião. Porém, por falta da orientação adequada, as pessoas acabam ignorando estas recomendações, até mesmo por não ter noção do que usar para determinada festa. A reação de muita gente acaba surpreendendo: “não era mais prático colocar apenas social?”. Não é bem assim.


Conheça o dress code de cada ocasião

Por exemplo, quando se pede o traje completo, significa que todos os itens formais devem estar presentes. É indispensável uso da gravata, meia e sapato social, obviamente, sem esquecer do terno. A sugestão é muito comum para casamentos, coquetéis, óperas, jantares românticos, festas de 15 anos e em formaturas. Nestas ocasiões, o traje passeio completo masculino não permite qualquer exceção, mesmo que seja festa da família ou amigo muito próximo.


O uso dessa informação nos convites é bastante relevante, para orientar os convidados como devem se vestir. Imagine uma festa de casamento onde os convidados aparecem com roupa de praia? “Mas ninguém avisou que era passeio completo...”, claro que estamos falando de uma suposição, mas também é muito comum esse tipo de erro por parte de alguns convidados. Às vezes, é confuso, mas as regras são bem simples de seguir, principalmente para os homens.


Segue um descritivo de cada estilo de traje para você não correr mais o risco de se apresentar em uma celebração social vestindo-se inadequadamente:


· Traje Esporte

O traje esporte é o mais casual e livre. Aqui não há regras e entram materiais menos nobres, como o jeans, o algodão e a sarja. O traje esporte é indicado para ocasiões mais informais e a escolha de peças é livre.

Composição: Calça jeans ou de sarja, bermuda, camiseta, camisa polo, "sapatênis", sandálias etc.


Esporte fino

· Traje Passeio ou Esporte Fino

Também chamado de tenue de ville ("roupa de cidade", em francês), esse tipo de traje deixa o casual um pouco mais formal e arrumado. Os materiais devem ser mais sofisticados. Até às 18h, pode ser mais informal; depois deste horário, é bom apostar em uma dose maior de glamour.

Composição: O homem deve usar terno. Antes das 18h, o uso da gravata é dispensável; depois deste horário, o uso do acessório é recomendável. É sempre bom atentar para os detalhes e lembrar de verificar se os sapatos estão engraxados, se o cinto está com boa aparência etc.


· Traje Social ou Passeio Completo

O passeio completo é bem formal e fica apenas um passo atrás do traje de gala em termos de sofisticação.

Composição: No traje passeio completo, o homem deve usar terno – de preferência escuro – e gravata. Tenha atenção redobrada! A roupa tem que estar bem passada e alinhada. Calças podem ter vincos; mangas de camisas e paletós, não. Se o homem tiver uma abotoadura bonita, esta é a hora de usá-la. O mesmo vale para um relógio clássico.


· Traje a Rigor, de Gala ou Black Tie

Também chamado de tenue de soirée ("roupa de noite", em francês), o traje de gala é destinado às festas super formais; no nível dos casamentos ou dos tapetes vermelhos, mesmo.

Composição:

No traje de gala, não tem negociação: o homem tem que usar smoking. O terno deve ser preto com a lapela do paletó e uma faixa fininha da lateral da calça em cetim. A gravata borboleta também é indispensável. A camisa é branca e o sapato, em verniz brilhante.


Passeio completo x Black Tie

Alguns cuidados que podem passar despercebidos:


O sapato é parte importante do look

1. Meias brancas estão descartadas, usar sempre as da cor preta, seguindo o tom da cor dos sapatos ou o tom da cor da calça (apenas para ternos que não sejam pretos);

2. Nada de meia de algodão. Se não puder comprar de seda, utilize uma de tecido similar bem fininho. As meias de algodão são apenas para a prática de esporte;

3. Indispensável sapato com sola de madeira e, preferencialmente, com o bico mais afinado. Isso dá um maior requinte ao look;

4. O paletó deve sempre estar abotoado. Mesmo sendo de 2 ou 3 botões, o primeiro sempre deve estar abotoado e nunca aberto. Ao sentar-se, o paletó pode ser totalmente desabotoado;

5. Nada de marrom, nem mesmo o sapato;

6. As roupas do traje passeios completos para homem devem ser compostos por: Terno completo – calça social e paletó –, não sendo mais obrigado o uso do colete, camisa social branca, gravata que esteja em harmonia com o look e sapato social preto.


Dúvida muito comum sobre o paletó

Abraços.

Lisandro Carvalho.