top of page

Como se vestir no ambiente corporativo


Já parou para pensar que a forma como você se veste pode interferir na imagem profissional que você passa?


Se você não liga muito para as roupas que usa no trabalho, fique sabendo que as empresas se preocupam (e muito!) com isso. Não é à toa que existe o famoso dress code ou código de vestimenta, que estabelece como os profissionais devem se vestir.


Usar roupas adequadas para o ambiente corporativo pode influenciar até no sucesso e ascensão profissional. Em um mundo onde muitos profissionais têm a mesma qualificação técnica, uma imagem bem cuidada e coerente com a marca da empresa pode e deve ser um diferencial.

Para que não reste nenhuma dúvida, existem companhias que instituem um dress code formalizado, indicando numa cartilha o que os profissionais da empresa podem ou não usar. Os bancos, por exemplo, fazem parte desse grupo - é bem verdade que o mundo está mudando, novas profissões surgindo e maior liberdade para se vestir está sendo dada, mas, até mesmo essa “liberdade" causa um estranhamento, não é mesmo? Falaremos sobre esses novos tempos em outro artigo.


Voltando a falar sobre ambientes formais, as instituições financeiras por exemplo indicam:


a) Camisas de tecido (mangas curtas ou compridas);

b) Ternos e blazers;

c) Calça de algodão ou sarja;

d) Jeans clássicos (geralmente nas sextas-feiras).


Nessa mesma cartilha são citados também os trajes inapropriados, como barriga de fora, camisetas e roupas para prática de esportes. As mulheres também precisam ficar atentas a tecidos muito leves, rendados, brilhantes, transparentes e peças que mostrem ou se pareçam com lingerie.

barba no ambiente de trabalho

Não há nada formalizado no que diz respeito a maquiagem, barba e corte de cabelo. Fica valendo o bom senso dos funcionários. A barba, desde que bem cuidada, é permitida para os homens. E, para as mulheres, uma maquiagem sóbria, sem exageros.

Falando sobre ambientes formais, as regras são mais rígidas para os colaboradores que têm contato direto com clientes e fornecedores. Nesses casos, os itens terno e gravata ou tailleurs ainda são indispensáveis.


VEJA AGUMAS DICAS QUE PODEM AJUDAR NA HORA DE COMPOR UM LOOK PARA OS DIAS DE TRABALHO.


1) Acerte na combinação:


Muitas empresas ainda não contam com um dress code formalizado, mas não é por isso que o profissional pode deixar de se vestir adequadamente para o ambiente de trabalho. Para não errar no visual corporativo, confira as dicas para um look impecável.





2) Conheça o perfil:


Pesquise o site, os objetivos e o perfil dos cliente da empresa. Essas informações são importantes para identificar se o ambiente profissional é casual ou informal. Outro fator a ser observado é como as pessoas em posição hierárquica mais elevada que você se vestem. Assim, é possível ter uma referência de profissionais que estão na companhia há mais tempo.


3) Muito além das vestes:


Se engana quem acredita que a imagem pessoal se limita à vestimenta. O comportamento no ambiente de trabalho também é um fator que colabora para compor a imagem passada para os colegas. Vale a pena prestar atenção ao tom de voz, organização da mesa, maneira de andar e forma de falar com os colegas. Tudo deve ser o mais discreto possível. Afinal, a elegância também é notada no comportamento.


4) DETALHES DO TERNO:


Os homens devem estar sempre atentos à cor dos ternos e ao comprimento - principalmente na largura dos ombros - evitando camisas de tecido de má qualidade, sapatos desgastados ou de couro sintético, combinação de cores diferente entre meia e sapato, camisas muito chamativas. Para aqueles que não vivem sem um toque de cor, uma dica é investir em gravatas coloridas, mas de boa qualidade.


A bainha ideal da calça social é fazer a marcação enviesada, ligeiramente mais curta na frente e mais longa atrás, terminando bem na junção entre o final do salto e o começo dele. Para que não fique curta na frente (em cima do cadarço), a dica é deixar uma pequena sobra de tecido, que dá uma ondulação leve entre os joelhos e o cadarço do sapato.


5) cabelo e barba bem cuidados:


Apesar de nem todas as empresas exigirem a barba sempre feita, é importante mantê-la aparada e bem cuidada. Além disso, o cabelo deve estar sempre cortado ou, se for comprido, preso. Vale lembrar que profissionais da área da saúde devem ter a barba sempre feita para transmitir higiene e limpeza.


Aproveite a sexta-feira para usar looks mais confortáveis o que, neste caso, chamamos de casual day. Falaremos sobre esse tema em outro artigo.


Se gostou desse tema deixe aqui um comentário. Caso tenha dúvidas, estou à disposição para responder e ajudar.


Abraços.


Lisandro Carvalho.





Posts recentes

Ver tudo
blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
bottom of page