Se transformando e se reinventando a cada ano que passa, as tendências da arquitetura estão sempre em constante mudança.
O momento atual da sociedade, as paletas de cores, os materiais específicos e o estilo são alguns dos exemplos de constante mudança que acabam atingindo também o mundo da arquitetura.
E quais são as tendências universo da arquitetura e decoração que estão em alta em pleno 2022?
Estamos trazendo neste post algumas tendências que vieram com tudo nos últimos meses e serão vistas muitas por algum tempo ainda!
Automação e sistemas inteligentes
Vamos falar nesse texto sobre várias tendências que surgiram ou cresceram durante a pandemia: e essa é uma.
A tecnologia como parte da arquitetura não começou agora, mas está ganhando cada vez mais potência.
Os sistemas inteligentes têm sido mais explorados, principalmente em projetos corporativos.
Em casa, as possibilidades de automação, controle centralizado e maior conectividade também já fazem parte da rotina.
Cerâmica
Os revestimentos cerâmicos têm ganhado força desde o começo do ano passado - podemos dizer que é uma tendência pandêmica -, quando as pessoas começaram a ficar mais em casa, trazendo simplicidade de manutenção e limpeza, por exemplo.
A busca por materiais sustentáveis também é um ponto positivo para quem se rendeu a essa tendência.
Os revestimentos cerâmicos mais ousados, com cores, mais detalhes, personalidade e estampas também estão em alta.
Consumo consciente
Mirando no futuro e na sustentabilidade, os arquitetos também estão apostando numa pegada mais verde, seja no uso de sistemas construtivos ou no reuso de equipamentos e matérias-primas para evitar o desperdício e a exploração de novos recursos naturais.
O planejamento específico de cada ambiente de acordo com seu uso prevê melhor disposição e planejamento para evitar troca frequente de itens por erros não previstos.
Espaços funcionais
Tanto em casa quanto no escritório, funcionalidade é atualmente um objetivo buscado nos projetos de arquitetura e decoração.
Os ambientes estão sendo repensados para se ter mais praticidade, organização e flexibilidade.
A busca, atualmente, é para ter o melhor aproveitamento de espaços que atendam às necessidades de utilização e conforto das pessoas.
Iluminação natural e ventilação cruzada
Os projetos arquitetônicos atuais estão priorizando a iluminação natural.
Essa prática traz alguns benefícios, além de ter uma estética muito agradável.
Pra quem ainda não sabe, essa técnica utiliza a luz do sol para iluminar os ambientes internos, aproveitando ao máximo as condições naturais na região.
Já a ventilação cruzada - ou natural - é aquela onde as aberturas em um determinado ambiente ou construção são dispostas em paredes opostas, permitindo a entrada e saída do ar.
Madeiras coloridas
Afinal de contas, é ou não tendência madeira na decoração?
Pra mim, sim!
Inclusive, é mais que uma tendência. A madeira na decoração está consolidada no mundo da arquitetura e é um clássico atemporal.
Mas, como tudo está em constante mudança, as madeiras coloridas, diferentonas e inusitadas têm ganhado seu espaço.
Mesmo podendo ser harmonizadas com uma base neutra, as cores mais vibrantes têm se mostrado mais constantes, mostrando melhor a personalidade que o recado que você quer passar no seu projeto.
Jogo de cores
E já que estamos falando de cores como um ponto importante da arquitetura, não podemos deixar de falar que a paleta está cada vez mais marcante nos ambientes.
Brincar com as cores mais vibrantes está e vai permanecer em alta, deixando os ambientes muito mais a sua cara e com mais personalidade.
Minimalismo
Caracterizado pela redução de elementos no visual de projeto criativo, o design minimalista ganhou muita força na década de 80 e, com o passar do tempo, tem se tornado cada vez mais popular.
Formas simples, neutras e naturais evidenciam o projeto arquitetônico, revelando a grandiosidade do ambiente como um todo.
Ele resulta em integração dos espaços e dá destaque aos grandes vãos nos projetos.
Um olhar para dentro
É importante que o dono do projeto não pense apenas no que "está na moda", afinal de contas, alguém com gostos pessoais vai morar ou viver naquele ambiente.
É importante que tenha um olhar diferente sobre as tendências, mas entendendo a personalidade de cada um.
Nossas casas foram ressignificadas nos últimos anos, então, é importante que o sentimento de acolhimento permaneça.
Projetos com mais personalidade
Como disse no item anterior, é importante que o arquiteto entenda a personalidade da(s) pessoa(s), para que os móveis e outros elementos tragam conforto e também um reflexo do que elas são.
E isso sempre estará em alta.
Não é mais sobre acumular itens diversos, mas adquirir algo que tenha a cara do morador.
As pessoas, finalmente, parecem estar curtindo suas próprias casas.
Comments