23 de mar de 20213 min

Dicas para usar jeans no trabalho e arrasar!

Atualizado: 16 de ago de 2022

Por Dani Miqueri

Já sabemos que o jeans tem história...

Décadas e décadas se passaram e ele continua firme, com algumas transformações e ajustes, sim, mas inabalável no posto das peças mais preferidas do guarda-roupa feminino.

Sabemos também que ele é um tecido originalmente do estilo natural que remete à jovialidade, espontaneidade e casualidade, porém, é capaz de fazer mix incríveis, tanto com peças que possuem a mesma informalidade quanto com outras de estilos completamente opostos.

Todo mundo sabe que o jeans conversa muito bem com ambientes descontraídos, a dúvida, geralmente, é sobre incorporá-lo no trabalho, certo?

Então vamos lá!

A primeira pergunta que você vai fazer é: qual o grau de formalidade do seu ambiente profissional?

É tradicional, precisa transmitir formalidade, autoridade e seriedade?

Se a resposta for sim, então, ele não é pra você, pelo menos nesse lugar.

A casualidade do tecido não se adequa a ambientes extremamente conservadores.

Se sabemos que todas as peças do nosso vestuário possuem códigos e que elas, por sua vez, transmitem mensagens, então precisamos ficar atentas à comunicação de cada uma, certo?

Agora, se o seu trabalho for mais flexível e permitir uma informalidade maior, dá sim pra pensar em modelagens diferentes no jeans e looks bem interessantes com ele.

PANTALONA JEANS

Vale ressaltar que ao pensar no tecido para o trabalho, mesmo seu espaço profissional sendo informal, as melhores opções (pra não correr o risco de errar) são aquelas mais secas, sem tanta lavagem e rasgados, a não ser que trabalhe num local extremamente criativo.

Percebe que o visual acima, mesmo com o jeans presente nele, consegue comunicar uma certa elegância e, arrisco a dizer, um tico de formalidade?

Isso se deve à, praticamente, 3 fatores: à modelagem da pantalona, à coordenação com uma peça do universo clássico (a camisa) e ao scarpin, nos pés (a pontinha dele ali ó!).

Quando eu levo elementos de outro estilo – aqui, no caso, clássico - a um look inicialmente casual, eu consigo fazer essa mistura, comunicando, assim, mensagens associadas aos dois universos, entende?

Na prática, os fatores que citei acima contribuíram para a calça jeans ganhar um status mais formal. Perfeito para o job que pede essa comunicação!

MOM JEANS

Olha que forma moderna de levar o jeans para o seu trabalho?

A mom comunica mais casualidade do que a pantalona.

Ainda assim, o look é super possível pro seu job, se for um ambiente descolado, melhor ainda!

Embora a base dessa produção seja composta por peças do universo natural/esportivo (jeans + t-shirt), o blazer branco deu o toque formalzinho a ela, caso precise dessa informação na sua imagem.

Agora, se o job permitir uma casualidade maior ainda, o combo mom jeans + malha + tênis é uma escolha confortável e estilosa, ao mesmo tempo.

SKINNY

Queridinha das calças jeans, a skinny é prática e versátil.

Pro job eu sugeriria coordenar a peça com alguma outra larguinha (como a camisa) ou com uma terceira peça (como o blazer), justamente para contrapor com a sua modelagem justa, assim você garante um visual equilibrado.

As combinações do jeans com a camisa e o blazer e, ainda, com os mocassins, deixaram os dois looks com uma cara mais arrumadinha, comunicando uma seriedade maior.

Pensa comigo: se essas mulheres ali estivessem com a mesma skinny, mas ao invés da camisa e do blazer, estivessem usando uma t-shirt, e no lugar dos mocassins, tênis, qual seria a sua percepção?

Totalmente diferente, aposto!

Viu como entender esses códigos são fundamentais para a nossa construção visual?

PANTACOURT

A pantacourt é mais uma opção pra quem ama jeans.

Esse modelo, coordenado com blusas estruturadas e scarpins nos pés, ganha status, o que garante produções informais e elegantes para o trabalho.

Engana-se quem pensa que só pode usar esse modelo de calça com saltos altos... Nananinanão!

Sapatos baixos, como mules, mocassins e até mesmo tênis, conferem aos looks que fazem parte, estilo e conforto.

WIDE LEG

A wide leg possui modelagem larguinha, porém, sem aquela abertura largona da pantalona.

Ela vai se abrindo aos poucos desde a cintura, e vai aumentando, discretamente, até chegar na barra.

Excelente escolha para quem tenta fugir da skinny, mas não se sente bem, também, numa pantalona.

A bota e o blazer arremataram o look, conferindo a ele contemporaneidade e personalidade.

Bem, estamos ou não bem servidas com tanto modelo de calça jeans?

A dica agora é você respirar (respirou?!), entender quais cortes gosta mais, saber o que é adequado ao seu espaço profissional e, finalmente, descobrir o seu objetivo de imagem para fazer a melhor escolha.

E você, também é da turma do jeans?

Até a próxima!

9