Por Tiana Dórea
Algumas pessoas veem os desfiles da Alta Costura e pensam: “meu Deus, isso é moda? Eu não usaria isso. Será que alguém realmente usa?” - vide alguns comentários que você encontra dando um giro pela internet.
A verdade é que, em primeiro lugar, a moda é uma forma de linguagem, reflexo de um tempo e do comportamento da sociedade, não somente relacionado ao consumo, mas trazendo para o vestir uma expressão de sentimentos, de desejos e, também, de angústias.
Ou seja, a moda vai além do que você vai gostar ou não. Do que você vai usar ou não. A moda traz uma série de leituras e possibilidades, sendo também uma forma de expressão visual coletiva.
Por outro lado, a Alta Costura não foi feita para nós. E quando eu falo nós, falo de pessoas de vida comum, o famoso gente como a gente.
A Alta Costura representa um lado artístico da moda, que exalta a sua identidade artesanal, luxuosa e exclusiva, que por vezes, também pode ser excêntrica. É para chamar atenção, é para inspirar, é para trazer desconforto, é para nos fazer refletir sobre as mensagens por trás da imagem…entenda como quiser.
Mas a verdade é que ela só será vista nas passarelas (shows), nos tapetes vermelhos, nos editoriais de moda e nos grandes bailes mundo afora.
E se você não é uma celebridade hollywoodiana ou a GKay, por exemplo, use esses elementos da “Haute Couture” como fonte de inspiração para um vestir mais próximo, mais possível.
Até porque, por mais que você “não goste” ou “não se interesse” por esse tema, sinto lhe dizer que mais cedo ou mais tarde, você estará usando alguma peça com referências das semanas de moda, mesmo sem saber.
Te convido a conferir alguns highlights dessa temporada que a gente vai ver (e pode adaptar) muito na moda da vida real também.
Comments