top of page

O mapa da mina para encontrar o batom vermelho perfeito

batom vermelho perfeito

Você sabia que existe um batom vermelho perfeito para você?


Sim, por mais que seja difícil encontrar o seu tom de vermelho ideal, não é impossível. Quando fazemos o teste de cor muitos aspectos são observados e, saber qual é sua cartela de cores te ajuda a encontrar os tons ideais para tudo o que você possa imaginar, inclusive maquiagem.


Falando sobre os batons vermelhos, existem alguns truques que você pode apostar sempre que precisar adaptar suas cores, inclusive misturar tons de rosa para atingir o vermelho perfeito e, em alguns casos, substituir o vermelho de uma vez por todas. Para determinar o tom ideal para a cliente, consideramos todas as etapas dentro do teste de cor, indo desde a análise de contraste, passando pela temperatura, intensidade, profundidade e, por fim, chegando na estação e cartela final.

batom vermelho perfeito

Considerando o contraste


Uma das coisas que mais impactam a beleza da cliente quando se trata de cores é o seu contraste pessoal natural, ou seja, a diferença de tons entre sua pele, olhos e cabelo.


Quando o contraste natural é replicado ganha-se harmonia visual, valorizando ainda mais os traços da cliente.


Se você tem um contraste baixo, por exemplo, pode se sentir desconfortável ao usar um batom de tom muito escuro e se sentir apagada. Isso acontece porque aquela cor em específico se destaca demais do seu rosto, fazendo com que as pessoas – e até você mesma – foquem na cor do batom ao invés do conjunto total.


Peles quentes e peles frias


A análise de temperatura é uma das maiores determinantes da sua estação. Já aqui sabemos se você terá uma cartela fria ou quente e, sendo assim, já conseguimos um melhor direcionamento no quesito tons ideais.

batom vermelho perfeito

Considerando que as peles frias possuem mais pigmento azul e que as peles quentes possuem mais os pigmentos vermelho e amarelo, de modo geral, pessoas de peles frias se dão melhor com batons vermelhos de fundo rosado (foto acima) enquanto pessoas de pele quente se valorizam com tons de vermelho tomate ou tons de coral (foto abaixo).

batom vermelho perfeito

O quão intenso é seu vermelho?


No momento de análise de intensidade nós descobrimos não só o quão intenso ou suave é o seu batom vermelho ideal, como também o acabamento perfeito para valorizar sua beleza. Saber o acabamento da sua maquiagem te ajuda não só a ficar mais bonita, mas, nos casos de escolhas da base, te ajuda a encontrar a cobertura perfeita também.

batom vermelho perfeito

Voltando a falar sobre os tons de batom vermelho ideais, se você tem uma pele intensa, ficará mais bonita quando optar por tons mais vibrantes, pelo acabamento acetinado ou o gloss (foto acima).

batom vermelho perfeito

Já se sua pele é suave, opções como tons de bordô ou vinho são as opções de vermelho mais indicadas, já que são mais “fechadas”. Aqui o acabamento ideal é o matte (foto acima), que reforçará a intensidade suave da cor e preservará as características naturais da sua pele.


Vermelhos claros e vermelhos escuros


batom vermelho perfeito

A análise de profundidade é o que nos diz se você fica melhor com cores claras (foto acima) ou cores escuras (foto abaixo) e é aqui que nós conseguimos descobrir se seus tons ideais de vermelho são mais voltados aos vermelhos escuros como o vermelho cereja ou se serão os tons mais claros, como as opções em coral.

batom vermelho perfeito

Os batons de cada cartela


Quando chegamos nas cartelas de cores em si, devemos considerar as particularidades de cada uma, principalmente seus sobrenomes. Se uma cartela tem como sobrenome a temperatura, ou seja, Frio ou Quente, devemos considerar as os pigmentos que precisam ser mais presentes ali.


Também é importante se atentar às características de intensidade (Brilhante ou Suave) e profundidade (Claro ou Escuro), sempre buscando os tons que melhor se encaixem em suas categorias e características dominantes.


Uma particularidade sobre as cartelas frias, é que algumas delas não possuem tantos tons de vermelho. As cartelas Verão Frio e Inverno Frio, por exemplo, tem uma grande variedade de tons de rosa, mas não de vermelho. Aqui a solução é simples: você pode assumir que seu vermelho ideal é o rosa ou, caso queira apostar no batom vermelho, misturar o pigmento rosa com o vermelho afim de valorizar as características dominantes da sua pele.


batom vermelho perfeito

De modo geral, você pode apostar com segurança em duas cores: para cartelas frias o batom Ruby Woo da Mac (foto acima) é uma opção excelente, uma vez que por ter um acabamento com pouco brilho transita bem entre as cartelas de verão e inverno.

batom vermelho perfeito

A opção para as cartelas quentes é o Chili (foto acima), também da Mac. O chili tem um tom mais alaranjado e, assim como o Ruby Woo, seu acabamento transita bem entre as cartelas de Primavera e Outono.


Mas, se você quiser ter certeza sobre qual o tom de vermelho ideal para colorir seus lábios e te trazer o poder que só um bom batom vermelho te dá, é só entrar em contato com a gente e agendar seu teste de cor.

Posts recentes

Ver tudo
blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
bottom of page