top of page

A história da moda através do olhar de 10 estilistas. Vem ler!

Por Tiana Dorea


Após um rico ciclo de palestras pela Paris Style Week, fiz questão de dividir com vocês um pouco do aprendizado das aulas, trazendo para a nossa atualidade, peças que foram criadas lá atrás! Muito mais do que Moda, falar de alguns ícones do meio é falar de criações, de estilo, identidade e legado.



Muito do que usamos hoje teve origem lá no passado, com alguns grandes nomes do século XX. Imagino que vocês saibam que o famoso vestidinho preto foi uma criação da Gabrielle Chanel, e assim como ele, a inserção das calças como vestimenta para mulheres ou até mesmo a clássica combinação do Preto&Branco. Chanel tinha uma visão à frente do seu tempo e quebrou alguns padrões ao criar uma moda funcional, comercial, baseada nos valores do Feminismo.



De estilo oposto ao de Chanel, a irreverente Elsa Schiaparelli via a moda como arte, fantasia, diversão. Baseada no movimento artístico do Surrealismo, ela trazia o ar excêntrico às suas criações e algumas delas, estão presentes na nossa vida até hoje. É o caso da cor Rosa Shocking, a estampa de jornal ou até mesmo os efeitos de ilusão de ótica na vestimenta.



Christian Dior recuperou o glamour e o luxo no período pós-guerra. Sua grande criação foi o famoso “New Look”, o triunfo da feminilidade, enfatizando a cintura marcada e deixando para trás o racionamento de tecido, que antes era necessário. Outro legado seu, que vemos até hoje, é a apreciação do belo. Dior tinha admiração pelas rosas, pelos jardins, e as estampas florais representam essa beleza delicada.


O elegante Hubert de Givenchy via a moda como uma maneira de deixar a mulher bonita. Símbolo do refinamento, ele equilibrava a sofisticação na simplicidade. Para ele, o segredo da elegância é sermos nós mesmos e eu, particularmente, me identifico muito com seu pensamento. Das suas criações, as que mais aplicamos até hoje são os Séparables (os coordenáveis, peças avulsas, fora de conjuntos), trazendo versatilidade e descomplicação. Foi ele também quem criou a coleção do prêt-à-porter de luxo, moldando a indústria da moda para o que conhecemos hoje.


Pierre Cardin, com seu estilo original, ousado e futurístico, trouxe para a moda alguns elementos de vanguarda, que utilizamos até hoje: vinil, metálico e geométrico.

O gênio do marketing Karl Lagerfeld agregou à moda paixão, criatividade e perfeccionismo. Seu estilo foi o pós-moderno, o que é seu grande legado. Ninguém melhor que ele para modernizar as criações do passado, sem desrespeitar suas raízes.


Yves Saint Laurent veio para empoderar as mulheres de seu tempo. De estilo contemporâneo, foi quem inseriu mais elementos masculinos na moda feminina e até hoje, usamos o smoking feminino, o famoso vestido Mondrian, macacões e a combinação de cores vermelho + rosa ou até o preto + azul marinho.

Azzedine Alaïa gostava de destacar as curvas femininas. Seu estilo era atemporal, mas ao mesmo tempo sexy e atrevido. De suas criações, ainda usamos (e muito) o body, o cinto-espartilho, os vestidos esculturais (moldando o corpo) e as texturas em python.



O criativo Thierry Mugler trouxe uma moda imponente, dramática e seu estilo é exuberante. Vestindo personalidades como Lady Gaga e Kim Kardashian, traz a fantasia, a ciência e a ficção para o universo fashion. Ele também foi o criador do Angel, o primeiro perfume gourmand da história, isto é, um perfume com aromas de impressão comestível.



Jean Paul Gaultier, com seu estilo extravagante, provocador e teatral, trouxe para a moda, a expressão de diversidade, seja de gênero, orientação sexual, raça, biotipo, etc. Foi quem criou o espartilho cônico da Madonna e seu legado é o humor/diversão na moda, além de uma cultura que enxerga beleza por todos os lados, respeitando a liberdade individual e diversidade.



A História da Moda é um assunto muito vasto, mas com esses 10 grandes estilistas, já dá para ver como eles influenciaram e influenciam até hoje a moda como conhecemos. Já dá até para brincar de abrir o nosso guarda-roupa e buscar as origens das nossas peças, baseadas nessas referências, não é mesmo?!

blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
bottom of page