Atire a primeira mamadeira quem nunca pensou em empreender após a maternidade. Conciliar o trabalho e a criação de uma criança é algo desafiador, já que a vida muda radicalmente após o nascimento de um filho. É preciso se dividir em mil para dar conta de casa, trabalho, os cuidados e amor que uma criança precisa, especialmente nos primeiros anos de vida.
Não é a toa que o índice de mulheres que deixam seus trabalhos após a maternidade é altíssimo. Ter que chegar mais tarde por conta de uma reunião escolar, ou porque o filho acordou com febre e você precisa levá-lo ao medico são fatores que grande parte das empresas não está preparada. (Não vou entrar aqui na questão paterna, divisão de tarefas. Vai ficar para um próximo post).
Por isso, o sonho de trabalhar de casa e estar mais próximo da cria enchem tanto os olhos de muitas mães. No entanto, empreender não é fácil, requer muita disciplina e muitas vezes é solitário, especialmente no inicio, quando ainda se está tateando o novo mercado, as novas possibilidades. Então se vc está aqui nesse movimento de mudança, como eu passei há alguns anos, aqui vão algumas dicas pra dar o start!
1 -Peça ajuda. Monte uma rede de apoio (e aqui vale, pai, mãe, sogro, amiga) para te ajudar com o bebê, as tarefas da casa, para que vc consiga dedicar algumas horas para pensar melhor na sua estratégia de trabalho.
2-Chame as amigas, converse sobre suas habilidades, seus talentos, do que você mais ama fazer (aquilo que você faria de graça, sabe?). Tenho certeza que coisas boas vão sair desse brainstorming.
3-Se você já sabe a area que quer atuar, se capacite, estude. Cursos, palestras, workshops, livros vão te ajudar a se sentir mais segura para estruturar seu negócio
Organize seu tempo.
4-Trabalhar em casa pede muita disciplina. Portanto, determinar horas/períodos de trabalho ajuda muito.
5-Por fim, seja gentil com você. O ritmo agora é outro, não se cobre se as coisas profissionais não estiverem acontecendo tão rapidamente.
Comments