Dicas para identificar o caimento e o acabamento perfeito das roupas!


Por Tay Fernandes


dicas caimento perfeito das roupas

Em se tratando de roupas, existem alguns pontos importantes na hora de determinar se uma peça funciona bem para você ou não. E é a partir da observação que você poderá tanto encontrar a peça com o caimento ideal para seu tipo de corpo quanto comunicar com maestria uma imagem mais polida e elegante.


dicas caimento perfeito das roupas

Conseguir identificar bons caimentos e saber dizer se uma peça tem um bom acabamento auxilia também na hora de investir em novas roupas. Dependendo do tipo de acabamento das peças é que você saberá dizer se determinada roupa terá uma boa durabilidade ou não, podendo assim optar pela compra ou buscar em uma loja diferente a peça que melhor se encaixa em suas expectativas. Para saber se vale a pena ou não investir na peça que fez seu coração bater mais forte, é importante que você observe alguns detalhes importantes como:


Costuras: cheque as costuras das laterais e barra, assim como as costuras de possíveis pregas, drapeados e pences que possam haver na peça;


Marcas no tecido: observe se em algum ponto da peça o tecido repuxa ou existe espaço entre o tecido e a costura da peça;


Linhas soltas ou tecido extra entre costuras: confira se a peça apresenta linhas soltas ou pedacinhos do tecido para fora.


Caso a peça de roupa que você esteja observando apresentar qualquer um dos defeitos citados acima, muito provavelmente não foi bem acabada. Isso pode ser proveniente de uma má confecção ou falha na hora de checar a produção da roupa em si. Nesse caso, é importante que você tenha em mente que a peça terá sua durabilidade reduzida em alguns meses, por isso, se sua intenção era garantir uma peça que durasse bons anos, essa não será a escolha ideal.


Agora falando sobre o caimento das peças, é válido salientar a importância de se compreender o que é um bom caimento para você de acordo com seu objetivo de imagem e silhueta. Quando se trata do caimento de uma peça, existem algumas variações como o modelo e proposta da roupa, por exemplo, que devem ser levados em consideração a fim de definir se o caimento funciona ou não para o que você precisa.

dicas caimento perfeito das roupas

Uma calça de alfaiataria, por ter como proposta uma imagem mais séria, precisa ter um tecido mais rígido, deixando seu caimento um pouco mais pesado. Já uma calça de linho cuja intenção seja comunicar leveza, precisa ser confeccionada em um tecido mais fino, e, por consequência, terá um caimento mais fluido. Entender essas diferenças é essencial para determinar o que adicionar ao armário.


Ainda sobre caimentos, outro ponto importante a se considerar é a silhueta de quem irá vestir a roupa. Aqui na Neuf, sempre que precisamos construir um guia de estilo, fazemos a análise da silhueta da cliente para que tenhamos um direcionamento melhor com relação às modelagens.

dicas caimento perfeito das roupas

A modelagem de uma peça de roupa interfere diretamente em seu caimento e também no corpo de quem usa a peça. Uma calça pantacourt wide leg, embora favoreça e equilibre uma silhueta em triângulo invertido, pode reforçar uma silhueta em triângulo. E, caso não seja essa a proposta desejada, pode acabar causando desconforto e desagradar quem está provando a peça.


Para saber quais tipos de modelagem e caimentos melhor funcionam para sua silhueta, o ideal é que você:


Conheça seu corpo: observar e perceber quais peças causam o efeito que você deseja é um passo importante na hora de escolher o caimento de um tecido. Para isso o melhor a ser feito é passar uns minutinhos na frente do espelho provando algumas peças e fotografando-as para ver quais te agradam mais.


dicas caimento perfeito das roupas

Sinta os tecidos: tenha sempre em mente que tecidos mais grossos iria proporcionar um caimento mais duro para a peça e que tecidos finos trarão leveza. Entendendo seu desejo de imagem você irá conseguir determinar quais peças irão te ajudar a chegar até seu objetivo.


dicas caimento perfeito das roupas

Atente-se à qualidade das peças: a qualidade de uma peça de roupa pode ser determinada tanto por seu acabamento quanto por seu caimento. Peças confeccionadas em tecidos nobres irão, em geral, comunicar elegância e sofisticação, mesmo que a proposta da peça não seja essa.


dicas caimento perfeito das roupas

Identificar que tipo de caimento e acabamento melhor comunica sua intenção de imagem é essencial para desenvolver uma estratégia objetiva quando se fala da construção do seu guarda-roupas e também do seu estilo. Essa é, sem dúvidas, uma tarefa um pouco mais técnica e que necessita bastante atenção, mas seu resultado final compensa tanto no bolso quanto na aparência.

Posts recentes

Ver tudo
blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo

SIGA-NOS

  • Whatsapp Neuf
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram