Buscar
  • Nathalia Faccio

Como usar a seu favor a cor eleita pela Pantone para 2020

E 2020 será azul! Isso mesmo, a Pantone, uma empresa americana que se tornou uma autoridade mundial no quesito cores e todos os anos essa empresa elege as cores que irão reger o período anual consecutivo em todas as áreas que envolvem o design, entre elas, a moda.


E não pense que esta é uma escolha aleatória, pois existe um grande estudo por parte da empresa que envolve áreas da sociologia, política, tecnologia, tendências comportamentais etc.


Desse modo, a cor classic blue ou azul clássico foi escolhida porque representa elegância, atemporalidade, tranquilidade e solidez.


Nas palavras da Diretora Executiva da Pantone Color Institute,Leatrice Eiseman:


“Vivemos uma época na qual é preciso ter fé e confiança. Essa certeza e constância é expressa pelo PANTONE 19-4052 Classic Blue, uma cor sólida e confiável na qual sempre podemos nos apoiar. Permeada por uma profunda reverberação, PANTONE 19-4052 Classic Blue é um porto seguro onde ancorar. Um azul sem limite como o vasto e infinito céu noturno, PANTONE 198-4052 Classic Blue nos incentiva a olhar além do óbvio e assim expandir nosso pensamento; desafiando-nos a refletir com mais profundidade, aumenta nossa perspectiva e abre o canal da comunicação.”


Nem preciso dizer que quando uma cor é eleita, a coleção primavera-verão ferve com looks lindíssimos na tonalidade escolhida.


E como você pode aplicar nos seus looks?


1. Classic blue está na sua cartela de cores?


A Classic Blue é uma cor fria e profunda. Logo, se a sua pele é fria e com profundidade você pode se jogar nessa cor e usar em qualquer peça, inclusive perto do rosto. E por se tratar de uma cor atemporal, é bem possível que você já tenha alguma peça com essa cor dentro do seu armário.



2. Não está na sua cartela de cores? Calma, temos uma solução


Se você tem como características da pele o subtom quente e/ou claro, é bem provável que essa cor não harmonize com a sua beleza e pode tirar o viço do seu rosto.


Mas cartela de cores não pode ser uma ferramenta que nos limita!


Se você quer usar cores que te deixem mais valorizada, use o classic Blue longe do rosto como em calça, saia, sapato ou bolsa.


Porém, se você deseja usar o classic Blue na parte de cima, é possível neutralizar a cor errada por meio de terceiras peças, acessórios de peso visual e lenços.


O importante é você se sentir linda e feliz!



3. O classic blue na estratégia de imagem



Por ser uma cor com características de atemporalidade, elegância e solidez, o classic Blue é uma excelente opção para incluir nos seus looks quando você desejar comunicar uma imagem mais sóbria e clássica associando a roupas de cortes, linhas e tecidos que também comuniquem essa mensagem mais elegante, como por exemplo, tecidos nobres e planos e linhas retas.



4. Com quais cores posso combinar o classic blue?


O azul clássico pode ser considerado uma cor neutra na hora de compor os looks e substituir o preto que muita gente usa porque gosta ou porque acredita que seja mais fácil coordenar com outras cores.


Portanto, o azul de 2020 pode ser a base de qualquer look, combinado com os demais tons neutros, como branco, nude, preto, bege, ou com diversas outras cores. Se você gosta do preto, vale a pena ler o artigo da Consultora Tiana sobre o tema, clicando aqui.


Logo, se você deseja um look clássico com cor e estilo, o círculo cromático pode ser o seu aliado na hora de compor os looks.




Você pode apostar no look monocromático, inserindo texturas diferentes e acessórios para dar aquela bossa, ou criar harmonias de cores análogas, usando o verde ou roxo, por exemplo, ou uma harmonia complementar com a sua cor oposta no circulo, qual seja, a amarela.




Mas não pense que as opções param por aí! Você pode soltar a criatividade e fazer composições lindas com o vermelho, o rosa, alaranjado etc.


Espero ter te ajudado com as dicas sobre como usar a cor Pantone de 2020 e que você arrase nos looks!


Nath Faccio

Encontrei o meu propósito na Consultoria de Imagem,, pois tenho a oportunidade de ajudar pessoas a descobrir o que as realmente valoriza de forma coerente com a sua personalidade, estilo de vida e desejos de imagem. 

Me formei em Consultoria e Coach de Imagem em Estilo pela École Supérieure de Relooking Paris-Brasil , em Expert em imagem pela JB Academy, me especializei em comunicação das cores pelo curso Gossip Colors da Lygia Falcão, em tecidos e em Visagismo pela École.

SIGA-NOS

  • Whatsapp Neuf
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram