top of page

Como planejar seus looks e otimizar sua rotina de se vestir


dicas planejar looks

Uma das maiores queixas das pessoas é não saber escolher suas roupas na hora de sair de casa. Ouvimos esse tipo de depoimento com muita frequência das nossas clientes. Elas relatam não ter tempo para pensar a respeito e acabam pegando o que está mais fácil no guarda-roupa. A grande questão aí é que, muitas vezes, esse guarda-roupa não atende tanto aos seus desejos de imagem, ou até mesmo pode estar cheio de peças que não conversam tão bem entre si, resultando em produções desconexas e que fazem com que elas se sintam inseguras. Então, hoje vamos falar sobre como planejar seus looks, de forma consciente, organizada e estratégica.


dicas planejar looks

Quando falamos em traduzir estilo na vestimenta, estamos falando de um look pensado, onde as peças se harmonizam como numa fórmula, onde os pontos se conectam e fazem sentido juntos. E para isso, amigas, é essencial um planejamento básico, ou seja, um pouquinho do seu tempo e da sua atenção. Aliás, tempo esse que você já perde quando fica encarando seu guarda-roupa e experimentando mil coisas antes de sair de casa. A diferença aqui é que, pensando de forma estratégica, você vai otimizar sua rotina, investindo esse tempo para montar a sua produção de forma consciente e assertiva.


dicas planejar looks

Para quem está engatinhando nesse assunto, sugiro a primeira dica, que é tirar uns minutinhos na véspera para montar o look do dia seguinte. Dessa forma, você analisa sua programação com calma e escolhe as peças conforme as suas demandas. Com o passar do tempo, essa prática se torna um hábito e você já estará fazendo isso sem se cobrar.


E como planejar o look? Antes de mais nada, entenda qual é o seu perfil e o da sua programação. Trace o que para você é indispensável e comece a montar sua estratégia de imagem a partir daí. Como assim? Exemplos: “Para mim, o mais importante ao sair é me sentir confortável”


Logo, faça as suas escolhas pensando nesse bem estar e em quais peças te trazem esse conforto. “Ah, já comigo, não pode faltar a elegância” . Baseie sua montagem nos itens mais elaborados, que conferem um visual mais impecável. E por aí vai...


Tendo isso em mente, vamos estudar algumas variáveis, seguindo as dicas para te guiar nessa função:


dicas planejar looks

Observe o clima


Nossas escolhas precisam estar de acordo com o clima da cidade onde vivemos, então fique atenta se está chovendo, se está muito quente, se está ventando, etc. Você não vai querer usar uma roupinha leve de verão e ser surpreendida por ventos fortes e chuvas, não é mesmo?


dicas planejar looks

Verifique o horário do seu compromisso


De maneira geral, eventos diurnos pedem um pouco mais de leveza e fluidez, enquanto durante à noite, há uma maior tendência à ousadia quando o assunto é volume, estrutura e brilho. E lembre-se: isso não é uma regra, apenas uma orientação. Se você gosta de brincar com a criatividade, as possibilidades de trazer elementos impactantes mesmo durante o dia, são enormes.


dicas planejar looks

Analise o seu deslocamento para o local


Isso conta muito, especialmente no quesito escolha de sapatos. Observe se você vai caminhar até seu destino, se vai de carro, ônibus, metrô, e pense em qual calçado lhe será mais adequado, conferindo conforto, praticidade e evitando alguns machucados bem incômodos.


dicas planejar looks

É uma situação casual ou social?


Esse ponto é interessante de abordar, já que muitas vezes a gente faz uma escolha e acaba não se sentindo adequado àquela situação. Ocasiões casuais (um passeio na cidade , almoço em família, aniversário de amigos, etc) permitem mais liberdade, descontração e até certa informalidade no look, enquanto que os eventos sociais (casamentos, formaturas, reuniões e jantares) já exigem um pouco mais de sofisticação e formalidade.


dicas planejar looks

Falando de trabalho, alguns pontos devem ser considerados:

-com quem eu lido e que mensagem eu quero passar para essas pessoas?

-meu emprego exige um dresscode (código de vestimenta) formal? Ou tenho mais liberdade para usar peças mais descontraídas?

-vou passar o dia todo em pé? Qual o meu grau de necessidade de conforto?

-trabalho num local com ar condicionado ou preciso de roupas mais frescas?


Tais questionamentos vão te ajudar e muito na construção do que escolher e, para um visual mais autêntico e estiloso, é mais do que válido dedicar-se também aos acessórios, visto que eles tem o poder de mudar a cara do look.


dicas planejar looks

Crie linhas de conexão entre os seus brincos, colares, pulseiras, anéis, cintos, sapatos e bolsas às peças de roupa, seja em termos de cor ou de design, tornando a produção harmônica. Terceiras peças como colete, blazer, jaqueta, kimono, etc também são bem vindas, caso você queira imprimir ainda mais estilo à produção.


Se você já é uma cliente da Neuf, sabe que no serviço da consultoria 360, nós montamos os seus looks juntas e você consegue acessar as fotos das suas produções de forma rápida e prática através do seu celular, otimizando sua rotina. E se você ainda não conhece esse serviço, fale conosco e descubra as maneiras que a consultoria completa ajuda a melhorar sua relação com as suas roupas e com a sua imagem.

Posts recentes

Ver tudo
blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
bottom of page