• Blog da Neuf

Você sabe o que seu cabelo diz sobre você?

Atualizado: 27 de Nov de 2020

Por Stela Moncaio



O QUE SEU CABELO DIZ SOBRE VOCÊ


Assim como as roupas, nossos cabelo são compostos por linhas, formas, cores, volumes e texturas. A soma dessas características comunica mensagens distintas.


Quando falamos de linhas, em cabelos, temos que reparar no tipo de fio e também nos detalhes da estrutura de corte, como as franjas, por exemplo. As formas são mais facilmente percebidas no contorno da estrutura de corte, ou seja, na angulação de fora. Já os volumes e texturas são geralmente decorrentes do tipo de fio, mas também podem ser alterados por efeitos de acabamento que podemos adotar para conseguir determinados resultados.


Sobre as cores em cabelos, essas são um capítulo à parte! Mas antes mesmo de chegar nele, vale lembrar que, além das mensagens que cada coloração capilar pode comunicar, ao escolher uma cor para tingir suas madeixas, é interessante observar o contraste natural e o resultado global do seu teste de coloração pessoal, especialmente no que tange temperatura.

Feita essa introdução, responda: você já parou pra pensar na mensagem que o seu cabelo está comunicando? Não?! Então vem com a gente!

SOBRE LINHAS, FORMAS, VOLUMES E TEXTURAS


Cabelos que contenham linhas retas horizontais e verticais muito evidentes transmitem força, determinação, credibilidade, poder e autoridade. O fio extremamente liso, por exemplo, é "lido" como uma linha reta vertical e reforça esses atributos. É o caso dos fios tipo 1A, 1B e 1C.



Essas linhas também podem estar presentes na estrutura de corte do cabelo, seja em sua base ou mesmo em uma franja. Os cabelos curtos que formam ângulos retos no contorno do cabelo ou no alto da testa também são bons exemplos.


Cabelos raspados, apesar de não apresentarem linhas evidentes também transmitem muita força no visual.


Um visual que só tenha linhas retas horizontais e verticais pode transmitir rigidez e frieza, portanto pode ser interessante mesclar essas linhas com as próximas que veremos.


Linhas curvas em cabelos são capazes de comunicar refinamento, disciplina, suavidade, doçura e sutileza. Os cabelos do tipo 2A em diante já apresentam em sua própria textura essas curvas.


Na estrutura de corte, pontas viradas para dentro, como no chanel curvo, ou franjas que formam um efeito arredondado na testa são exemplos de como evidenciar a presença desse tipo de linha em sua imagem.


Além disso, estruturas de corte arredondadas, especialmente aplicadas a cabelos do tipo 3A em diante, podem enfatizar ainda mais os atributos de suavidade e doçura no visual.



Mais uma vez, um visual que só possua linhas curvas pode ser recatado ou suave demais para determinados desejos de imagem. Nesse caso, considere mesclá-los à outros tipos de linhas.


As linhas inclinadas comunicam dinamismo, jovialidade, criatividade, despojamento, modernidade, ousadia e contemporaneidade. Cabelos repicados com pontas para fora, nuca batida e inclinada, franja diagonal, assimetrias e a costeleta em "V" são maneiras de trazer esse tipo de linha para o visual.



Em termos de textura, adotar o "messy hair" (cabelo bagunçado) é uma forma de obter um efeito que adiciona linhas diagonais à sua imagem. O corte em formato losangular é outra maneira de inserir linhas inclinadas no visual.



Aqui também vale uma reflexão sobre o equilíbrio das linhas, já que um visual que só tenha linhas inclinadas pode ser muito ousado ou informal demais. Observe o contexto e equilibre com outros tipos de linhas, sempre tendo em mente seus desejos de imagem!


SOBRE CORES


Cabelos ruivos e avermelhados, só por sua cor, já transmitem arrojo, determinação e força. Vermelhos quentes comunicam um temperamento mais expansivo. Já os vermelhos frios tendem a ser mais sofisticados.


Madeixas pretas, castanho escuro e médio transmitem sofisticação, segurança e credibilidade. Se você tiver um alto contraste, ou seja, uma pele bem clara com um cabelo bem escuro, essas mensagens podem ser reforçadas em sua imagem, por conta do impacto proporcionado pelas diferenças de tons claros e escuros que naturalmente já existe em sua beleza.



Já os cabelos castanho claro e loiro escuro comunicam requinte e naturalidade. A mulher que usa seus cabelos nessas tonalidades pode transmitir cautela e maturidade com sua imagem.


Os cabelos loiros, de médio a claro, são associados à feminilidade, doçura e delicadeza. Mais uma vez, as tonalidades quentes (douradas) comunicam mais expansividade, enquanto as frias (prateadas) podem seguir duas vertentes: mais impactantes, se platinadas, ou sofisticadas, quando acinzentadas.


Adotar um cabelo grisalho, que já foi tema de outro post por aqui, por ainda estar em processo de aceitação social para (e pelo) o público feminino, é visto como uma atitude de empoderamento feminino e de vanguarda (guardados os devidos cuidados que exploramos no post dedicado ao assunto). E, por isso, essa coloração de cabelo tem sido associada a poder, afirmação feminina e contemporaneidade.



E então, já tinha pensado nessas questões quando escolheu um corte de cabelo ou mudou sua coloração capilar?


Se precisar de uma ajudinha com isso, entre em contato conosco. Temos um serviço que vai literalmente mexer com a sua cabeça e transformar a sua relação com aquele que pode ser o melhor amigo da sua imagem pessoal: o seu cabelo!


Leia Mais: Descubra o cabelo perfeito para cada estilo


SIGA-NOS

  • Whatsapp Neuf
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram