O que fazer com as peças que você não usa do seu guarda-roupa?

Por Dani Miqueri



Quatorze anos como Consultora de Imagem me mostraram que inúmeros itens de vestuário tornam-se inutilizados nos guarda-roupas das mulheres depois de pouco tempo de uso ou, muitas vezes, sem uso algum (pasmem!).


Isso ocorre por várias razões, não conhecer seu estilo pessoal é a principal delas.


Quando você não tem noção alguma sobre ele, acaba comprando peças que não te representam e que nada tenham a ver com a sua identidade visual.


Dessa forma, sai comprando tudo que vê pela frente, sem nenhuma estratégia de imagem, e, assim, vai acumulando no armário muita coisa que não faz sentido.


Peças que não servem e aquelas que se encontram em mau estado de conservação são mais dois motivos de acúmulos totalmente desnecessários.


A boa notícia é que a preocupação em unir moda e sustentabilidade vem crescendo de alguns anos pra cá.


Por esse motivo, tirar os excessos do guarda-roupa tem sido um movimento cada vez mais frequente, o que nos deixa muito felizes, porque o trabalho de uma Consultora de Imagem está completamente conectado com essas questões.


E aí vem a pergunta que não quer calar: “o que fazer com tudo aquilo que não uso, Dani?”

Primeiramente, vá até o seu armário e comece a fazer uma triagem, tirando de lá todos os excessos!


Faça “montinhos”, separando-os da seguinte maneira:


PEÇAS


QUE NÃO SERVEM


A dica é vestir-se de acordo com o corpo que tem hoje!


Lá na frente, emagreceu?


Faça os ajustes necessários.



EM MAU ESTADO DE CONSERVAÇÃO


Para quê guardá-las, se só transmitirão mensagens negativas a seu respeito?


Lembre-se que tudo comunica, portanto, todo cuidado com tecido e qualidade, é pouco!


Se vesti-las, a percepção das pessoas sobre você vai ser afetada negativamente, e isso pode te prejudicar em muitos sentidos.


PARADAS (há mais de 1 ano)

Se elas estão sem uso por todo esse tempo, as chances de usá-las novamente são quase nulas (salvo aqueles itens de inverno rigoroso, como trench coats e casacos pesados).


Agora, veja o que pode fazer:



Envie-as para BAZARES ou BRECHÓS – É muito legal imaginar que outras pessoas possam também contar histórias, com peças que já foram suas.


Levar para esses lugares é uma excelente maneira de fazê-las circularem e, de quebra, ganhar um dinheirinho.


Envie-as para COSTUREIRA – Muitas roupas ficam paradas no armário simplesmente porque precisam de ajustes. Separe todas que precisam de conserto e leve-as para uma profissional de confiança.


Que tal aderir ao UPCYCLING?


Mas o que significa?


Upcycling é uma técnica de reaproveitamento de materiais já existentes, transformando-os e dando um novo sentido para eles.


É utilizar as sobras de algo que seria descartado na natureza e criar algo novo, à partir delas. Esse movimento pode gerar, inclusive, mais lucro ainda para marcas, pois o desperdício acaba virando um novo produto vendável.


Aqui, inclusive, vale rever tudo que tem, além dos itens de vestuário, e analisar o que pode passar por esse processo.


Troca com as AMIGAS – que tal propor um encontro e fazerem, entre vocês, trocas daquelas peças que não usam mais?


Essa experiência pode ser, além de proveitosa, muito divertida!


Essas instruções que passei aqui são importantes para que possa limpar o seu guarda-roupa, com o objetivo de começar a enxergar, de fato, o que funciona ali, e, desse modo, usar tudo que tem.


blog de moda e estilo

Blog de Moda

A Consultoria de Imagem é um espaço democrático e de infinitas possibilidades. Por isso, aqui na Neuf a gente valoriza todas as etapas do processo: desde o primeiro contato até a execução do serviço com excelência e, ainda, a criação de uma rede de troca de informações que vai te ajudar a tirar o melhor proveito da sua consultoria no nosso Blog de Moda.

E, por isso, a gente criou o Blog da Neuf, um blog de moda onde nossas consultoras dividem dicas, ensinamentos e muito conteúdo sobre todo o universo da consultoria de imagem. No nosso arquivo de posts, vocês podem encontrar textos sobre cores, tecidos, formas, tendências, produtos, estilo, moda, maquiagem, beleza, decoração e muito, muito mais. Vem navegar no nosso blog e desenvolver ainda mais a sua melhor versão!

Posts Mais Lidos

blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo
blog de moda e estilo