• Blog da Neuf

De que maneira as linhas e formas podem te ajudar a construir sua imagem?

Atualizado: Out 10

Por Stela Moncaio




Assim como as cores, as linhas e formas que compõem suas peças de vestuário e acessórios transmitem mensagens diferentes. Aliás, muitos as consideram mais importantes do que as próprias cores na hierarquia dos elementos de design porque, instintivamente, quando vemos qualquer coisa, o cérebro simplifica aquilo que vê em linhas e formas geométricas a fim de saber se é ameaçador (e comandar um gatilho de fuga) ou acolhedor (sendo possível permanecer).


Reagimos emocionalmente às linhas e formas geométricas que percebemos na imagem que está sendo vista. E essa primeira impressão é tão forte, que é praticamente impossível apagá-la com palavras ou atitudes. Por isso, há quem considere a linha como sendo a "mãe" dos elementos de design, quando falamos de identidade visual. Da combinação de linhas, "nascem" as formas. Depois, ”vestimos” essas formas com as cores. Na sequência, acrescentamos volumes e texturas.


Nesse processo de simplificação de imagens, o cérebro utiliza linhas verticais, horizontais, inclinadas e curvas para compor formas geométricas (quadrados, retângulos, triângulos, círculos, etc.) e, assim, associar a cada uma delas significados diferentes. Designers de várias áreas se utilizam desses conhecimentos para desenhar seus produtos e direcioná-los aos públicos corretos.


Então vamos entender o que cada tipo de linha e forma geométrica comunica? 


Linhas verticais denotam força, controle, estrutura, poder. Estão associadas à figura masculina, à retidão, à liderança, à autoconfiança e àquilo que é claro, não ambíguo. Relacionam-se, ainda, com o que é conservador. São consideradas linhas "frias", ou seja, que não expressam emoções. 


Linhas horizontais são imóveis, expressam poder e segurança. Podem ser interpretadas como barreiras, que intimidam e negam. Também são linhas "frias" e "masculinas". Remetem à linha do horizonte, imutável e estabelecido. Por outro lado, proporcionam sensação de conforto e segurança.


Ao juntar linhas verticais e horizontais, temos as formas geométricas quadradas e retangulares que, além de representarem todos os atributos relacionados à essas linhas, podem criar a sensação de resistência à mudanças. São formatos, portanto, associados ao masculino. Proporcionam confiança e sentido de liderança, autoridade controle, intelectualidade, pensamento lógico e organização, mas também podem intimidar e provocar reações de adversidade.





Linhas inclinadas são dinâmicas, dramáticas, criam movimento e são instáveis. Proporcionam sensação de insegurança. Quando em oposição, criam tensão, resistência e conflito e podem denotar impulsão. 


O triângulo é a forma básica criada pelas linhas inclinadas. A base horizontal proporciona estabilidade, enquanto os outros dois lados proporcionam dinamismo: o resultado imediato é dramaticidade. A dominância da imagem está na base, no chão.


O triângulo invertido, por sua vez, é o símbolo do perigo. Mostra-se extremamente instável e pode passar sensação de insegurança e de falta de confiança. Por outro lado, dirigem o olhar para cima e, por isso, são associadas a jovialidade, leveza, espontaneidade, contemporaneidade, dinamismo e movimento.




As linhas curvas são de vários tipos, mas todas são consideradas "quentes", ou seja, "emotivas". Transmitem mensagens relacionadas à suavidade, doçura e ao universo feminino. Também podem evocar ingenuidade.


Círculo, a forma oval e lemniscata (símbolo do infinito) são as formas geométricas criadas pelas linhas curvas. Conferem sensação de movimento , pois pode girar continuamente em torno de um ponto fixo. Por esse motivo, também são consideradas estáveis. A figura oval é mais estimulante, por ser irregular. Já a lemniscata é considerada mais instável, lírica, sensual e romântica.





Assim como os designers, também podemos utilizar do conhecimento sobre linhas e formas para comunicar atributos de imagem. É possível escolher peças de roupa, complementos e até efeitos de beleza (maquiagem e cortes de cabelo) que, por suas linhas e formas, reforcem as mensagens que queremos transmitir.


Quer saber também o que as cores comunicam?


Achou complicado? A boa notícia é que a Neuf desenvolveu uma forma lúdica de identificar suas linhas e formas prediletas: mais um jogo autoral e divertido! Depois de jogar e entender sua preferência, analisamos se esses elementos de design podem estar te ajudando a comunicar o que deseja ou, ao contrário, estar gerando algum ruído de comunicação. E pode deixar que, se houver ruído, te ajudamos a alinhar seu gosto pessoal aos seus desejos de imagem e fazer as linhas e formas jogarem a seu favor!


Vem com a gente! ;)





SIGA-NOS

  • Whatsapp Neuf
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram