• Blog da Neuf

Dicas para construir uma imagem mais forte e poderosa

Atualizado: Out 10

Por Stela Moncaio

"O que exerce certo poder sobre algo ou alguém. O que expressa autoridade, domínio. O que não se deixa vencer." A partir desse recorte do que diz o dicionário sobre a palavra "força" fica mais fácil entender por que esse atributo pode aparecer como desejo de imagem de algumas pessoas. 


Mulheres que competem em ambientes profissionais tradicionalmente dominados por homens podem desejar atribuir às suas imagens um pouco mais de domínio. Ou um jovem que assume uma posição de liderança muito precocemente e precisar exercer autoridade perante seu time. 


Então vamos entender como os elementos de design podem ajudar a construir uma imagem pessoal de mais força e poder. 


LINHAS E FORMAS


Linhas retas verticais denotam força, controle, estrutura. Linhas retas horizontais  expressam poder e segurança. As formas geométricas que as linhas verticais e horizontais compõem quando se juntaram, como quadrados e retângulos, representam todos os atributos relacionados à elas e proporcionam confiança, sentido de liderança e autoridade. 


Peças do vestuário que são formadas por essas linhas e formas geométricas são capazes, por isso, de transmitir "força" e, portanto, são indicadas para pessoas que buscam associar esse atributo à sua imagem. Por exemplo: muito presentes na alfaiataria masculina, os ombros retos, estruturados e fortes expressam extremo domínio e poder. 


Talvez por isso, anos atrás, quando mulheres passaram a ocupar cargos tradicionalmente desempenhados por homens, elas sentiram a necessidade de usar roupas advindas do universo masculino, marcadas por grandes ombreiras. Os tempos mudaram, felizmente, mas os ombros retos e fortes ainda surtem efeito. E hoje temos peças magníficas que conseguem aliar a imensa e também poderosa energia feminina à eles. 


CORES


As cores que mais comunicam "força" são as escuras. Especialmente se associadas às linhas retas verticais/horizontais ou mesmos às inclinadas, como na imagem. Associadas às linhas curvas, as cores escuras minimizam sua suavidade e delicadeza, equilibrando essa mensagem.


Se você é de uma cartela de coloração pessoal clara e quiser transmitir mais "força" com a sua imagem, uma sugestão é optar pelas cores mais escuras da sua própria cartela. Toda cartela tem um lado mais claro e um mais escuro. E você pode priorizar o uso das cores escuras de sua cartela quando precisar de transmitir mais poder e autoridade. 


VOLUMES


Os volumes que comunicam "força" são pouco aparentes, mais firmes e sólidos. Chegam a parecer quase uma armadura, algo que realmente protege quem está trajando aquela peça. E, por isso, são capazes de transmitir uma imagem de firmeza, poder e dominância. 


TEXTURAS


As texturas que mais comunicam poder e dominância são as lisas e rígidas. Têxteis mais estruturados, como os usados na alfaiataria, ou o próprio couro são bons exemplos. Também vale citar alguns tecidos impermeáveis, como o vinil e o neoprene.

 



SIGA-NOS

  • Whatsapp Neuf
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram